As crianças e os adolescentes aprendem o tempo todo, mas apenas na educação formal essa aquisição é direcionada para ampliar o conhecimento e o desenvolvimento de suas potencialidades. Nesse sentido, é importante considerar que a infraestrutura adequada nas escolas melhora a aprendizagem, pois, com os recursos físicos e humanos necessários, é possível garantir uma formação mais completa.

Dessa maneira, quando a escola dispõe de um espaço estimulante, os estudantes se sentem motivados a participar das atividades propostas. Assim, a instituição se torna atraente para os jovens, porque vai além das aulas teóricas — ao permitir também experiências práticas e atividades extracurriculares que enriqueçam o aprendizado.

Este post traz informações sobre como deve ser a infraestrutura escolar, qual a sua contribuição para o aprendizado e os benefícios dela aos estudantes. Continue a leitura e confira!

Qual é a infraestrutura escolar necessária para uma boa formação?

Ao visitar a escola que deseja matricular os seus filhos, é importante levar alguns aspectos em consideração acerca da infraestrutura, de modo a garantir a melhor educação. A seguir, veja algumas dicas do que você deve observar.

Salas adequadas

Os ambientes de estudo, como as salas de aula e bibliotecas, devem ser confortáveis, com boa ventilação e um espaço adequado para as atividades. A presença de tecnologias mais modernas que complementem as aulas e materiais de livre acesso aos estudantes são outros pontos positivos.

Da mesma maneira, a limpeza das salas e organização dos materiais precisa ser observada para garantir a melhor experiência. Dessa forma, os alunos contam com um ambiente saudável e conseguem aproveitar melhor os recursos.

Acesso à cultura

Os estudantes precisam ser estimulados à formação cultural. Portanto, verifique como a escola lida com esse incentivo em sua infraestrutura. Existe acesso a materiais relacionados? Há a possibilidade de atividades extracurriculares que permitam experiências práticas?

Esse tipo de atividade proporciona aos alunos o entendimento sobre tradições culturais nacionais, regionais e estrangeiras a partir de perspectivas que não seriam contempladas em avaliações tradicionais. Saiba se a colégio tem o costume de promover palestras, feiras e eventos relacionados às temáticas culturais abordadas em sala de aula.

Promoção dos esportes

A escola tem um papel importante na promoção de uma vida saudável e ativa, que pode ser feita a partir da realização de atividades físicas. Ao visitar a instituição, confira se existem espaços dinâmicos e estimulantes para a prática esportiva.

Além de ser uma disciplina obrigatória do currículo escolar, é nas atividades de educação física que os alunos são incentivados a terem uma maior consciência corporal e exercitarem habilidades motoras de diferentes maneiras. Por isso, a escola deve oferecer espaços e ferramentas adequadas para ao trabalho do professor.

Uso da tecnologia

Os jovens estão sempre ligados às novas tecnologias, e a escola deve usar isso a favor do aprendizado. Oferecer recursos modernos, que complementem e integrem a sua formação, é uma maneira de se aproximar dos interesses dos estudantes e tornar a busca pelo conhecimento mais prazerosa.

Nesse sentido, não basta contar com uma sala de informática e aulas que ensinem a usar planilhas. A tecnologia precisa contemplar as necessidades do mundo moderno e instrumentalizar os estudantes para que dominem as novas demandas do mercado e da sociedade.

A presença da tecnologia na instituição de ensino pode ser avaliada de várias maneiras, desde a infraestrutura das salas de aula, como o uso de projetores de vídeo, até o modo de se comunicar com os pais e alunos, como o uso do e-mail, plataforma digital oficial da escola, entre outros.

Preocupação com acessibilidade

A instituição deve estar preparada a receber todos os alunos. Quando ela se preocupa a respeito da acessibilidade e a diversidade em seu espaço, além de melhorar a educação oferecida, mostra aos estudantes a importância da inclusão.

