hábitos saudáveis

Saiba agora como ensinar meu filho a ter hábitos saudáveis

Ter hábitos saudáveis desde cedo é fundamental para conseguir ter uma melhor saúde no dia a dia, com mais disposição e equilíbrio para realizar as tarefas de forma satisfatória. Por isso, as crianças precisam crescer aprendendo sobre a importância de praticar atividade física, se alimentar de forma saudável etc. A partir dessas e outras dicas, o seu pequeno poderá ser um adulto mais consciente das atitudes que precisam ser tomadas para garantir uma vida mais longa e prazerosa. 

Quer descobrir como os pais podem ensinar os filhos a terem hábitos saudáveis? Veja todos os tópicos que elaboramos para você ao longo do artigo. Boa leitura! 

Incentive a prática de exercícios

A prática de exercício físico regular é fundamental para evitar diversas doenças e fazer com que o nosso corpo consiga ter mais resistência. Por isso que, assim como os adultos, as crianças também precisam realizar atividades físicas, seja uma caminhada, brincadeira de pega-pega, futebol, pular corda, dança, entre outras. Ao fazer isso, o seu filho também estará gastando as energias acumuladas e garantindo uma vida mais saudável. 

Faça pratos coloridos

Fazer pratos coloridos também é um ótimo estímulo para o seu filho ter hábitos saudáveis. Você poderá, por exemplo, misturar frutas de várias cores no prato, em forma de um sol, coração ou outra figura que a criança mais gosta. Isso também deve ser feito com as verduras e legumes. O que torna um estímulo a mais para que o seu pequeno tenha vontade de comer alimentos que são fundamentais para o desenvolvimento físico e mental. 

Atente-se ao cardápio diário

Além de inserir os pratos coloridos na alimentação do seu filho, também é necessário se atentar ao cardápio diário. Ou seja, é preciso inserir na dieta do seu filho todos os nutrientes recomendados pelo nutricionista e que são necessários para o organismo da criança. Isso porque, ao escolher os alimentos certos, é possível prevenir doenças e garantir uma maior disposição nas brincadeiras, atividades da escola e em casa.  

Ofereça bastante água

A maior parte do nosso corpo é composto por água. Ela é fundamental para termos uma vida mais ativa, além de evitar diversos problemas de saúde, como a desidratação. E, como as crianças tendem a transpirar com mais facilidade, é indispensável oferecer bastante água para o seu filho. 

Muitas vezes, as crianças estão empolgadas com as brincadeiras e acabam esquecendo de beber água. Por isso, é importante lembrá-los sempre de manter a hidratação em dia. Além disso, também deverá alertá-los que os refrigerantes não podem substituir a água. Pelo contrário, esses compostos industrializados podem ser muito maléficos para o seu pequeno. 

Incentive as boas noites de sono

Outro hábito saudável é incentivar o seu filho a ter boas noites de sono. Fale para ele da importância de dormir cedo e de desligar os aparelhos eletrônicos minutos antes da hora de se deitar. Entre os benefícios que poderá citar, estão: mais disposição para realizar as tarefas na escola e brincadeiras com os coleguinhas, menos sono durante o dia, menos risco de ficar doente, entre outros.

A boa noite de sono também fortalece o sistema imunológico da criança e permite que ele tenha um crescimento mais saudável. Da mesma forma que evita a desregulação dos horários da alimentação. Ou seja, o seu filho aprende a importância de se alimentar no tempo certo, evitando, por exemplo, problemas de obesidade.

Cuide da saúde mental

A saúde mental é algo que os papais e mamães também precisam ficar alerta. Isso porque, ao longo do dia as crianças precisam lidar com diversas situações que podem fazer com que o seu psicológico fique abalado. Entre elas: 

  • doença na família;
  • notas baixas em algumas disciplinas;
  • briga com o amigo, entre outras.

Por isso, é importante estar sempre atento aos sinais que o seu filho dá, como tristeza frequente, falta de ânimo para realizar as tarefas simples do cotidiano, perda de interesse pelos estudos etc. Caso observe alguma atitude diferente na criança, não deixe de procurar ajuda de um psicólogo, assim, será possível restabelecer a saúde mental de forma satisfatória.  

Estimule a prática da leitura

A leitura é um hábito saudável indispensável para o desenvolvimento cognitivo do seu filho. Ela ajuda a ampliar o vocabulário, a ter um pensamento aprofundado sobre vários assuntos, além de conseguir ler e se expressar melhor. 

Para estimular o seu pequeno a ter esse hábito, comece comprando livros infantis, com histórias em quadrinhos e que sejam bem coloridos. A partir disso, a criança passa a ter um interesse cada vez mais apurado pela leitura. Isso o ajudará a ser um adulto com um pensamento crítico e ainda mais preparado para realizar as atividades cotidianas. Da mesma forma evitará problemas recorrentes de memória. 

Leve ao pediatra de tempos em tempos

O pediatra é o médico especialista no cuidado das crianças. Ele consegue fazer uma análise aprofundada sobre o quadro clínico do seu filho, para que seja possível ter um diagnóstico e tratamento correto para as enfermidades infantis. 

As crianças são mais suscetíveis a doenças, devido ao sistema imunológico que não é tão resistente quanto aos dos adultos. Por isso, é fundamental levar os pequenos ao pediatra de tempos em tempos. E, não esqueça de alertá-los que a ida ao médico faz parte da vida de todas as pessoas que desejam viver bem, seja brincando, estudando etc. Assim, os pequeninos não terão tanto receio de se consultar com o pediatra.

Como você pôde perceber, o desenvolvimento de hábitos saudáveis é essencial para a vida das crianças, tanto no presente quanto no futuro. Isso porque os cuidados com a saúde ajudam seu filho a ser um adulto bem mais preparado para os desafios de sua jornada pessoal e profissional, pois, além de não adoecer com tanta facilidade, ele também terá uma memória e inteligência mais aguçada. Essas habilidades são indispensáveis para conseguir trilhar um caminho de sucesso e sem tantos problemas.

Gostou do artigo? Então, não deixe de acompanhar todas as novidades da nossa página no Facebook. Não perca essa oportunidade de ficar bem informado sobre assuntos do seu interesse.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.