Conhecer outros idiomas é ótimo para a formação pessoal e profissional. Esse conhecimento permite a comunicação com pessoas e culturas diferentes, além de gerar benefícios para a memória e o raciocínio. O inglês é uma ótima opção para começar, por ter regras gramaticais mais simples e ser conhecido por pessoas do mundo todo. Caso a família deseje estimular o aprendizado de idiomas desde cedo, é possível introduzir o inglês para crianças de maneira leve e divertida. 

É importante que o estudo seja natural e sem cobranças. O inglês pode ser apresentado ainda em casa, de forma atraente e com respeito ao tempo de aprendizado da criança. Com a prática regular, é possível ter mais familiaridade com o idioma e mais fluidez na comunicação, além desse hábito despertar mais interesse pelos conhecimentos. 

Para ajudar as famílias que desejam incentivar o aprendizado do inglês para crianças, listamos 7 dicas que podem ser adotadas em casa. Confira!

1. Apresente músicas em inglês

Existem muitas músicas infantis em inglês, que podem ser interessantes para despertar o interesse pelo idioma. Como elas são ouvidas várias vezes, as palavras e sua pronúncia têm mais chances de serem fixadas. 

Você pode tirar alguns momentos para ouvir as músicas com a criança e buscar, com ela, a tradução. Associar o significado aos objetos ou montar coreografias que remetam ao sentido da música são excelentes opções para ajudar na fixação. 

2. Mostre jogos em inglês

Existem muitos jogos, eletrônicos ou não, que têm comandos em inglês. Eles são boas opções porque despertam bastante interesse e são divertidos. 

Em família, é possível substituir, por exemplo, o twister em português pela versão em inglês. Trata-se de uma boa opção para começar, pois esse é um jogo que ajuda a aprender sobre cores, partes do corpo e direcionamentos. Além disso, é uma ótima atividade para aproximar pais e filhos e criar bons momentos juntos. 

Nesse sentido, também é possível mostrar aplicativos com exercícios em inglês. O Duolingo, por exemplo, é bastante interativo e conta com atividades simples, que são relacionadas a imagens e efeitos sonoros. O app permite que a criança ouça a pronúncia e experimente falar também as palavras. Por isso, é uma boa forma de exercitar o inglês cotidianamente. 

3. Convide a criança para assistir desenhos e filmes em inglês

Essa dica é válida apenas para crianças que já conseguem ler com facilidade, para evitar a frustração. Sabe aquele desenho ou filme que o seu filho adora? Ele pode ser ótimo para incentivar o aprendizado do inglês, caso esse seja o idioma original. 

É interessante usar alguma atração que já tenha sido assistida dublada e propor que vocês vejam juntos em inglês com legenda em português. Depois que estiverem bem familiarizados, vocês podem assistir novamente, dessa vez com áudio e legenda em inglês. 

Com isso, a criança aprende a associar as palavras ao contexto, vê a sua grafia e pronúncia, além de se divertir ao conhecer a voz original dos personagens e sua forma de falar. É muito interessante que você se proponha a assistir junto, pois mostra ao seu filho que tem interesse pelas coisas que ele gosta e cria um ambiente de aprendizado agradável por conta da parceria.

4. Deixe recados em inglês

Deixar recados rápidos em inglês para as crianças é muito bom para melhorar a leitura, principalmente se eles precisarem de uma resposta. Tente criar esse hábito de troca de bilhetes, pois isso vai mostrar as expressões mais cotidianas, colocar o idioma na rotina de vocês e ainda melhorar o relacionamento com os filhos

Nesses casos, não tenha muito rigor com a escrita. Para ajudar o seu filho a corrigir algumas expressões, você pode mostrar exemplos de usos ou, como sugerido na dica anterior, assistir com ele filmes e desenhos com legenda em inglês. 

É importante não ser muito rígido para evitar que a criança fique inibida de escrever e que isso prejudique o seu desenvolvimento. Ajude-a a compreender a importância da tentativa e da exploração, e explique que os erros são naturais. 

5. Inicie conversas em inglês

A melhor forma de chegar à fluência no idioma é com a sua presença na rotina. Por isso, ter alguns momentos de conversas em inglês em casa é muito bom para melhorar a fluidez na comunicação. Você pode estabelecer um momento específico para esse tipo de diálogo, como quando forem conferir as tarefas e os materiais escolares. Assim, sempre que vocês forem fazer essa atividade juntos, já começarão a falar em inglês. 

6. Acompanhe as atividades escolares

A família e a escola precisam estar conectadas para melhorar o aprendizado das crianças. Por isso, você pode ajudar a fixar o que foi aprendido na escola com conversas sobre os conteúdos que foram estudados.

Peça para a criança ensinar a você aquilo que aprendeu e mostre interesse pelo que ela fala. Essa é uma ótima maneira de revisar os conteúdos e ajuda muito na assimilação da matéria. 

7. Conte histórias em inglês

Existem muitos livros em inglês adaptados para cada nível de aprendizagem e que podem ser bastante úteis no desenvolvimento do idioma. Você pode contar a cada dia uma nova história em inglês para a criança ou, caso o texto seja maior, ler um capítulo por vez. Isso permite que você fale pausadamente e de maneira clara, para que seu filho possa acompanhar e compreender. 

Existem muitas formas de estimular o aprendizado do inglês para crianças. Para isso, é importante existir uma parceria entre os pais e a escola, o que permite um bom desenvolvimento dos pequenos. 

Existem, por exemplo, instituições com projetos bilíngues, que ajudam muito no processo de ensino de inglês para crianças. Priorize, ao escolher onde matricular o seu filho, um colégio que conte com um bom sistema de educação bilíngue — se possível com experiência internacional, pois isso permite maior vivência no idioma.

O desenvolvimento da criança deve ser natural e sem cobranças. Para saber mais sobre o assunto, conheça dicas de como aprender brincando e veja quais são as melhores formas de estimular seus filhos nas férias!