Nesse cenário, é imprescindível que o ambiente permita o máximo de autonomia e a boa convivência. Portanto, os profissionais precisam ser capacitados para atender alunos e colaboradores com necessidades especiais.

Contato com a natureza

Este é um diferencial a ser oferecido aos estudantes: ambientes arborizados e contato direto com a natureza. Além de tornar o espaço mais agradável, complementa o aprendizado e permite aulas incríveis.

Aliás, uma prática adotada por muitas escolas é a preparação de aulas sobre cuidados com a terra, a educação ambiental e a experiência de plantar alimentos que serão consumidos depois.

Na educação ambiental o aluno pode se reconhecer como parte integrante do meio no qual vive, entender os atuais problemas ambientais do país e do mundo, além de pensar sobre novas alternativas para garantir recursos às gerações futuras. Embora não esteja no currículo escolar, essa disciplina é trabalhada de maneira complementar nas demais.

Como a infraestrutura escolar interfere o aprendizado?

A infraestrutura adequada nas escolas melhora a aprendizagem, pois oferece aos estudantes a possibilidade de uma vivência prática, de maneira atraente e estimulante. Desse modo, é essencial que os alunos contem com opções além das aulas tradicionais, aumentando o interesse deles em passar um tempo maior no colégio.

Socialização dos alunos

A modernização da instituição mostra uma preocupação não apenas sobre o ensino tradicional, por meio de aulas teóricas, mas também acerca do lazer e da socialização dos alunos dentro do seu espaço. Ela se torna um lugar de momentos prazerosos, que marcam de forma importante a vida do jovem e definem, inclusive, o seu relacionamento interpessoal.

Por meio de uma boa infraestrutura escolar, os alunos melhoram a sua relação com professores e outros profissionais que fazem parte de sua formação. Afinal, todos atuam em colaboração, objetivando melhorar a experiência e a integração entre família e escola.

Diante da possibilidade de vivência prática e humanizada, os jovens têm acesso a uma formação de qualidade para o seu futuro profissional, desenvolvendo uma consciência solidária e cidadã.

Estímulo à criatividade

Quanto mais a criança e o adolescente aprendem, mais criativos eles se tornam. Ao estudarem em uma instituição dinâmica, os jovens despertam sua criatividade e conseguem encontrar soluções melhores aos problemas. Espaços modernos e atuais são ótimos para gerar esse estímulo.

Algumas escolas oferecem, por exemplo, oficinas nas quais os alunos podem ter experiências práticas ou com espaços dedicados à aprendizagem maker — uma tendência da educação na era digital. Da mesma maneira, escolas que estimulam as artes em seu ensino ajudam a despertar a sensibilidade e a criatividade dos estudantes.

Outra forma usada pelas instituições de ensino a fim de trabalhar a criatividade é o uso da gamificação para abordar os conteúdos, tornando o aprendizado dinâmico e prazeroso.

Diferentes formas de ensino

A escola precisa saber respeitar o ritmo de aprendizado de cada criança por meio de estratégias de ensino que privilegiem várias atividades. Essa tática envolve quase sempre uma infraestrutura escolar capaz de favorecer o desenvolvimento de diferentes aptidões. Assim, a sala de aula se torna um ambiente flexível conforme a idade média de cada turma.

Mesmo as salas que não têm equipamentos modernos, precisam de um planejamento para fazer um uso inteligente. Pensar nas melhores estratégias para abordar determinados assuntos, os recursos necessários e a organização espacial mais favorável são alguns dos aspectos indispensáveis.

Muitos professores estabelecem normas de convivência e limpeza com os alunos a fim de garantir o melhor uso possível da infraestrutura escolar. Dessa forma, é possível usar filmes, cartazes nas paredes, desenhos etc. Além disso, as salas de aula precisam ser espaçosas para manter os estudantes confortáveis e deixar que eles explorem seus potenciais.

