matemática no enem

Saiba quais são os 6 principais tópicos de matemáticas que caem no Enem

As questões de Matemática no ENEM têm um peso muito grande na nota final de um candidato. Estar por dentro dos principais assuntos abordados nessa área do conhecimento é um passo fundamental para ter uma preparação assertiva e correr para tirar as dúvidas. Neste post, separamos os 6 tópicos que mais aparecem nas questões de Matemática.

É a área do conhecimento em que os candidatos cometem mais erros. Por isso, aqueles que conseguem acertar um bom número de questões geralmente se destacam com uma nota acima da média. Com os resultados obtidos nas outras áreas, isso pode ser o diferencial que ajuda a conquistar uma vaga no ensino superior.

Principalmente em vagas com pesos em exatas, conseguir uma boa nota em Matemática será crucial. Para ajudar nesse desafio, vamos explicar neste post algumas dicas para estudar 6 temas que mais caem nessa área do conhecimento. Aproveite!

1. Grandezas proporcionais

Tudo que pode ser medido é considerado uma grandeza em Matemática. A relação entre as grandezas é proporcional quando encontramos igualdade entre duas razões diferentes. Para fazer esse cálculo, você precisa aplicar uma regra de três, fórmula que faz parte da resolução de quase todas as questões de Matemática no ENEM,

Dentro de grandezas proporcionais, não se esqueça de estudar a diferença entre grandeza diretamente proporcional e grandeza inversamente proporcional.

  • grandeza diretamente proporcional: quando a grandeza de B aumenta na mesma proporção que a grandeza de A. Da mesma forma acontece com a diminuição: quando a grandeza de B diminui, a de A acompanha com o mesmo número;
  • grandeza inversamente proporcional: nesse caso, conforme uma grandeza aumenta em X, a outra diminui na mesma proporção. Por isso, trata-se de uma relação inversa.

Uma dica para estudar grandezas proporcionais é começar com a resolução de questões mais fáceis. Não adianta começar com questões complexas, pois você não conseguirá resolvê-las e se sentirá mais desmotivado para estudar.

2. Progressão aritmética

Progressão aritmética (PA) é um dos temas clássicos quando falamos de Matemática no ENEM. Por isso, é importante sempre estar preparado para ela. São, na maioria das vezes, questões de nível fácil, que podem ser respondidas com rapidez para que você use o tempo extra em assuntos mais complexos.

Uma progressão aritmética é simplesmente uma sequência numérica em que os termos usados possuem uma relação entre si. Essa relação se chama Razão e é simbolizada por “r”. O “r” é a diferença entre qualquer termo da sequência numérica e o termo que está logo atrás.

As questões que envolvem PA no ENEM geralmente não demandam cálculos complexos. Portanto, na hora de treinar esse assunto em casa evite usar calculadora. Se você quer realmente mandar bem em Matemática no ENEM, deve esquecer a calculadora e começar a fazer os exercícios usando apenas o seu raciocínio lógico, caneta e papel.

3. Funções

Na prova do ENEM de todos os anos encontramos questões sobre Funções, que geralmente apresentam gráficos e tabelas, em meio a enunciados que podem causar alguma confusão. As questões mais comuns envolvem funções do 1° e 2° grau. A função do 1° grau também é chamada de função afim e é definida pela fórmula: f(x) = ax + b.

Já as funções do 2° grau são chamadas de funções quadráticas, representadas pela seguinte fórmula: f(x) = ax² + bx + c. Uma característica interessante é que as funções do 2° grau também compõem geralmente as questões de física. Então, vale a pena resolver questões desse assunto com muita frequência na preparação.

Nossa dica é resolver questões até o ponto de absorver as fórmulas das funções. Evite simplesmente decorá-las ou anotá-las em algum lugar. Aproveite para pegar provas do ENEM dos anos anteriores que envolvem esse assunto e treinar bastante.

4. Probabilidade

Outro assunto clássico em Matemática no ENEM é Probabilidade ou “P(A)”. As questões envolvem, na maioria das vezes, os conceitos de probabilidade condicional e de eventos simultâneos. De maneira geral, o cálculo de “P(A)” envolve a seguinte fórmula: “P(A): n(A) / n (Ω)”. Cada um desses símbolos tem um significado:

  • P(A): a probabilidade de o evento A ocorrer;
  • n(A): número de elementos de A;
  • n (Ω): número de elementos do espaço amostral Ω.

A probabilidade condicional calcula a probabilidade condicional de B em relação a A: “P(B | A) = P(B A) / P(Ω)”. A probabilidade de eventos simultâneos calcula a chance de dois eventos acontecerem simultaneamente ou sucessivamente: “P(B A) = P(A | B) . P(B) = P(A | B) . P(A)” ou simplesmente “P(B A) = P(A).P(B)” .

Nesses casos, é importante ler com muita atenção o enunciado para saber qual fórmula você precisa usar no cálculo.

5. Geometria espacial, plana e analítica

Geometria é um dos principais assuntos de Matemática no ENEM, por isso, não pode ficar de fora de uma rotina de resolução de exercícios. O primeiro passo para entrar nesse assunto sempre são os conceitos básicos de geometria plana, como ponto, retas, planos e posições relativas entre eles.

Também é importante começar pelos conceitos mais simples da Geometria especial, como ponto, reta, plano e espaço e as definições de formas geométricas básicas, como poliedros, poliedros convexos, prismas, pirâmides e muito mais. Tendo um conhecimento sólido do básico, fica mais fácil partir para a geometria analítica.

6. Gráficos e tabelas

Gráficos são uma representação que procura estabelecer relações lógicas sobre um conjunto de dados. Junto com as tabelas, temos duas exigências para fazer uma boa prova do ENEM, não só em Matemática e suas tecnologias, pois encontramos gráficos e tabelas nas questões de física, química, português etc. Treine a interpretação dessas representações para não ter grandes dificuldades na hora da prova.

Agora que você já conhece os principais assuntos de Matemática no ENEM, é hora de montar uma rotina de estudo para o vestibular. Na reta final, é importante dar mais atenção à resolução de questões, principalmente em simulados para o ENEM. Isso vai ajudar você a se familiarizar com o formato do exame e, assim, alcançar o resultado esperado!

Gostou das informações que encontrou até aqui? Assine a newsletter do Colégio Arnaldo para ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos e ajudar na educação dos seus filhos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.