A sociedade vive rápidas transformações e é importante que elas cheguem também à educação. Pensar em novas formas de ensinar e de aprender é essencial para que os jovens sejam preparados para os desafios práticos da vida moderna. Por esse motivo, a inovação na escola é fundamental, já que ela oferece uma experiência mais completa.

Para ter bons resultados, é importante que a instituição conte com um programa bem organizado. Dessa forma é possível oferecer projetos que enriqueçam o aprendizado dos alunos e melhorem o trabalho dos educadores.

Neste post você vai conhecer mais sobre as vantagens e as possibilidades da inovação na escola. Vamos lá?

O que é inovação na escola?

Os projetos de inovação na escola têm o objetivo de enriquecer o aprendizado e sair do lugar-comum das aulas puramente teóricas, em que o aluno é apenas passivo. Dessa maneira, eles são capazes de instrumentalizar os estudantes para lidar bem com as tecnologias, as necessidades do mercado e os aspectos importantes para a vida prática.

Nesse sentido, são consideradas inovadoras as propostas pedagógicas que permitam o aprendizado integrado. A tecnologia é uma ferramenta importante, mas não é o único recurso necessário. É preciso que a forma de ensino esteja conectada com a sociedade atual e suas exigências e, assim, prepare os alunos para atendê-las.

Para que a escola conte com programas de inovação, ela deve renovar o seu formato de aula, contar com espaços específicos para a criação e a colaboração e oferecer uma boa infraestrutura. No entanto, não basta ter bons recursos — também é preciso ter um projeto sólido e consistente, além de professores bem preparados. Assim, torna-se possível oferecer a formação integral aos estudantes.

Quais são os projetos de inovação na escola?

Cada escola precisa compreender o seu contexto e, assim, oferecer as formas de ensino mais adequadas para a boa formação dos alunos. Existem muitas possibilidades de inovação que podem ser exploradas. Conheça alguns exemplos:

Bilinguismo

Dominar um segundo idioma é muito importante para a formação pessoal e profissional. Nesse sentido, as escolas que contam com programas bilíngues podem melhorar muito o aprendizado, que fica natural e consolidado. Elas oferecem o estudo da língua estrangeira aliado ao ensino das outras matérias, o que permite maior capacidade do seu uso de maneira cotidiana.

Robótica

Os projetos de robótica nas escolas têm o objetivo de estimular os alunos a buscar soluções práticas a partir do uso da tecnologia. Alguns exemplos são a construção e a programação de robôs, além de outras experiências com recursos do tipo.

Gamificação

A gamificação é o uso de jogos para estimular o aprendizado. Eles oferecem um desafio aos estudantes e permitem o aprendizado de forma divertida. Isso pode acontecer a partir de recursos eletrônicos, mas também é possível usar estratégias diferentes.

Pesquisa

A realização de pesquisas científicas é uma realidade nas universidades, mas também pode ocorrer na educação básica. É uma forma de se familiarizar com o universo da investigação e desenvolver muitas habilidades essenciais.

Da mesma forma, as escolas podem incentivar os estudantes a realizar pesquisas mais aprofundadas, que sigam a metodologia científica, ainda que não exista um vínculo formal. Isso traz muitos benefícios aos estudantes.

Experiências práticas

Oferecer a oportunidade de ter experiências práticas é essencial para o bom aprendizado. Isso permite o protagonismo do aluno e torna as aulas mais dinâmicas e atraentes. Além disso, vivências do tipo são importantes para que os estudantes aprendam a usar o conhecimento para solucionar problemas reais, o que acrescenta muito na formação.

Aprendizagem maker

A aprendizagem maker é uma tendência da atualidade. Trata-se de “colocar a mão na massa” e experimentar a criação ou a manutenção de diversas coisas. Isso pode acontecer em equipamentos tecnológicos ou em oficinas de construção livre.

Meio ambiente

A sustentabilidade é uma necessidade do mundo moderno, por isso, conseguir desenvolver conhecimentos nesse sentido é muito importante para a formação. Dessa maneira, escolas que reúnem os estudos sobre o meio ambiente e a possibilidade de práticas de preservação oferecem um diferencial aos estudantes.

Por que investir em uma escola com inovação?

Como dissemos, a sociedade se transforma e a escola precisa acompanhar essas mudanças. Isso é importante para que a experiência de formação seja prazerosa, estimulante, desafiadora e convidativa. Além disso, é uma exigência do mercado de trabalho.

Um projeto inovador precisa dar voz ao estudante e permitir que seja autônomo em seu próprio aprendizado. Dessa maneira, ele aprende a construir o conhecimento coletivamente, já que é sempre importante praticar o trabalho em grupo, com o auxílio do professor. Isso ajuda a desenvolver o espírito de equipe, a colaboração e o respeito.

Assim, se desconstrói a imagem do professor que ensina todo o saber, enquanto os alunos só compreendem e copiam. Em um contexto inovador, o docente é aquele que mostra os caminhos para que os alunos desbravem o mundo do conhecimento.

Com isso, os estudantes podem “aprender a aprender” — em outras palavras, adquirem uma cultura de aprendizado. Essa habilidade é essencial para a vida profissional e também permite um importante ganho pessoal, pois prepara os jovens para conhecer mais sobre todas as coisas, ainda que não estejam na escola.

Da mesma maneira, o trabalho dos educadores é beneficiado. Com alunos mais motivados e interessados nas atividades propostas, os professores conseguem desenvolver melhor os seus planos e podem observar muito mais resultados. Por outro lado, é preciso que eles estejam abertos a novas formas de ensinar e se disponham a também assumir o papel de aprendizes.

Como vimos, é muito importante buscar a inovação na escola, pois ela ajuda no desenvolvimento dos estudantes e torna a educação mais divertida e significativa. Isso também beneficia os professores e toda a comunidade escolar. Existem muitas instituições que adotam a inovação em seu programa pedagógico, como o Colégio Arnaldo.

Se você mora em Belo Horizonte e região, pode encontrar em nossa escola o programa bilíngue, a sala de inovação, a aprendizagem maker, a interação multidisciplinar e muito mais. Entre em contato conosco (unidades Anchieta e Funcionários) e conheça mais sobre a nossa proposta educacional!

Powered by Rock Convert