Comunicar-se em outro idioma é uma necessidade dos nossos dias, principalmente pela integração cultural, econômica, política e social das nações. No entanto, muitos pais têm dúvidas sobre qual é a idade para aprender inglês? No entanto, não precisa ter pânico: nós vamos responder a essa questão.

Fora isso, descubra, neste texto, por que apostar nos efeitos positivos de uma aprendizagem contínua do idioma estrangeiro, pois os especialistas indicam de maneira geral que o ensino de inglês deva começar na escola, quase ao mesmo tempo da alfabetização em português.

Nesse sentido, listamos algumas das vantagens de aprender o outro idioma desde cedo — como potência máxima do cérebro para o bilinguismo, melhor pronúncia das palavras, naturalidade da comunicação, rapidez do raciocínio, melhora na capacidade de memorização e atenção a diversos estímulos. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre esse assunto tão importante.

Por que aprender inglês é uma necessidade?

Você deve saber que aprender inglês é uma necessidade atual devido, principalmente, à globalização — processo ocorrido no século passado e que continua aprofundando a integração cultural, política e social entre as nações. O intenso fenômeno transformou o idioma, que passou a ser a língua principal de viagens, negócios e comunicação internacional.

Para se ter ideia do poder do intercâmbio cultural e do peso do inglês enquanto língua internacional, basta olhar para a quantidade de palavras estrangeiras com que lidamos diariamente, a exemplo de notebook, internet, e-mail, fashion, hambúrguer, mouse, milkshake, fitness, delivery, entre tantas outras.

Por outro lado, falar inglês é um requisito do mercado de trabalho, com o qual as crianças terão de lidar no futuro ao decidirem seguir uma carreira de sucesso. Na concorrência por vagas, o idioma deixou de ser um extra ao se transformar em uma necessidade para ocupar funções de relevância nas empresas.

Por que o ensino do idioma deve começar na escola?

Para responder à dúvida dos pais sobre a melhor idade para aprender um novo idioma, um estudo, feito com quase 400 mil pessoas, é conclusivo sobre o tema: a aprendizagem de língua estrangeira deve ocorrer na infância, em geral, na faixa dos 10 anos de idade. Na fase adulta, as competências para falar inglês caem drasticamente ainda que não seja uma tarefa impossível.

De acordo com a pesquisa, divulgada pelo norte-americano Massachussetts Institute of Technology, o MIT, e publicada na revista científica Cognition, os adolescentes conseguem manter a habilidade até os 18 anos, mas o ideal é aprender inglês na escola, durante a infância, fase na qual é possível dominar o idioma como se fosse uma língua materna.

Dessa forma, até os 10 anos, é esperado que os jovens tenham domínio de cerca de 5 mil palavras estrangeiras, comecem a compreender músicas e filmes em inglês, tenham capacidade para ler trechos de livros e escrever pequenos textos em língua inglesa.

Por outro lado, as crianças podem conviver com um ambiente multilinguístico (no qual se falam várias línguas ao mesmo tempo) a partir dos 3 anos, ainda que estejam em processo de crescimento escolar. As vantagens de apostar nesse conhecimento tão cedo são muitas: desde a capacidade máxima do cérebro para conhecer outra língua até a melhor pronúncia das palavras. 

Quais são as vantagens de aprender inglês desde cedo?

Até o momento, você entendeu que a ciência comprovou a importância de aprender outra língua na infância. E existem diversos benefícios associadas ao ensino do idioma estrangeiro na escola, seja pela capacidade de memorização, seja pela rapidez do raciocínio, seja pela naturalidade e fluidez dessa comunicação.

Potência máxima do cérebro

A infância é, naturalmente, marcada pelas descobertas e não seria diferente com o aprendizado de uma língua estrangeira. Nessa faixa etária, o cérebro trabalha a todo vapor para dominar novas palavras e formar frases, habilidades que vão sendo menos aguçadas e perdem a potência ao longo do tempo.

Facilidade com a pronúncia

Outra vantagem de saber inglês desde cedo é a possibilidade de pronunciar os termos de maneira muito próxima a um nativo. Como o processo de alfabetização ocorre quase concomitantemente ao ensino de português, as crianças conseguem atingir um sotaque natural sem cair em vícios de linguagem ou dificuldades de expressão.

Rapidez do raciocínio

Os benefícios de aprender inglês na infância extrapolam o campo da aquisição de linguagem e são percebidos no funcionamento geral do cérebro. O principal órgão do sistema nervoso recebe estímulos quando a criança se expressa em outro idioma, contribuindo para a rapidez do raciocínio e a tomada certeira de decisões.

Memorização e atenção

O item anterior nos traz a este: crianças bilíngues têm mais facilidade para memorizar conteúdo (já que lidam com vocabulário ampliado) e manter a mente focada. As qualidades são motivadas pelos estímulos cerebrais ao adquirir um idioma novo, capacitando os pequenos para receber e absorver diversos conteúdos em pouco tempo.

Naturalidade na comunicação

Uma das maiores dificuldades dos adultos enquanto aprendem outro idioma é a timidez ao se expressar. Muitas vezes, a comunicação falha quando a pessoa se depara com a dificuldade de aquisição de novas palavras. Na infância, porém, a interação tende a ser fluida, pois as crianças vivem o bilinguismo, aprendendo naturalmente o inglês como se o praticassem em casa.

Nesse sentido, é importante matricular os seus filhos em escolas que oferecem aulas em outro idioma. O Projeto de Educação Bilíngue do Colégio Arnaldo, que começará a desenvolver em 2020 parte dos conteúdos programáticos em inglês, é uma ótima opção para aguçar o conhecimento das disciplinas e despertar as habilidades para aquisição de língua estrangeira desde cedo.

Até aqui, você aprendeu por que incentivar os filhos a aprender inglês na infância. O aprendizado deve começar na escola, quando a criança começa a desenvolver habilidades para se comunicar. Dominar a língua inglesa é uma necessidade atual não apenas para conseguir se destacar no mercado de trabalho futuramente, mas para ter oportunidades e vivências aqui e no exterior.

Agora que você descobriu sobre a idade para aprender inglês e as principais vantagens de conhecer esse idioma tão cedo, entre em contato com o Colégio Arnaldo, que tem unidades em Belo Horizonte as quais investem em conteúdo programático na língua inglesa.

Powered by Rock Convert