futuro dos filhos

5 dicas práticas de como investir no futuro dos filhos

Estabilidade, segurança e prosperidade. Hoje em dia, provavelmente mais do que nunca, essas palavras têm ganhado mais relevância, especialmente quando se trata do futuro dos filhos, sendo uma das principais preocupações dos pais. É claro que não é possível prever tudo que está por vir pelos próximos anos, então, traçar um caminho altamente calculado, acreditando que não surgirão alguns obstáculos, é uma utopia.

No entanto, independentemente disso, existem algumas medidas que podem ser tomadas — e, o quanto antes, melhor — para assegurar a tranquilidade de cada etapa da vida dos filhos e, ainda mais importante, é prepará-los para a fase adulta. Pensando em ajudar você a entender por onde começar, elaboramos este post. O nosso intuito é elencar uma série de dicas-chave que podem ser colocadas em prática desde já.

Continue a leitura, informe-se, coloque as nossas orientações em prática e acredite: futuramente, todo esforço empregado no presente será gratificante.

Quais são as melhores medidas para garantir o melhor futuro para os seus filhos?

1. Priorize uma boa educação financeira

É incontestável que os filhos, especialmente nos primeiros estágios da vida, aprendem a partir do exemplo dado pelos pais e/ou responsáveis. Em se tratando de educação financeira, isso não é diferente.

Eduque pelo exemplo: quando há um incentivo dentro do lar para que os pequenos entendam sobre o valor do dinheiro eles ficam mais ciente sobre essas questões. Assim, por meio das ações cotidianas é possível mostrar o quão importante é administrar o dinheiro com consciência. Afinal, a tendência é de que as crianças reproduzam as condutas que observam em casa — e isso vale para tudo!

Portanto, lembre-se de que priorizar a educação financeira é o melhor caminho para ajudar os seus filhos a lidarem com as finanças futuramente, fazendo o melhor proveito possível das economias.

2. Cogite a possibilidade de contratar um seguro

Mais uma maneira de assegurar uma tranquilidade maior para o futuro dos filhos é contratando um seguro de acidentes pessoais ou um seguro de vida, por exemplo. A triste verdade é que, por mais planos que façamos, não somos capazes de prever nem os próximos cinco minutos de nossas vidas, então, medidas como essas auxiliam a garantir que haverá um respaldo financeiro em caso de alguma ocorrência infeliz.

Nesse contexto, é possível que os filhos sejam nomeados como beneficiários. Inclusive, optar por um seguro de vida pode ser a alternativa mais simples, já que é viável incluir uma quantia mensal que caiba perfeitamente no seu orçamento atual.

3. Faça uma reserva de emergência

Dispor de algum dinheiro guardado para eventuais momentos de crise é essencial. Nesse caso, o mais recomendável é que o valor destinado a essa reserva de emergência corresponda a 10% da renda familiar mensal.

Entretanto, ao fazê-lo, lembre-se de que é fundamental “esquecer” a existência dessa quantia. Ou seja, só recorra a ela realmente em situações de emergência. Isso quer dizer, por exemplo, que quaisquer investimentos feitos com a finalidade de custear a faculdade dos filhos no futuro não devem ser incluídos na reserva.

4. Foque na formação de patrimônio

Quando pensamos em fazer o nosso melhor para garantir o futuro dos filhos, um dos primeiros pensamentos que surgem está relacionado à formação de patrimônio, não?! O fato é que isso não é à toa, pois imóveis, por exemplo, dificilmente sofrem desvalorização, o que acaba tornando-os investimentos extremamente seguros.

Então, se possível, no longo prazo, foque a conquista de bens patrimoniais que, futuramente, possam assegurar uma estabilidade maior e representar uma boa fonte de renda extra.

5. Invista em uma educação de qualidade

Provavelmente, você já leu ou ouviu por aí que o melhor caminho para um futuro que seja verdadeiramente promissor é o do conhecimento. Então, em se tratando de preparar os filhos objetivando um futuro brilhante, um dos mais importantes — e melhores — investimentos que se pode fazer é em uma educação de excelência.

Nesse contexto, é possível, por exemplo, programar o orçamento para custear intercâmbios, cursos de idiomas e quaisquer outras experiências que possam agregar valor e que sejam capazes de realmente complementar a formação profissional dos filhos. Afinal, tudo isso representará um grande diferencial competitivo perante os concorrentes quando chegar o momento de ingressarem no mercado de trabalho.

Logo abaixo falaremos a fundo acerca do papel essencial que a educação desempenha nesse sentido e sobre os benefícios de fazer boas escolhas. Acompanhe!

Qual a importância de apostar em uma boa educação?

É possível afirmar que investir em capacitação profissional é uma das melhores formas de assegurar um futuro para os filhos tão tranquilo quanto possível. Afinal, ao oferecer uma educação de excelência, aulas de música e de esportes, cursos de idiomas, intercâmbios etc., os pais e responsáveis contribuem diretamente para uma formação mais sólida desses indivíduos.

A partir disso, com o desenvolvimento das habilidades mais diversas, eles estarão ainda mais bem preparados para o enfrentamento dos obstáculos e dos desafios da fase adulta. Ou seja, mesmo que os resultados desse tipo de investimento não sejam necessariamente notórios em um curto intervalo de tempo, ele é primordial para que os seus filhos tenham melhores condições de crescer na carreira escolhida, haja vista que, atualmente, o mercado profissional está cada vez mais competitivo.

Logo, com uma prévia capacitação profissional, ao buscarem uma colocação, os seus filhos terão diferenciais para oferecerem às companhias empregadoras. Isso, por sua vez, potencializará as chances de eles serem selecionados para o preenchimento de uma boa oportunidade, que ofereça uma remuneração interessante.

Nesse sentido, uma excelente alternativa é o Colégio Arnaldo, que é uma instituição tradicional de Belo Horizonte que recebe alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio. Nós oferecemos, inclusive, a possibilidade de permanência do estudante — da Educação Infantil e do Ensino Fundamental — em tempo integral.

As nossas unidades apresentam uma infraestrutura excelente, com quadras poliesportivas, laboratórios, auditórios e muito mais para fornecer a melhor experiência possível aos jovens. Além disso, como o colégio foi fundado por uma congregação católica, mesmo atualmente, oferece algumas possibilidades para os alunos que se identificam seguirem os valores da religião.

Para não correr riscos de cometer deslizes ao escolher a melhor instituição de ensino para garantir o melhor futuro dos filhos, entre em contato conosco e conheça mais a fundo os nossos diferenciais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.