E de repente fomos surpreendidos com o anúncio da suspensão das aulas presenciais, o que levou escola e família a se adaptarem à nova realidade, o ensino on-line. Agora, a escola precisa administrar toda a organização pedagógica por meio da internet, além de gerir a relações entre docentes, discentes e famílias. Por outro lado, os pais, em casa, precisam se preparar para demandas de trabalho na modalidade home office e orientar seus filhos.

Segundo o Google Trends, em decorrência disso, pesquisas sobre “atividades para crianças em casa”e “organização do estudo” aumentaram consideravelmente. É inegável que estamos em pleno enfrentamento de   desafios múltiplos como, por exemplo, a conciliação das tarefas no home office com a atenção aos filhos e com as obrigações do lar, isso sem falar na ansiedade que surge, de forma inevitável, em momentos como este.

Frente a essa situação, gostaria de ressaltar a importância das habilidades socioemocionais, que podem proporcionar a alunos, pais e professores a oportunidade de desenvolver a autogestão, o autoconhecimento, a empatia e a cooperação como formas de colaborar na manutenção do controle emocional e proporcionar, em casa, uma produtiva rotina durante o isolamento social. E vale a pena lembrar que o controle emocional não é negação, mas, sim, apropriação e regulação.

Selecionei algumas dicas para orientá-los. Confiram!

Autoconhecimento

A reflexão e o silêncio fazem parte do autoconhecimento e são vitais para sabermos como desenvolver uma boa convivência entre filhos e pais no dia a dia. Sugiro-lhes que

• façam companhia;
  • conheçam a rotina do outro;
  • brinquem.

Autogestão

É importante mantermos uma organização pessoal, ela é o start para lidar com essa situação. Sugiro-lhes que

• organizem uma agenda para a anotação dos compromissos pessoais, profissionais e escolares;
  • criem um cronograma de estudos.

Empatia

Como já sabemos, a empatia é a arte de se colocar no lugar do outro, procurando compreender seus sentimentos e perspectivas. Ela é extremamente importante na convivência. Sugiro-lhes que

• criem oportunidades para ouvir mais;
  • deem significado ao que vocês sentem e compartilhem esse sentimento.

Cooperação

É absolutamente primordial para o convívio em casa, “trabalhar em equipe” para que o ambiente funcione da melhor maneira possível. Sugiro a vocês que

• dividam as obrigações domésticas;
  • disponibilizem-se para auxiliar o outro.

Texto do Prof Neto Andrade, Orientador Educacional do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio.