localização da escola

Como a localização da escola pode influenciar o processo de aprendizagem?

Para pensar a importância de fazer uma boa escolha na hora de matricular seus filhos, vários critérios são geralmente levados em consideração, como o valor da mensalidade e a reputação da instituição de ensino. Dentre os critérios, também não podemos nos esquecer da localização da escola, que apresenta um grande impacto no processo de aprendizagem.

As crianças e os jovens passam boa parte do tempo na escola, e é comum que várias vezes eles apresentem dificuldades de aprendizado que não têm motivos muito evidentes. Em uma investigação mais rigorosa, os pais podem perceber que a distância ou a própria localização da escola é a grande questão.

Para discutir isso mais a fundo, acompanhe a leitura deste post e entenda como a localização impacta o processo de aprendizagem. Mas, antes, precisamos situar esse critério ao lado de outros também muito relevantes para a educação.

Quais são os principais fatores que afetam a aprendizagem?

Aprender vai muito além da simples tarefa se sentar e folhear um livro ou assistir a uma videoaula. Vários fatores, muitos fora do próprio controle do aluno, interferem nesse processo, principalmente os fatores relacionados às condições oferecidas pela escola. Confira quais são eles a seguir.

Infraestrutura

A infraestrutura escolar é composta por desde itens básicos, como o fornecimento de energia elétrica e limpeza, até questões mais complexas, que envolvem salas de aula confortáveis e bem equipadas, além de locais de convivência bem estruturados, como brinquedotecas, parques e pátios. Tudo isso deve agir em prol de um ambiente estimulante e agradável.

Preparação dos professores

Professores bem qualificados se atualizam constantemente para melhorar suas práticas pedagógicas, manter relações de respeito em sala de aula e ajudar os alunos. Como as crianças e os jovens estão em fases de intensa construção do caráter, o domínio dos professores com os assuntos e a experiência transmitida na abordagem deixam os alunos mais confortáveis e confiantes para aprender.

Motivação dos alunos

Embora todo processo de aprendizagem seja desafiador, o normal, principalmente para as crianças pequenas, é que haja uma motivação para estar no ambiente escolar e se inteirar com as atividades realizadas pela instituição. Contudo, é um processo que depende do interesse que os pais demonstram na ida.

Localização

O local onde a escola está situada define, em grande medida, suas relações com as pessoas e as situações de aprendizagem. Isso porque toda instituição de ensino se encontra inserida no seu contexto social mais imediato, que influencia fortemente as relações de ensino e aprendizado dentro das salas de aula. Saiba mais no próximo tópico.

Como a localização da escola influencia a aprendizagem?

Veja, logo abaixo, os principais impactos da localização da escola na aprendizagem dos seus filhos.

Segurança do bairro atrai profissionais qualificados

No Brasil, escolas situadas em áreas de alto risco e vulnerabilidade social têm estruturas de baixa qualidade e atraem professores com uma formação mais precária. É uma diferença que se reflete no desempenho dos alunos, que tende a ser mais alto quando as escolas são situadas em bairros mais seguros, geralmente na zona urbana da cidade.

Tempo curto de trajeto diminui o estresse do aluno

Sabendo que o aluno passa boa parte do tempo na escola, a sua disponibilidade no resto do dia deve ser utilizada de uma maneira agradável. Isso pode ser garantido com mais facilidade quando ele não precisa passar muito tempo no trajeto entre a escola e a sua casa, diminuindo o risco de sofrer com o estresse dos engarrafamentos.

Proximidade facilita a participação em atividades extracurriculares

Atividades extracurriculares são fundamentais para dinamizar a rotina escolar. São oportunidades de aprender assuntos a partir de meios diferentes do tradicional, além de fortalecer a relação com professores e demais colaboradores. Infelizmente, muitos alunos não podem comparecer a esse tipo de evento por conta da distância do lugar onde moram.

Possibilidade de adotar metodologias de ensino mais atrativas

As escolas que conhecem e exploram os potenciais da sua comunidade têm a chance de ampliar a qualidade das oportunidades de aprendizagem. Os dilemas do bairro, por exemplo, podem ajudar na contextualização de problemas sociais vistos em disciplinas como história ou sociologia.

Além disso, influencias culturais do entorno da escola podem servir como ótimas fontes para criar metodologias de ensino atrativas para os alunos. Questões ligadas ao comércio local também podem ajudar no processo de ensino e aprendizado: a parceria com uma loja de tinta, por exemplo, permite que a escola garanta atividades com pintura.

O que considerar na hora de escolher uma escola?

Você percebeu que a localização da escola é um dos critérios que interfere fortemente na qualidade da aprendizagem dos alunos. Agora, vamos explicar para você outros pontos que podem ser considerados na hora de buscar uma instituição de ensino para seus filhos. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Transparência na comunicação

É importante ficar de olho nos canais de comunicação que a escola dispõe para a relação com os pais, assim como as atividades que visam aproximar a família do ambiente escolar, como reuniões e convites para apresentação de trabalhos, por exemplo.

Outro fator que atesta a transparência é a facilidade para consultar dados como as últimas aprovações das escolas nos principais vestibulares e investimento na infraestrutura. Também não se esqueça de perceber se os colaboradores tiram todas as dúvidas com total honestidade.

Mensalidade

Confira se a escola é acessível do ponto de vista financeiro, ou seja, se garante formas variadas de pagamento da matrícula e das mensalidades. Além disso, veja se os preços, de acordo com os horários, não estão muito acima da concorrência local.

Opinião dos futuros alunos

A opinião das crianças e dos jovens também é de suma importância na escolha de uma boa instituição de ensino, independentemente da idade. A escola será onde eles passarão boa parte do tempo, então, é importante incluir o futuro aluno nessa decisão.

Neste post, fica claro que a localização da escola, assim como outros fatores, é de fundamental importância para um processo bem-sucedido de ensino e aprendizagem. Aliado aos cuidados para considerar a escolha de uma escola, é preciso que o relacionamento entre a família e a instituição de ensino seja fortalecido de ambos os lados.

O Colégio Arnaldo Anchieta está localizado em um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte. Somos hoje uma instituição que carrega a tradição em sua marca como base para inovação e pioneirismo. Para você conhecer nossa infraestrutura, proposta pedagógicas e questões curriculares, acesse nosso site e entre em contato!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.