ler para os filhos

Por que é importante ler para os filhos? Confira 6 razões!

Você sabia que ler para os filhos traz uma série de benefícios para o crescimento e o desenvolvimento? Além de tudo, esse momento fortalece e reforça os laços afetivos, estimulando a conexão emocional entre vocês. Isso porque os pais acabam demonstrando interesse na criança ao dedicar um tempo exclusivo a ela.

A experiência de proximidade ainda ajuda no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, uma vez que se cria uma atmosfera de união, amor e empatia. Ao compartilhar esses sentimentos com o pequeno, você também o ajuda a enxergar a importância de lidar com as emoções das outras pessoas.

Acompanhe a seguir e entenda qual a importância da leitura e 6 razões do porquê ler para os filhos vale a pena!

Entenda a importância de cultivar o hábito da leitura

Cultivar o hábito da leitura oferece uma série de benefícios, como aumento da empatia, fortalecimento e crescimento da criatividade, redução dos níveis de estresse, entre outros. Ou seja, os impactos positivos valem tanto para o corpo quanto para a mente. 

Para as crianças, as vantagens são ainda mais relevantes, uma vez que elas apresentam melhora no funcionamento do cérebro, desenvolvimento do senso crítico, ampliação do conhecimento e enriquecimento do vocabulário. A leitura, portanto, é benéfica para pessoas de todas as idades e níveis de ensino. 

É importante que os pais incentivem o hábito desde cedo em casa, seja lendo um livro para entreter, seja para instruir sobre algum assunto. Outra forma interessante de estimular é deixar algumas obras do interesse do pequeno à disposição, caso ele queira ler sozinho.

Na educação infantil, a leitura representa um dos pilares da formação do conhecimento e do desenvolvimento do aluno. No entanto, o hábito da leitura deve acompanhar o processo de aprendizagem psíquico e intelectual, por isso, é fundamental que os familiares compreendam os estágios que caracterizam o relacionamento do filho com os livros. 

Por exemplo, até os dois anos, a criança não interage tão ativamente com as palavras. Já entre os dois e três anos, ela começa a entender melhor cada contexto e relaciona o que está sendo ouvido com a sua própria rotina. Entre os três e seis anos, o pequeno já pode identificar os livros como uma forma de lazer e diversão.

Descubra por que vale a pena ler para os filhos

A leitura feita pelos pais em casa funciona como um potente incentivo, principalmente nos anos iniciais da infância. Nos primeiros anos de alfabetização, por exemplo, o cérebro da criança já começa a criar sinapses que influenciam diretamente o seu desenvolvimento. 

Ler para os filhos é vantajoso por inúmeros motivos, como ampliação do repertório linguístico e da habilidade de transmitir e captar ideias. A seguir, confira 6 razões que explicam por que a leitura é tão interessante para o crescimento do seu filho.

1. Estímulo à imaginação

A leitura estimula o cérebro ao raciocínio lógico e à imaginação, uma vez que a criança é lançada para realidades diferenciadas onde descobre palavras, associa ideias e acumula saberes. Assim, o pequeno adquire a capacidade de criar cenários e imaginar com riqueza o que está transcrito no livro.

Tal habilidade pode ser levada para toda a vida e é bastante valorizada na fase adulta. No mercado de trabalho, por exemplo, a imaginação auxilia a pensar em soluções para diferentes situações. 

2. Auxílio na expressão de emoções

As histórias infantis, as fábulas e os contos da infância são excelentes opções para despertar nas crianças emoções e sentimentos, o que ajuda significativamente na expressão socioemocional.

Alguns livros também podem auxiliar os pequenos a pensar e a se importar com as outras pessoas, ensinando sobre ética e empatia. Em geral, os livros infantis sempre apresentam alguma lição, e muitas vezes ela é levada para a vida adulta.

3. Aumento do vínculo entre pais e filhos

O simples ato dos pais lerem em voz alta já pode ajudar a tranquilizar o filho. Além disso, esse ato atua no desenvolvimento cerebral e faz com que os mais novos identifiquem a voz dos familiares e a tenham como referência.

O momento da leitura também traz aconchego, senso de cuidado e carinho, que naturalmente a criança associa à presença dos pais. Isso ainda faz com que o pequeno sinta grande prazer na ocasião, relacionado a leitura a bons sentimentos.

4. Melhor desenvolvimento da linguagem

Quando você lê em voz alta para o seu filho, ele passa a compreender mais rapidamente as palavras, aprimorando significativamente a leitura e a fala. Com isso, o pequeno passa a ter um melhor desenvolvimento da linguagem como um todo.

Quanto mais cedo a criança cria o hábito da leitura, mais vocabulário ela pode ter para assimilar e armazenar no cérebro. Só é importante escolher obras que apresentem um nível de complexidade adequado à sua idade.

5. Desenvolvimento do senso crítico 

A leitura permite o desenvolvimento do senso crítico, uma vez que o pequeno acaba ampliando o seu repertório cultural, ou seja, passa a perceber que existem outras realidades diferentes da sua. As histórias e os contos, por exemplo, apresentam conteúdos que o fazem imaginar outros contextos.

Essa também é uma maneira do seu filho explorar temas de que gosta e sente interesse, possibilitando uma comunicação mais consistente com o mundo ao redor.

6. Ampliação do conhecimento

Sem dúvidas, uma das vantagens mais relevantes da leitura é que o ato possibilita uma experiência que não se limita apenas às páginas dos livros. Mais do que tudo, é uma forma de estimular a criança a explorar e a descobrir novos mundos de ideias e opiniões, impactando diretamente o seu conhecimento.

A cada leitura o pequeno aprende algo novo e pode trabalhar a imaginação e a sensibilidade. O que ocorre é que o conhecimento só tende a aumentar com o passar dos anos.

Viu só como é importante ler para os filhos no dia a dia? Para adotar esse hábito no cotidiano da criança, é interessante também comprar e ter à disposição em casa alguns livros do interesse dele. As obras podem ser de diversos gêneros, como contos, ficções, histórias, animações, entre outros. 

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e saiba também como estimular o hábito de leitura do seu filho!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.