Mantendo o equilíbrio emocional

Acreditar apenas naquilo que é ruim e ressaltar somente as dificuldades são duas atitudes que podem inflar o estado de pessimismo.

Temos que nos centrar no reconhecimento das potencialidades típicas de cada situação que vivemos, para que possamos desenvolver as multiplicidades de experiências como a fé, a solidariedade, a mudança de perspectiva e a valorização da vida.

Estamos em um tempo de novos aprendizados.

Siga uma rotina

Vale a pena seguir uma rotina parecida com aquela a que você está acostumado em situações normais, ou seja, levantar-se cedo, alimentar-se bem e no horário adequado, manter – em casa –  atividades físicas regulares… Tudo isso contribui para o fortalecimento do nosso equilíbrio emocional. Fique atento, também, para que as atividades não se acumulem. A disciplina diária com os afazeres nos ajudará na retomada de nossa rotina no retorno à vida normal, o que nos trará, sem dúvida, uma sensação de segurança em tempos de incerteza.

Defina um local de estudos e de trabalho

A escolha de um lugar tranquilo, seja para os estudos, seja para o trabalho, além de necessária,  é importante para nos manter centrados em nossos objetivos.

Rotina das atividades escolares

Faça pequenas pausas, semelhantes às que teria na escola. Não se preocupe com notas ou aprovação, neste momento. O importante, agora, é manter o ritmo e nossa mente mais tranquila, com menos ansiedade.

Texto da Psicóloga Escolar Andréa Cattony, Orientadora Educacional do Ens. Fundamental anos finais e Ensino Médio do Colégio Arnaldo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.