Seus filhos sentem dificuldade para lidar com números na escola, mas você não sabe o que fazer para os incentivar a estudar ainda mais? Não precisa se preocupar: este texto ajuda os pais a impulsionar o aprendizado de matemática para crianças com ferramentas criativas ao usar uma linguagem apropriada para cada etapa escolar — da infância à adolescência.

Além disso, você entenderá qual a importância de desenvolver habilidades nessa área exata e conhecer 9 aplicativos — a exemplo de iMathematics, Rei da Matemática, Math is Fun, eQuebes, Os super-heróis da matemática e Matemática Elementar — cuja tecnologia deixa a educação dos pequenos mais agradável e divertida. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que desenvolver habilidade em matemática?

Há muitas queixas dos alunos do ensino fundamental e médio em relação à matemática, porém, é preciso ter em mente a importância dessa disciplina não apenas para o currículo escolar, mas também para adquirir conhecimento em outras áreas.

Habilidades em matemática são aprendidas principalmente no colégio de maneira formal. Contudo, a interação com outras pessoas, a observação do mundo e as práticas diárias com operações contribuem para o desenvolvimento de competências numéricas, que não devem ser vistas como restritas a uma pequena parcela de estudantes e, muito menos, aos considerados gênios.

Para se ter ideia, os números, os problemas matemáticos e a geometria estão por toda parte, do nivelamento do solo da rua às negociações dos feirantes, passando pelo mercado de ações e a metragem dos cômodos da casa. Explicar aos pequenos que essas habilidades extrapolam os muros da escola é essencial para fazê-los compreender a importância da matéria na vida.

Por outro lado, muitos pais não contam com os benefícios da era digital para reverter o problema de atenção dos filhos aos números. Na verdade, há formas criativas para a família incentivar o estudo matemático, seja com vídeos na internet ou jogos interativos no celular. O importante, em todo caso, é compreender as dificuldades do jovem e buscar soluções que tenham a ver com o perfil de aprendizado dele.

Quais são os benefícios da matemática para o desenvolvimento da criança?

Resolver um problema sem a ajuda dos pais ou do professor é um dos maiores prazeres dos alunos. A matemática, nesse sentido, faz a diferença quando o assunto é desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, independentemente do ano escolar que se encontram.

Assim, quando a criança alcança sozinha uma solução para questões ou problemas apresentados em sala de aula e nas demais atividades, ela se sente muito mais estimulada para continuar aprendendo. Isso traz uma dose importante de autoconfiança, principalmente em relação à aquisição do conhecimento.

Pensando nisso, listaremos a seguir, os maiores benefícios que o ensino de matemática oferece para a educação dos pequenos.

Raciocínio lógico, psicomotor e espacial

Para entender os conceitos e as fórmulas matemáticas, é necessário deixar as distrações de lado e se dedicar inteiramente para desenvolver o raciocínio lógico, psicomotor e espacial. Este aspecto cognitivo é fundamental para resolver problemas lógicos envolvendo as funções executivas, como organização, melhora e atenção.

Capacidade de resolução de problemas

Ter a capacidade de resolver problemas possibilita que a criança mobilize conhecimentos e desenvolva o entendimento de informações que estão ao seu alcance. Assim, aprender estratégias ainda auxilia o aluno para que ele seja capaz de enfrentar as situações também em outras disciplinas escolares, criando um aprendizado integral que inclui outras áreas do saber.

Autonomia

No pensamento matemático, a participação mental ativa e a autonomia faz com que o pequeno construa o conhecimento por si próprio. Isso estimula a compreensão e ainda contribui para a superação de obstáculos, tanto na matemática quanto em outras matérias da grade curricular proposta pela escola.

Esse aspecto também pode proporcionar o protagonismo em relação ao próprio aprendizado, fazendo com que a criança seja autossuficiente nos estudos.

Independência

Outra vantagem que o ensino matemático oferece é a independência intelectual do aluno. Isso porque ele é encorajado a trabalhar o raciocínio e todos os outros aspectos relacionados à disciplina. O que representa um ganho enorme para a motivação escolar, pois o estudante percebe que não necessita sempre de ajuda para resolver as atividades e problemas repassados em sala de aula.

Quais aplicativos ensinam matemática para crianças?

Até o momento, você entendeu por que é tão importante se dedicar ao estudo da matemática para desenvolver habilidades essenciais, mas como a tecnologia pode ajudar? Sem dúvidas, os atuais recursos são uma reforço a mais para educadores, pais e gestores escolares, que acabam ganhando em relação à autonomia e independência dos jovens.