Que benefícios de uma boa infraestrutura oferece para o estudante?

Quando a escola oferece um espaço completo, agradável e acolhedor ao estudante, além de melhorar o seu aprendizado, ela considera a saúde física e psicológica do aluno. Abaixo, confira alguns dos benefícios de uma boa infraestrutura escolar.

Fomenta a participação dos pais na educação dos filhos

A infraestrutura da escola deve considerar também a presença da família. Dessa maneira, é possível ter espaços acolhedores para adultos e que permitam a participação em certas atividades. Esse ambiente deve possibilitar aos pais uma maior participação na vida escolar dos filhos, criando uma rede em favor da melhor formação para os jovens.

Nesse sentido, a instituição precisa ter um auditório equipado, além de salas de reunião adequadas. É interessante, ainda, ter algumas amostras dos trabalhos feitos pelos estudantes espalhadas pelo colégio, para que os pais possam visualizar.

Aumenta o interesse pelos estudos

Se a escola é entediante e cansativa, o aluno associa o aprendizado a uma experiência desagradável e maçante. Quando o conhecimento é adquirido de forma estimulante, o jovem demonstra interesse e satisfação pelos estudos.

Dessa maneira, o estudante progride de forma completa, pois tem a oportunidade de vivenciar experiências diversificadas, conseguindo perceber suas potencialidades para escolher com mais segurança uma profissão no futuro.

Favorece a formação acadêmica

A partir de uma boa formação escolar, as chances de ter sucesso em sua experiência acadêmica são maiores. Da mesma forma, ajuda a garantir um desenvolvimento ético, moral e solidário por toda a vida. Esse aspecto é muito importante para a formação de cidadãos responsáveis, além de ser exigido em processos seletivos de grande porte, como o Enem.

Portanto, a segurança adquirida na formação é essencial para o bom desempenho nos vestibulares e nas principais provas das melhores faculdades. Além disso, quando a escola dispõe de laboratórios e atividades investigativas, o estudante se familiariza com as práticas e desenvolve as competências exigidas no Ensino Superior.

Vale ressaltar que o mercado de trabalho busca profissionais completos e versáteis. Por isso, quando a formação básica proporciona o desenvolvimento das habilidades do aluno, ele consegue se preparar melhor.

Melhora a concentração nas aulas

Quando se fala em uma boa infraestrutura, é preciso considerar não apenas a quantidade de equipamentos e o amplo espaço. É primordial que sejam oferecidos aos estudantes os estímulos adequados para o desenvolvimento de suas capacidades no tempo certo.

Dessa maneira, quando a escola conta com bom planejamento e usa de forma adequada os seus recursos, ela consegue manter a concentração dos estudantes nas aulas. Isso porque existem elementos capazes de prender a atenção e tornar o momento do aprendizado mais divertido e interessante.

Apoia o espírito de equipe

As metodologias modernas de ensino valorizam a cooperação e os trabalhos em grupo. Dessa forma, além de favorecer o espírito de equipe, o protagonismo e a empatia, a escola permite uma experiência social importante aos estudantes.

É papel da instituição estimular o convívio social e permitir o lazer dos alunos. É preciso considerar que em alguns momentos o silêncio pode ser importante para a concentração, mas a interação entre os colegas e a educação dialógica também exercem papel fundamental na formação.

Como vimos, a infraestrutura adequada nas escolas melhora a aprendizagem e abrange as necessidades dos jovens e da família. Nesse sentido, o Colégio Arnaldo tem todos os recursos que são importantes para oferecer uma boa formação. Com uma localização privilegiada, na região centro-sul de Belo Horizonte, possui a infraestrutura escolar completa para o seu filho ter motivação e o melhor ensino.

Gostou do conteúdo? Se quiser conhecer mais sobre o Colégio Arnaldo e nossa proposta pedagógica, acesse nosso site e entre em contato conosco! Estamos nas unidades Anchieta e Funcionários.