Falar dois idiomas é uma das habilidades mais requisitadas para o jovem na atualidade, mas como ajudar o seu filho a ter domínio sobre uma língua estrangeira? Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, neste post apresentamos o conceito de International School e discutimos por que o método deve ser aplicado ainda na educação básica.

Também mostramos quais são os benefícios do ensino bilíngue para os estudantes, como desenvolvimento da fluência no idioma, do raciocínio rápido, da socialização e ganho de mais autonomia.

Por fim, compreenda por que a metodologia International School facilita a escolha do colégio para o seu filho, desde o Nível Fundamental até o Ensino Médio. Ficou curioso? Então comece a leitura agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre o tema!

O que é e como funciona a International School?

Antes de se aprofundar nos detalhes sobre essa metodologia, é importante entender que a International School é uma instituição que oferece educação bilíngue para os estudantes. De maneira geral, o método foca no ensino de português e inglês naturalmente, com aulas nos dois idiomas.

E como funciona esse método de aprendizagem na prática? Diferentemente de um colégio com apenas uma disciplina de língua inglesa no currículo, a International School tem o objetivo de aumentar a prática de inglês enquanto os alunos estão aprendendo a sua língua materna.

Qual a importância do ensino bilíngue na escola regular?

Até o momento, você entendeu o que é e como a International School funciona em uma escola regular, mas a dúvida que fica é esta: qual a importância desse tipo de ensino?

Para responder à pergunta, podemos afirmar que o método bilíngue traz fluência sobre idioma estrangeiro, naturalidade ao se comunicar, desenvolvimento cognitivo, raciocínio ágil, socialização e autonomia na infância e, futuramente, na vida adulta. Veja os detalhes abaixo:

Fluência no idioma

A lista de qualidades do programa bilíngue não poderia começar de outra forma. Ter fluência em um idioma estrangeiro é o sonho de muitos estudantes, mas não é uma tarefa simples.

Com a metodologia da International School o ensino da língua e de conhecimento sobre o mundo ocorre de forma harmônica, já que várias aulas são ministradas em português e inglês. As chances do seu filho se adaptar a essa realidade e fazer progressos na língua estrangeira são altas.

Aprendizado mais natural

O tópico anterior nos traz a este: a metodologia bilíngue implica aquisição de linguagem de forma mais natural e fluente. Esse efeito se dá devido à sistematização do conhecimento em inglês e português, ministrado concomitantemente nas disciplinas curriculares.

Assim, o estudante associa o conhecimento linguístico ao repertório cultural e social, e não apenas a uma série de regras gramaticais e sintáticas. A língua é aprendida desde cedo e faz parte da comunicação com os colegas, os professores e a família.

Desenvolvimento cognitivo

Jovens bilíngues conseguem ter um desenvolvimento cognitivo melhor em relação a estudantes que treinam apenas um idioma. A explicação está associada à capacidade de os pequenos adquirirem linguagens, uma vez que o aparelho fonador está se desenvolvendo. Ainda que seja possível aprender inglês na vida adulta, se torna uma tarefa mais complicada.

Raciocínio rápido

Habilidades como conceitualizar, solucionar problemas e verbalizar sobre sentimentos também são impactadas, igualmente, pelo ensino bilíngue. Com diferentes códigos linguísticos, o jovem matriculado em uma instituição com selo International School recebe vários estímulos mentais e ganha agilidade no pensamento. 

Socialização

O método internacional de aprendizagem não se restringe à cognição. O ensino bilíngue também impacta a socialização do jovem, uma vez que as aulas integram os grupos de estudantes. Ao aprender um idioma nativo e um estrangeiro, seu filho convive com situações-problema e experiências que podem ser compartilhadas com os colegas.

Autonomia

Não há dúvidas: aprender um idioma traz mais autonomia para a pessoa, principalmente quando a aquisição de linguagem se dá na infância. O jovem bilíngue consegue ter acesso a livros, séries e filmes, por exemplo, ampliando o repertório cultural e social.

Da mesma forma, o método garante mais oportunidades de emprego no futuro, já que muitas empresas recrutam funcionários com fluência no inglês. Investir em International School, nesse sentido, significa melhor desempenho para o seu filho, tanto no âmbito da escola quanto no mercado, em alguns anos.

Que benefícios os pais têm ao colocar o filho em uma instituição com um programa bilíngue?

O programa de educação bilíngue não traz benefícios apenas para os filhos, mas também para toda a família. Uma das qualidades das instituições que oferecem esse sistema é a autoridade e o reconhecimento que uma International School tem no cenário educacional na sua região.

A escola também costuma ter reconhecimento na cidade em função dessa oferta de ensino, o que deve ser considerado no momento de decidir em que instituição matricular o filho. O método internacional amplia a carga horária das disciplinas, aumentando o acesso ao conhecimento e a preparação do jovem para o mundo contemporâneo.

Além disso, os pais podem economizar, uma vez que eles não terão necessidade de pagar curso de inglês por fora. Com o método estruturado da International School, o seu filho consegue falar a língua inglesa enquanto aprende a se comunicar em português, o que torna o nível de fluência do jovem muito avançado.

Em Belo Horizonte, o Colégio Arnaldo agrega uma instituição tradicional, reconhecida pelo rigor nos valores humanos, ao ensino bilíngue. Com a metodologia International School, a rede educacional — com unidades nos bairros de Funcionários e Anchieta — oferece aulas em inglês e português tanto no Ensino Fundamental I e II quanto no Ensino Médio.

Você viu neste conteúdo que o programa bilíngue funciona com aulas em inglês e português, concomitantemente. O método traz mais autonomia, desenvolvimento cognitivo e socialização para o jovem, além de ser uma opção economicamente viável para os pais.

Agora que você sabe como a International School opera e quais benefícios traz para os estudantes, entre em contato com o Colégio Arnaldo (na unidade Funcionários ou Anchieta) e veja as condições para matricular seu filho na instituição!

Powered by Rock Convert