gestão do tempo

Por que a gestão do tempo é tão importante para as crianças?

Já reparou que os melhores resultados saem quando aprendemos a nos organizar? A gestão do tempo ajuda a alcançar nossos sonhos, melhorar nossa autoestima e a sentir aquela sensação de alívio quando os compromissos foram realizados com sucesso. Está esperando que as crianças façam isso? Então, é preciso ensinar para elas da melhor forma possível!

Gerir o tempo não é tarefa simples, nem para os adultos, muito menos para as crianças, as quais carregam naturalmente a vontade de brincar boa parte do tempo e a buscar aquilo que gera prazer imediato. Com o objetivo de ajudá-las nessa missão, existem algumas dicas importantes. Confira os tópicos a seguir e tire todas as suas dúvidas!

Por que a gestão do tempo é tão importante para as crianças?

É normal que a geração atual tenha dificuldade de entender o valor do tempo, porque são vários estímulos disputando a atenção da mesma pessoa. Basta reparar nas notificações dos smartphones ou de quaisquer outros dispositivos móveis — sempre há uma novidade, uma partida, uma foto ou um vídeo para ser visto.

Se esse detalhe da nossa sociedade passar batido pelos adultos, é bem capaz que as crianças continuem respondendo a esses estímulos como uma ação habitual. No entanto, não há nada de natural nisso tudo. Passar horas em dispositivos digitais é prejudicial à saúde, torna nossas crianças mais ansiosas, tensas e concentradas somente nas próprias necessidades.

Mas a ausência de gestão de tempo não está restrita à tecnologia. Se não há um cuidado maior em relação ao controle do tempo nas tarefas domésticas, quando os adultos postergam compromissos com facilidade e deixam tudo para a última hora, a tendência é a criança ser influenciada pelo meio no qual vive.

Portanto, a gestão de tempo é aceita pelas crianças como parte da rotina quando os adultos de casa mostram que esse é o funcionamento normal das coisas. A regra é, nesse caso, respeitar os limites para cada atividade, estabelecendo a hora de brincar, de estudar, de dormir, entre outras atividades. A adaptação requer, sem dúvidas, a companhia dos adultos.

De maneira geral, podemos dizer que a gestão de tempo para as crianças precisa surgir como um compromisso de realização prazerosa, e não algo maçante. Elas precisam entender que, quanto mais rápido terminarem as tarefas, mais vão poder aproveitar o tempo dedicado ao lazer.

Quais habilidades a gestão do tempo favorece na infância?

A gestão do tempo coloca em exercício habilidades socioemocionais que só têm a agregar coisas positivas na vida das crianças. Veja outros detalhes logo abaixo.

Disciplina e responsabilidade

Ensinar a gestão do tempo permite às crianças serem autodidatas, disciplinadas e responsáveis. Com rotinas bem definidas, elas sabem que precisam realizar certas atividades em determinados horários e que realizando-as poderão usufruir do tempo para brincar e se divertir.

Autocontrole emocional

Situações de estresse e comportamentos agressivos durante a infância apontam quase sempre para uma sensação de sobrecarga. Esse fator está ligado à falta de conhecimento sobre como gerenciar o próprio tempo. Quando a rotina está planejada, fica mais fácil saber o que é necessário fazer, evitando sensações de ansiedade e acúmulo de tarefas.

A criança percebe que o estado de nervosismo está bastante relacionado à dificuldade de delimitar a quantidade de tarefas. Dessa forma, ela passa a entender a organização lógica dos compromissos como a saída para lidar com a ansiedade e manter o equilíbrio.

Autoestima

Executar muitas atividades ao mesmo tempo pode significar fazer todas de maneira incompleta e insatisfatória. Por outro lado, passar mais tempo em algumas tarefas e não em outras é se frustrar por não realizar o que gosta. Então, resta saber controlar o tempo e organizar uma rotina para priorizar o que, de fato, gera valor no final das contas.

A consequência é uma melhora da autoestima, pois você percebe que tem plena capacidade de realizar o que planeja, e tudo isso contribui para a sua autoconfiança. Tudo acontece da mesma forma quando nos referimos às crianças. A construção da autoestima na infância é, ainda, um processo delicado, porque requer o máximo suporte a fim de ajudar o pequeno a moldar sua identidade.

Como a família e a escola podem contribuir?

Em primeiro lugar, vale lembrar que a criança tende a colocar em prática aquilo que é natural nos contextos nos quais ela está inserida. Por essa razão, tanto os professores quanto o núcleo familiar precisam dar o exemplo, isto é, mostrar que organizar a rotina não é a parte chata da vida, muito pelo contrário. Outras ações podem ajudar como veremos a seguir.

Estimulando o trabalho em equipe

O trabalho em equipe, independentemente do propósito, sempre exige um pensamento analítico por parte dos integrantes, pois é necessário reconhecer a complexidade do desafio, delegar tarefas e trocar informações. É claro que tudo isso acontece da maneira particular a cada idade, mas vale muito a pena propor dinâmicas dessa natureza.

Usando agenda ou quadro de avisos

Uma dica muito útil é criar um cronograma das atividades, podendo ele ser diário, semanal, mensal etc. Dessa forma, fica mais fácil entender quais são as tarefas que precisam ser feitas e onde estão os tempos livres. Esse espaço pode ser a agenda escolar ou um quadro de avisos para pendurar.

Ajudando a criança a se antecipar

Antecipar compromissos evita que situações inesperadas atrapalhem os planos. Portanto, se a criança tem provas na semana seguinte, por exemplo, questione se ela já começou a estudar. Nesse caso, se a resposta for não, ajude o pequeno a estabelecer uma nova rotina para se adaptar às datas de prova de maneira antecipada.

Quando a gestão do tempo é uma prioridade no ensino, a escola apresenta como as habilidades envolvidas nela são trabalhadas. Isso acontece, por exemplo, no Projeto Político Pedagógico (PPP). Dessa forma, é importante contar com uma instituição que valorize e reconheça essa prática nos alunos.

Já conhece o Colégio Arnaldo? Além da gestão de tempo, nossa equipe preza por uma formação cristã e humana do aluno. Para saber mais detalhes, acesse o site do Colégio Arnaldo e entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.