Não é de hoje que a tecnologia vem sendo aplicada em soluções específicas para a educação, dentro e fora da sala de aula. Nesse cenário, programas como o Google for Education se destacam na missão de inovar a experiência de aprendizagem. 

Com uma infinidade de atrativos e facilidades, o sistema conecta os usuários não só aos recursos do mundo virtual, mas também ao desejo de aprender. No post de hoje, explicaremos o que é, como funciona e quais são os benefícios dessa plataforma. Ficou curioso? Então, continue com a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é e como funciona a plataforma Google for Education?

Antes de tudo, é preciso entender que o Google for Education é uma ferramenta educacional colaborativa desenvolvida pela empresa multinacional Google. O objetivo do programa é proporcionar à comunidade escolar, entre professores, coordenadores pedagógicos e estudantes, uma maneira diferenciada de estudar.

O sistema reúne diversos programas em um G Suite, contemplando o Google Docs, Sheets, Slides, Drive etc. No mais, oferece produtos e ideias para incentivar e aumentar o impacto da educação. 

Por meio da programação intuitiva, ele compila e organiza responsivamente tarefas específicas para diferentes turmas de uma instituição de ensino. Com isso, consegue oferecer jornadas personalizadas aos estudantes — que também são aplicáveis no ensino a distância. Esse aspecto é especialmente importante em situações que envolvem algum impeditivo para a ida presencial à escola, como no caso do novo coronavírus.

Para melhor se adequar ao cenário atual e reduzir os impactos da pandemia no calendário letivo, o Google for Education desenvolveu, inclusive, treinamentos exclusivos para auxiliar os educadores de escolas afetadas pelo COVID-19 a manterem os alunos envolvidos, facilitarem o trabalho em grupo, monitorarem resultados etc. 

Quais são as áreas privilegiadas pelo Google for Education?

O Google for Education é uma ferramenta que tem foco na educação formal, sendo indicada para estudantes do ensino básico e superior. A partir desse sistema integrativo, podem ser acessados o dever de casa, materiais pedagógicos, livros e outros conteúdos complementares. 

Além disso, a plataforma viabiliza a produção de textos, desenhos, tabelas, mapas e imagens. Portanto, beneficia o aprendizado dos alunos em diferentes segmentos, de forma multidisciplinar.

Pensando nisso, o Colégio Arnaldo, referência em educação em Belo Horizonte, utiliza os serviços do Google for Education e conta com uma equipe antenada em ferramentas tecnológicas eficazes, que transformam a relação entre professor e aluno e melhoraram o rendimento escolar.

Quais são os benefícios da plataforma para a formação de alunos?

É verdade que uma das maiores qualidades do Google for Education é a capacidade integrativa, com a qual é possível acessar diversos recursos em um único sistema. Mas, além disso, a plataforma tem muitos outros benefícios. Confira alguns deles a seguir!

Versatilidade

Não há dúvidas: o Google for Education também é bastante versátil — qualidade que se deve, em geral, ao grande variedade de tarefas que o sistema disponibiliza. Ao mesmo tempo, as funções ampliam o uso do aplicativo, diminuindo distâncias geográficas e sendo uma alternativa efetiva em tempos de pandemia e isolamento social.

Interatividade

A interatividade é a capacidade de interagir com um grupo por meio de um sistema de operação e de linguagem. Nesse sentido, o Google for Education pode contribuir bastante, mantendo uma rede aberta entre professores e alunos, melhorando a experiência de comunicação.

Ambiente colaborativo

O Google for Education se destaca pela interatividade entre os usuários, mas avança ao oferecer a professores e alunos a possibilidade de criar e editar conteúdos em tempo real, mesmo que estejam em espaços físicos distintos. Dessa forma, propicia a realização de tarefas e afazeres de modo compartilhado.

Feedback imediato

A plataforma virtual também revoluciona o contato entre professores e alunos quando o assunto é feedback. O programa oferece a possibilidade de retorno imediato em atividades feitas pelos estudantes e a realização de fóruns de discussões online para o esclarecimento de dúvidas sobre determinada tarefa, aumentando, assim, a eficácia do trabalho pedagógico em rede. 

O Google Classroom, ou Google Sala de Aula, é a plataforma mais utilizada nesses processos, visto que também auxilia o professor a ter maior controle das atividades, acompanhar o progresso de cada aluno e efetuar a distribuição de tarefas.

Segurança e privacidade

A questão da segurança é um dos pontos principais quando se fala em dispositivo tecnológico. Afinal de contas, nenhum usuário deseja expor suas informações a desconhecidos, certo? Por isso, o Google for Education garante privacidade dos dados registrados no sistema e os compartilha somente com quem tiver permissão. No mais, impede que vírus, spams e propagandas indesejadas “invadam” o e-mail dos usuários.

Disponibilidade de acesso

Esse é outro grande benefício do sistema desenvolvido pelo Google. Diferentemente dos demais softwares disponíveis no mercado, o Google for Education não cobra pelos seus serviços. Portanto, e-mails, agenda, documentos, livros etc. podem ser acessados pelos usuários a qualquer momento, de onde estiverem e por meio de dispositivos diversos (computadores, notebooks, tablets ou celulares), tendo em vista que o sistema conta com armazenamento em nuvem. 

Com contas gratuitas, o software pode ser utilizado a partir de duas formas diferentes: pelos aplicativos do Google ou pelo Chromebook. No primeiro caso, você deve se registrar nos aplicativos desenvolvidos pela empresa tecnológica, como o Gmail, o Drive e o Classroom, os quais precisam de informações pessoais para completar o seu cadastro de usuário. Já o Chromebook é um dispositivo criado pelo Google para uso em sala de aula, tendo configuração do Google for Education.

Neste conteúdo, você pôde conhecer melhor o Google for Education, aplicação gratuita do Google que se destaca no mercado de soluções tecnológicas educacionais. O sistema, bastante útil para professores e alunos se comunicarem à distância e cumprirem com o calendário letivo, tem fácil acesso e garante interatividade, segurança e privacidade em um ambiente colaborativo.

Quer que seu filho estude em uma escola que adota ferramentas tecnológicas como o Google for Education? Então, entre em contato agora mesmo com o Colégio Arnaldo, unidades Anchieta e Funcionários, e tire suas dúvidas sobre os métodos educacionais da instituição!

Powered by Rock Convert