festa junina em casa

Festa junina em casa: descubra como criar a sua com essas dicas!

Por conta de mais um ano de pandemia, a tradicional festa junina terá que ser comemorada em casa. Essa importante manifestação popular brasileira não deve ser esquecida, pois faz parte de nossa cultura e nos remete às origens indígena e africana. 

Todo mês de junho são realizadas danças típicas, como as quadrilhas, e comidas tradicionais à base de milho e amendoim, como pé de moleque, canjica e pamonha. Mesmo que a festa não possa ocorrer presencialmente, você pode criar a sua com algumas dicas.

Acompanhe a seguir e descubra como organizar uma festa junina em casa da melhor forma. Confira!

Prepare a decoração

A decoração é uma das grandes marcas das festas juninas. Para isso, você pode escolher cores chamativas, como rosa, laranja, vermelho e azul em bandeirinhas, tecidos e vasos de flores, que costumam dar um destaque especial nos elementos decorativos.

Para combinar com a festa, escolha uma roupa caipira e um belo chapéu de palha para compor o look. Também vale fazer uma maquiagem bem divertida e chamativa para tornar o momento ainda mais parecido com a festa presencial.

Faça a lista das comidas típicas

Um dos grandes marcos da festa junina é, sem dúvidas, a comida. Se inspire no cardápio junino e faça uma lista com todos os comes e bebes que não podem faltar no festejo. Bolo, pamonha, canjica, paçoca, curau, maçã do amor, arroz doce e pipoca, por exemplo, são tradicionais da festa.

As bebidas típicas são quentão e vinho quente. Com a lista em mãos, organize bem o tempo entre a decoração e a cozinha, pois são dois dos elementos mais importantes de uma festa junina.

Pense nas brincadeiras

É claro que não pode faltar a diversão e as brincadeiras tradicionais na festa junina. Corrida de saco, pescaria, bingo, jogo das argolas, entre outras, são fáceis de fazer em casa e atrativas para as crianças.

Pense também nas prendas e nos prêmios após as brincadeiras. Opte por itens mais simples, como bonecas, carrinhos, docinhos e lápis de cor. O importante é ter bastante criatividade para que os pequenos se divirtam!

Faça uma chamada virtual com a família

Em tempos de pandemia e isolamento social, você pode fazer uma chamada de vídeo virtual para que toda a família possa se reunir. Vale também confeccionar convites online e enviar para os parentes com antecedência, para que todos consigam acompanhar a festa junina em casa. 

Mesmo não sendo como a experiência tradicional, o momento não deve ser passado em branco. A festa junina é uma manifestação cultural que mora no imaginário de muitas pessoas, tanto adultos quanto crianças. Certamente, será um tempo de descontração bem bacana entre os entes queridos.

Quem disse que uma festa junina em casa não pode ser divertida? O momento pode ser ideal para se aproximar ainda mais de quem você ama ou que não vê presencialmente há algum tempo. Lembre-se de organizar os convites com antecedência para que toda a família apareça virtualmente no festejo.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de todas as novidades do Colégio Arnaldo, curta a nossa página no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.