Minas Gerais é um dos estados mais interessantes do Brasil. Importante tanto histórica quanto economicamente, essa região também é conhecida pelo seu povo acolhedor, sua cultura sem igual e, claro, por suas belezas naturais. Belo Horizonte, a sua capital, não fica nada atrás e, por isso, encontrar opções de lazer em BH não é complicado.

Em meio à rotina caótica e a uma infinidade de obrigações, no entanto, é fácil nos confundirmos e não conseguirmos encontrar boas opções de passeios educativos e interessantes para toda a família. Afinal, atrações que agradem às diversas faixas etárias do núcleo familiar parecem ser impossíveis de serem encontradas.

Pensando nisso, preparamos estas dicas especiais que vão mostrar que é perfeitamente possível encontrar ótimas opções de lazer em BH para agradar desde às crianças aos idosos de sua família. Assim, você poderá se divertir em passeio com aqueles que mais ama. Boa leitura!

Quais são as principais características de Belo Horizonte?

Belo Horizonte, carinhosamente conhecida apenas como BH, é a capital do estado de Minas Gerais, localizado na região sudeste do Brasil. Antes de seguirmos com algumas das atrações familiares mais importantes do município, que tal conversarmos brevemente sobre algumas características do local?

A primeira e umas das mais marcantes são as belezas naturais. Cercada por morros e pequenas cadeias montanhosas, BH é um show à parte para quem quer estar em contato direto com a natureza, mesmo em uma grande cidade com ótima infraestrutura.

O clima predominante é o tropical seco, que faz com que os verões (período das férias de dezembro) sejam relativamente quentes e chuvosos e os invernos (época das férias de julho) sejam amenos e puxados para o seco. Conhecer tais características é fundamental para planejar bem as viagens.

Além disso, a cidade de Belo Horizonte é famosa pela sua gastronomia tipicamente mineira, com muitos pratos saborosos. A cultura por aqui também é muito forte, já que a identidade do mineiro foi construída ao longo de muitos séculos de história.

Quais são os principais locais de lazer em BH?

Agora que já sabemos quais são as características mais marcantes de Belo Horizonte, que tal conhecermos os pontos turísticos mais adequados para visitar com toda a família, incluindo crianças de várias idades? Confira 6 dicas bacanas a seguir!

1. Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é, sem dúvidas, um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Ela é, também, uma das melhores opções de lazer em BH para pessoas de todas as faixas etárias. Além de ser uma região muito bonita, ela oferece muitas atividades interessantes.

Em seus vários quilômetros de extensão, a Pampulha traz atrações como o Museu de Arte, a Igreja de São Francisco de Assis, o Parque Guanabara, o Parque Ecológico e muitas opções de diversão (tem até uma roda gigante!). Além disso, é comum observarmos palestras e outros tipos de atividades educativas no local.

2. Parque das Mangabeiras

Se áreas verdes são o forte de sua família, visitar o Parque da Mangabeira também é uma ótima opção de lazer em BH. Esse local conta com muitos quilômetros de mata completamente nativa, ou seja, é uma verdadeira riqueza ecológica que precisa ser celebrada. Aqui é, por exemplo, um ótimo ambiente para fazer um maravilhoso piquenique com os familiares.

Além disso, o parque conta com muitas atrações imperdíveis, que vão desde quadras para a prática dos mais diversos esportes a trilhas especiais para toda a família. Também há, ocasionalmente, shows e peças de teatro, o que torna o Parque da Mangabeira um ponto turístico completo.

3. Museu dos Brinquedos

Que criança não gosta de um bom brinquedo, não é mesmo? Independentemente do tipo e das preferências pessoais de cada um, uma coisa é certa: brincar é tudo de bom. Pensando nisso, foi criado um museu para celebrar exclusivamente a diversidade e as características dos itens que fizeram a cabeça de várias gerações.

Esse passeio é uma viagem no tempo, tanto para adultos quanto para crianças. Os primeiros embarcam em uma jornada de nostalgia, enquanto os pequenos se sentirão completamente cativados pelas diferenças entre os brinquedos de hoje e os de antigamente. Vale muito a pena visitar!

4. Jardim Zoológico

Seu filho gosta de animais? Se sente animado em meio à natureza? Então, visitar o Jardim Zoológico é uma boa alternativa de passeio que promete agradar a gregos e troianos. O Zoo de BH é um dos mais importantes da América Latina, conhecido mundialmente pelo seu trabalho com a preservação das espécies e pelo carinho que tem com os moradores do local.

Por aqui, é possível observar tanto espécies nativas quanto animais oriundos de diversas áreas do planeta. É um passeio sempre muito interessante e, independentemente de quantas vezes o Zoo já tenha sido visitado, cada ida é sempre uma experiência única!

5. Estádio Mineirão

Essa é uma atração indicada especialmente para aqueles que amam futebol. A visita ao Estádio do Mineirão é sempre uma experiência inesquecível para homens, mulheres, meninos e meninas que gostam desse esporte e têm a oportunidade de estar frente a frente com um dos cenários mais importantes das partidas nacionais.

Além do estádio em si, é possível conferir o Museu do Futebol, uma atração interessante que abriga uma série de curiosidades sobre o esporte no Brasil e no mundo. Vale a pena visitar e conhecer um pouco mais sobre a nossa maior paixão nacional!

6. Museu de Ciências Naturais PUC-Minas

Por fim, que tal falarmos sobre uma das atrações mais educativas de nossa lista? O Museu de Ciências Naturais é um passeio imperdível para crianças e adultos curiosos que não tenham o menor interesse em parar de aprender. A principal atração do local são os fósseis super conservados de dinossauros.

Além deles, há uma série de outras espécies fossilizadas em exposição no museu, como o tigre dente-de-sabre. As visitas são guiadas e, durante as excursões, é possível aprender muito sobre a natureza e a história do nosso planeta.

Como podemos ver, opções de lazer em BH não faltam, não é mesmo? É possível encontrar atrações para toda a família nessa cidade incrível. Não importa se você é um turista ou um morador do município, temos certeza que se divertirá muito com as opções apresentadas ao longo de nossa conversa!

Conhece alguém que tem filhos pequenos e mora ou vai visitar Belo Horizonte nos próximos meses? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que essas pessoas também fiquem por dentro das principais atrações turísticas que a cidade oferece para toda a família!

Powered by Rock Convert