formação do caráter

Como atuar positivamente na formação do caráter da criança?

Os primeiros anos de vida são essenciais para a formação do caráter. Por isso, é importante ter em mente que a família oferece os ensinamentos e também os exemplos de como se comportar no mundo e com os outros.

Os pais têm um papel fundamental na consolidação do caráter dos filhos. Nesse sentido, para desenvolverem nas crianças os valores e as virtudes que são importantes para a família, é importante adotar alguns hábitos que proporcionam a educação do caráter.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira, nas próximas linhas, algumas dicas para fortalecer a formação dos valores familiares nas crianças.

Estabeleça uma rotina

As crianças precisam da rotina para evitar o estresse e a sobrecarga. Além de ser importante para o desenvolvimento infantil, um cotidiano organizado ensina muito sobre responsabilidade e contribui com as relações familiares. Caso a família mantenha uma tradição religiosa, esse aprendizado também pode fazer parte da rotina.

Mesmo nos primeiros anos de vida, seu filho pode ter pequenas tarefas domésticas que o ajudarão a compreender a importância da cooperação e de cuidar do espaço em que vive. Algumas atividades simples e que podem ser feitas pelas crianças são: regar as plantas, colocar a mesa, arrumar sua cama, guardar os brinquedos após brincar, entre outras.

Valorize o afeto no diálogo

O afeto é essencial para a autoestima e o bom desenvolvimento emocional das crianças. Por esse motivo, manter o respeito e o carinho nas relações familiares é importante para a formação do caráter do filho. Com isso, a criança aprende como se relacionar com as outras pessoas e constrói a sua própria personalidade.

Essa postura é importante mesmo nos momentos de correção de algum comportamento. Quando a criança mostrar uma atitude que a família considera inadequada, é importante que o diálogo aconteça sem ofensas ou grosserias. Ao chamar a atenção do seu filho, mostre que ele pode ser melhor que o erro cometido e que a família está ali para acolher e orientar.

Incentive a autonomia

A autonomia prepara a criança para lidar com os desafios que surgirem em sua vida de maneira equilibrada, consciente e responsável. Na primeira infância a personalidade é construída, bem como os comportamentos básicos que garantem a autonomia, alguns exemplos: se alimentar sem ajuda, dormir no próprio quarto, cuidar da higiene pessoal etc.

Além dos cuidados básicos com o corpo, também é preciso que a família incentive a autonomia emocional. Para isso, um caminho é permitir que o pequeno faça algumas escolhas no dia a dia, como a roupa que usará ou o que prefere comer. A dica é dar duas ou três opções para evitar que as escolhas comprometam o bem-estar.

Em suma, a criança está em constante desenvolvimento e cada experiência contribui com a formação do caráter. Nesse contexto, educar com carinho e cuidado estimula a aprendizagem dos valores importantes para a família, o que proporciona maturidade e responsabilidade.

Gosta de informações sobre educação e relacionamento entre pais e filhos? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do blog diretamente em seu e-mail.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.