Você já deve ter visto uma muda de árvore recém plantada. Ao seu lado é colocada uma estaca e a mudinha é então amarrada a ela até que esteja firme e crescida. Essa imagem nos ajuda a entender o papel dos pais na etapa de formação da personalidade dos filhos. Assim como a planta precisa da haste para crescer reta, os filhos precisam dos pais para que possam se apoiar e crescer desenvolvendo uma personalidade madura.

Ninguém duvida que educar e formar uma criança talvez seja a tarefa mais difícil que uma pessoa possa ter. Por isso é tão importante saber como se pode agir nesta etapa tão fundamental de formação.

Para descobrir como você pode ajudar seus filhos neste processo, preparamos este texto que esclarece o que é e como se forma a personalidade e dá dicas essenciais de como agir nesta fase de formação. Confira!

O que é a personalidade?

Por definição, personalidade é o conjunto de características psíquicas da pessoa que a distingue dos outros seres humanos. Esses elementos vão definir seu padrão comportamental. A personalidade é, portanto, o que há de próprio e único em cada ser humano.

Usando ainda a imagem da pequena muda, a estaca é colocada ao seu lado quando ela é pequena para que cresça ereta enquanto finca raízes na terra. Depois estará firme e poderá se desenvolver sozinha.

Como ela se forma?

É importante entender que nenhum de nós nasce com a personalidade formada, pronta. Ela está em desenvolvimento constante. Porém, os primeiros anos de vida são fundamentais neste processo de estruturação.

O modo como cada um integra as circunstâncias e acontecimentos da vida é que vai formando a personalidade. Goethe, escritor e filósofo alemão, chegou a afirmar que “não há força maior que a personalidade humana”.

Veja agora algumas dicas de como ajudar seus filhos a ter uma personalidade bem construída!

Dê exemplo

Pode parecer cruel, mas quem é pai sabe que é assim: os filhos se parecem mais com o que seus pais são e fazem do que com o que eles falam. É preciso que os pais vivam primeiro aquilo que desejam que seus filhos vivam depois. Portanto, o exemplo é um grande expediente educativo que deve ser usado para formar a personalidade dos filhos.

É normal que as crianças olhem constantemente para os adultos e busquem neles modelos de conduta e pontos de referência. Se depois de dar aquela aula para o seu filho sobre a importância de preservar a natureza ele ver você jogando lixo no chão, ele com certeza vai chamar sua atenção, não é mesmo? Eles aprenderão vendo seus pais e educadores, então, seja exemplo.

Um bom exercício é tomar consciência de suas tendências positivas e negativas e trabalhá-las. Afinal, elas podem exercer uma influência por toda a vida dos seus filhos. Lembre-se que todo exemplo constrói ou destrói.

Apresente heróis de verdade

É claro que não existem pais perfeitos, que sejam um exemplo elevadíssimo em tudo que fazem. Sabemos e experimentamos isso. Então, o que fazer? Apresente a seus filhos modelos de grandes personalidades.

Não é à toa que as crianças são atraídas pelos heróis. Neles sempre há uma virtude, ou várias, bem desenvolvidas. Isso é estimulante e desafiador e as crianças ficam fascinadas. Então, aproveite esta tendência natural e permita que seus filhos conheçam heróis de verdade. Pessoas que viveram entre nós e deixaram algum legado significativo, como cientistas, músicos, heróis nacionais, santos, descobridores e tantos outros. Para isso você pode usar biografias, filmes e livros.

Muitas vezes, permitimos que as crianças vejam e vivenciem coisas que não as estimulam em nada. Por isso, é importante estar consciente sobre o processo de formação da personalidade, para que se coloque diante dos filhos modelos elevados de vida. Talvez essas grandes personalidades estejam em sua própria família, entre os antepassados. Conte essas histórias, ressaltando as virtudes e os valores de cada um.

Invista na formação de bons hábitos

É durante a infância que grande parte dos hábitos são adquiridos. Por isso, é o momento ideal para focar no desenvolvimento de hábitos positivos. Um ato que é repetido muitas vezes cria uma espécie de rota de estímulo no cérebro, tornando-se um hábito que vai influenciar na personalidade.

Muitas vezes lutamos toda a vida para nos livrar de maus hábitos adquiridos na infância. Por exemplo, se você repete constantemente para o seu filho: “lembrou de levar o livro?”, ele está formando o hábito de ser lembrado pela mãe, ou pai, criando uma rota errada no cérebro.

Tente fixar uma lista no quarto para que ele mesmo verifique o que precisa levar, assim formará um hábito bom. Alguns hábitos são facilmente assimilados pelo exemplo dos adultos, outros talvez exijam mais empenho e trabalho por parte dos educadores.

Ajudar as crianças na formação de bons hábitos é uma forma de desenvolver o que há de melhor dentro dela. Veja alguns bons hábitos que podem sempre ser estimulados:

  • atenção;
  • concentração;
  • limpeza;
  • leitura;
  • boas maneiras;
  • organização;
  • respeito pelos outros;
  • obediência;
  • autocontrole;
  • gratidão.

Participe da vida escolar das crianças

Os pais não estão sozinhos na tarefa de educação e formação. A escola atua como uma grande auxiliar que vai reforçar os valores ensinados pelos pais, formando ativamente a personalidade do indivíduo. Por isso, é essencial escolher uma instituição que tenha os mesmos ideais, crenças e valores da família.

É muito benéfico que os pais e responsáveis participem no dia a dia escolar dos filhos. Essa é uma forma de saber o que estão aprendendo, de conhecer seus amigos e de mostrar interesse pelo universo da criança.

Confira a agenda, compareça às reuniões, ajude nas tarefas e trabalhos de casa. Converse com seus filhos sobre o que eles vivem na escola, isso vai fortalecer os vínculos entre vocês. Interessar-se pelo outro é uma forma concreta de demonstrar amor.

Diante de uma tarefa tão importante como a formação da personalidade, família e escola precisam caminhar juntas, em parceria. O esforço recompensa, pois resultará em adultos bem formados.

Se este texto ajudou você e esclareceu suas dúvidas, que tal compartilhar com seus amigos em suas redes sociais?

Powered by Rock Convert