Formação de valores na escola: como a educação ajuda nesse sentido?

Você sabe qual a importância de trabalhar a formação de valores na escola? As instituições de ensino têm a responsabilidade de promover a construção moral e ética nas crianças e nos jovens desde cedo.

Com isso, os alunos de todos os níveis de ensino podem se tornar pessoas mais conscientes, críticas e engajadas na sociedade. A família também deve se comprometer para incentivar os valores em casa, onde o estudante vivencia grande parte de seu cotidiano.

Acompanhe a seguir e descubra qual a importância da formação de valores na escola e como a prática impacta o processo de aprendizagem. Confira!

O que são valores éticos e morais?

Para conviver de forma harmoniosa em sociedade, os alunos precisam ser estimulados desde cedo a desenvolver valores éticos e morais. Os valores podem ser desenvolvidos por meio do processo educativo e, nesse sentido, a escola tem um papel de significativa relevância.

Os valores morais, éticos, religiosos e empáticos são incentivados há gerações pelos núcleos familiares, geralmente atuando em defesa dos bons costumes e do bom relacionamento em comunidade. Esse tipo de prática pedagógica oferece diversos benefícios para a formação escolar.

A começar que o estudante tem mais chances de se tornar um cidadão responsável, ético e tolerante diante da diversidade cultural. Isso permite que o seu filho possa crescer e ser um adulto mais respeitoso, empático e humano, com mais consciência sobre o mundo ao seu redor. 

É muito importante que o colégio esteja alinhado com os valores familiares, não limitando sua atuação apenas ao ensino das disciplinas curriculares. Antes de escolher uma instituição para o seu filho, portanto, é fundamental analisar se a formação tem como foco o desenvolvimento humano e cidadão nas crianças e nos jovens. 

Até porque o aluno é o mais beneficiado de todo esse processo. Ele tem a oportunidade de olhar para os outros indivíduos de forma mais sensível e atenta, podendo aperfeiçoar diversas habilidades, como a inteligência emocional e o pensamento crítico. Os valores éticos e morais podem ser incentivados a todo momento na prática pedagógica e no cotidiano, justamente para oferecer uma vivência escolar mais significativa e positiva como um todo.

Qual a importância de trabalhar a formação de valores na escola?

Atualmente, a escola e a família são as principais responsáveis pela educação formal das crianças e dos jovens. No espaço familiar, o aluno aprende atitudes e ações fundamentais, que o auxiliam a conviver de forma mais harmoniosa e respeitosa em comunidade. 

Na escola, esses mesmos preceitos devem ser incentivados. Por isso, a coordenação de ensino deve trabalhar incansavelmente para conseguir transmitir os valores éticos, morais, religiosos e empáticos no cotidiano dos estudantes.

Essa ação traz diversos ganhos, possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e de uma formação acadêmica que se baseia em princípios humanos e cristãos. Quando o pequeno tem contato com tais valores desde cedo, tem mais chances de se tornar um adulto consciente e compromissado com a justiça social. 

A seguir, veja quais são as principais contribuições que a formação de valores na escola oferece para os estudantes.

Ajuda os alunos a conviverem em sociedade

Os valores morais e éticos permitem que o aluno compreenda que a sociedade é formada por indivíduos de diferentes crenças, religiões e modos de vida. Ele passa a respeitar mais as pessoas e, consequentemente, pode desenvolver melhores relacionamentos ao longo da vida adulta.

Isso é muito importante para as atuais gerações trabalharem o lado humano e empático, que muitas vezes é deixado de lado no processo de ensino. É justamente no colégio que o estudante começa a experimentar a igualdade e aprende a lidar com o que difere de sua realidade.

Desperta o senso crítico

O desenvolvimento dos valores morais e éticos também contribui para despertar o senso crítico nas crianças e nos jovens. É natural que os mais novos observem e julguem o mundo ao seu redor, mas é importante que eles tenham referências positivas para discernir entre o que é certo e errado.

Quando o currículo escolar é baseado em princípios humanos e cristãos, os alunos trabalham o lado racional desde cedo. A ideia é que os discentes reflitam sobre o impacto de suas ações na sociedade e possam escolher práticas mais conscientes e comprometidas com o bem-estar de todos ao seu redor.

Incentiva o consumo consciente

O repasse de valores na escola também pode incentivar o seu filho a ter um consumo mais consciente. Isso porque a criança e o jovem começam a perceber que práticas mais engajadas, como a de reduzir o consumo, podem transformar o ambiente ao seu redor. 

Com isso, o aluno começa a assimilar que faz parte de uma grande comunidade e que a escolha por ações mais conscientes oferece ganhos para toda a sociedade. A escola pode organizar atividades, oficinas e palestras para discutir com os discentes e os familiares sobre a importância desse tipo de ação.

Auxilia no combate ao preconceito

Os valores morais e éticos partem do pressuposto de que todas as pessoas têm os mesmos direitos e deveres e, por isso, merecem ser tratadas com igualdade e respeito. A sociedade é formada por indivíduos com crenças, religiões e culturas distintas.

Por isso, é fundamental que o estudante assimile que todos, independentemente da educação e formação, devem ser tratados de forma humana. Isso auxilia a combater o preconceito, impedindo o conflito, a violência e o desrespeito.

Desenvolve senso de responsabilidade e empatia

Por fim, com uma educação baseada em valores, o aluno desenvolve maior senso de responsabilidade e empatia pelas pessoas ao seu redor. O estudante passa a compreender a importância da solidariedade e da ajuda ao próximo para a superação dos desafios da sociedade.

Assim, ele tem a chance de se tornar um cidadão mais proativo, responsável e comprometido com a transformação social e do mundo. Além de tudo, o discente pode ter melhores resultados na aprendizagem, uma vez que ele começa a dar mais valor ao conhecimento e aos estudos, entendendo que nem todas as pessoas têm as mesmas oportunidades.

Agora que você já sabe qual a importância da formação de valores na escola e no cotidiano do aluno, resta buscar por uma instituição de ensino que priorize esse tipo de metodologia pedagógica. O Colégio Arnaldo atua pelo desenvolvimento dos valores humanos e cristãos nos estudantes, tendo como maior objetivo formar cidadãos comprometidos, éticos e responsáveis, que busquem uma sociedade mais justa e igualitária.

Quer descobrir como o processo educativo do Colégio Arnaldo pode beneficiar a aprendizagem do seu filho? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.