Aplicativos gratuitos ou em versão paga em lojas virtuais, oferecem uma saída para a garotada aprender brincando. Utilizar a tecnologia, portanto, é uma forma interessante de despertar a curiosidade, a atenção e, também, o prazer no aprendizado.

A seguir, listamos 9 opções de apps que são excelentes para ensinar matemática para crianças!

1. Math is Fun

Math is Fun em inglês significa “matemática é divertida”. Esse aplicativo é destinado às crianças na primeira fase de aprendizado matemático (pré-escolar), na qual se começa a reconhecer os números, a ordená-los e a fazer pequenas operações.

Com download gratuito na App Store, a ferramenta utiliza muitas cores, formas e desenhos para chamar a atenção da garotada.

2. eQuebes

Saindo da pré-escola e entrando na idade escolar, as crianças começam a resolver algumas equações e, com a ajuda do eQuebes, elas terão que lutar contra o tempo em um jogo de números estimulante! O aplicativo tem um formato parecido com um quebra-cabeça e oferece recursos para visualizar o crescimento das habilidades matemáticas do usuário. O download também é gratuito na App Store.

3. Rei da Matemática

O Rei da Matemática dá uma mãozinha para estudantes no ensino fundamental 1 e 2, disponibilizando problemas interativos sobre adição, geometria e até frações.

Grátis na App Store, a ferramenta inicia o usuário como agricultor e passa, com o acúmulo de pontos, aos diferentes níveis (são dez ao total). Os pequenos podem, ainda, jogar com coleguinhas online e tornar a brincadeira ainda mais estimulante.

4. Os super-heróis da matemática

Aplicativo ideal para vencer o pavor em relação à matemática, pois tira a rigidez dessa disciplina para levar os pequenos ao mundo encantado e superpoderoso dos números. Com download a R$ 7,90 na App Store, o software encantará a garotada com figuras geométricas e uma série de exercícios para multiplicar, dividir, somar e subtrair.

5. PieQuest

Essa aplicação para crianças na idade escolar se divide em dois modos: o jogo (com problemas matemáticos) e o puzzle, com quebra-cabeças para quem quer relaxar um pouco antes de voltar para os estudos.

Disponível em versão paga para Android e iOS, o app usa desenhos animados para atrair as crianças e promete uma experiência divertida.

6. Math Bingo

É difícil encontrar quem não goste de bingo e esse aplicativo uniu essa paixão ao ensino de matemática! O Math Bingo tem um design lúdico e soluções para a garotada treinar as quatro principais operações matemáticas (somar, subtrair, dividir e multiplicar).

A opção está disponível gratuitamente no Google Play.

7. iMathematics

O iMathematics é um dos melhores aplicativos para quem quer estudar matemática de uma forma divertida. O software apresenta mais de 70 conteúdos para crianças e adolescentes se prepararem para as provas.

Com revisão constante dos problemas, o app é ideal para quem lê em inglês e está disponível na versão gratuita e paga para Windows Phone, Android e iOS.

8. Matemática elementar

Da teoria dos conjuntos às funções, passando pelos produtos notáveis e os intervalos, o Matemática Elementar promete deixar os estudantes loucos pelo estudo dos números com uma plataforma gratuita (disponível no Google Play) e em português. Indicado para alunos do ensino fundamental 2 e do ensino médio.

9. Geocon HD

Para se encantar pelo universo de círculos, triângulos e linhas, o Geocon HD (aplicativo para ensino de geometria) é um dos mais indicados. Com um layout interativo, que permite mudar a perspectiva do jogo enquanto o usuário gira a tela, o game para iOS se divide em níveis, do básico ao complexo, seguindo temas que são aprendidos na escola.

Para que o seu filho tenha acesso a um aprendizado de qualidade, contando com todos os recursos didáticos essenciais para um ensino eficiente, é imprescindível investir em um colégio que utilize tecnologia para mediar e facilitar a matemática na infância e adolescência.

Até porque, estando cada vez mais presente na realidade social e comunicativa dos pequenos, a tecnologia ainda é capaz de oferecer melhores resultados na transmissão do conhecimento. Sendo assim, a escola pode buscar por ferramentas e aplicativos para incentivar e estimular a metodologia já empregada pela instituição, tendo muito mais chances de obter sucesso educacional e atingir as metas de ensino.

Neste conteúdo, você descobriu que a matemática para crianças é essencial para o desenvolvimento de habilidades no dia a dia. Fora isso, para vencer o temor pela disciplina, alguns apps oferecem suporte com questões que se adéquam ao nível de aprendizado do jovem e prometem transformar o mundo dos números em um verdadeiro paraíso.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e veja também como o uso da tecnologia tem transformado a educação!

Powered by Rock Convert