A hora de fazer a lição de casa é, muito comumente, um problema. Muitas crianças não se interessam nem um pouco por esse processo, o que é extremamente compreensível: afinal, por que continuar estudando em nossos lares, quando acabamos de deixar o ambiente do colégio?

A participação dos pais (e de toda a família, independentemente de qual seja a sua configuração) é fundamental para auxiliar crianças e adolescentes nesse processo tão importante para a fixação do aprendizado. Esse incentivo, por sua vez, se mostra importantíssimo para a execução das tarefas e a criação do hábito.

Pensando nisso, elaboramos um texto com o objetivo de discutirmos a importância e a necessidade das lições de casa, além de mostrar algumas dicas importantes para tornar esse processo um pouco mais simples para todos os envolvidos. Boa leitura!

Qual é a importância da lição de casa para o aprendizado?

Infelizmente, muitas pessoas não dão o devido valor para a execução das lições de casa. Elas são vistas, por muitos, como uma perda de tempo. No entanto, têm um papel crucial na construção do conhecimento, em sua fixação e também no desenvolvimento de habilidades importantes, como a autonomia dos estudantes.

No momento da realização das tarefas para casa, é feita uma revisão completa do conteúdo visto em sala. Com isso, é possível testar os conhecimentos adquiridos em classe, elaborar questões referentes ao tema e, posteriormente, levá-las ao professor.

Todo conhecimento é construído com base no questionamento e no processo de tentativa e erro. Assim, ele é fixado de maneira muito mais completa, já que muitas vezes apenas assistir a aula não é o bastante para um aprendizado realmente eficaz.

Por que os pais devem participar desse processo?

A participação dos pais na educação de seus filhos é algo indispensável. Além de estreitar os laços e fortalecer o relacionamento entre as partes, esse tipo de atitude ajuda na construção do conhecimento dos alunos e deixa seus familiares mais inteirados do que está acontecendo na escola.

Outra vantagem da participação dos pais (e de qualquer familiar) nesse processo é a motivação. Embora um dos objetivos desse tipo de atividade seja o desenvolvimento da autonomia, caminhar ao lado dos pais é sempre uma boa pedida e, com isso, os estudantes se sentem mais seguros para responder e também para elaborar questões sobre o conteúdo.

Além disso, a discussão dos tópicos é quase sempre benéfica, desde que os familiares não ofereçam respostas prontas. É interessante estimular o pensamento crítico por meio de perguntas interessantes, que façam com que o aluno realmente revise aquela matéria durante as lições de casa.

Quais são as melhores dicas para facilitar a execução das lições de casa?

Agora que já conhecemos a importância das tarefas para casa e também sabemos os motivos pelos quais a família deve participar desse momento de maneira mais ativa, que tal conferirmos dicas práticas para tornar isso possível? Veja algumas delas a seguir!

Organize os horários da criança

A organização de uma boa rotina de estudos é o primeiro passo para uma lição de casa bem-feita e realmente proveitosa. Afinal, com horários bem definidos se torna muito mais fácil realizar as tarefas com atenção redobrada.

Os responsáveis pelo jovem, independentemente de sua idade, podem contribuir com a elaboração de um cronograma detalhado. Nele, o horário destinado para as lições de casa deve ser respeitado. Além disso, outros horários (como o das refeições e o momento de dormir) também precisam estar listados.

Crie um bom ambiente de estudos

Um ambiente de estudos bem planejado faz toda a diferença na hora da lição de casa. Além de contribuir para o hábito de estudar periodicamente, ter um espacinho para chamar de seu ajuda no estímulo e na vontade de realizar as tarefas.

Esse local precisa ser confortável, bem iluminado e conter tudo aquilo que a criança necessita para fazer suas lições. As ferramentas precisam estar dispostas sempre ao alcance de suas mãos, para evitar distrações e perda de tempo ao procurar um item necessário.

Participe das tarefas

A participação efetiva da execução das atividades também é algo muito importante. Isso, é claro, não significa que as respostas devem ser dadas de bandeja. Estimule o questionamento do jovem e faça com que perguntas pertinentes sejam elaboradas sobre o conteúdo.

Além disso, é liberado responder perguntas caso você conheça a resposta, desde que isso não faça com que o resultado final seja descoberto. Lembre-se de atuar como um guia, mas deixe a criança construir o próprio pensamento e chegar em suas conclusões.

Dialogue sobre a importância das lições

Muitas vezes, o desinteresse das crianças tem tudo a ver com a falta de respostas sobre determinado assunto. Afinal, eles são naturalmente curiosos e é comum que a sua atenção divague com uma certa frequência. Por isso, conhecer as razões pelas quais as coisas são feitas é fundamental para o engajamento.

Nesse contexto, nota-se o quão importante é conversar com os pequenos (e também com os adolescentes) sobre a importância das tarefas de casa e a sua função. Mostrar que levar esse momento a sério pode fazer toda a diferença nos estudos é sempre uma boa alternativa para torná-los mais participativos no processo.

Realize passeios que conversem com os conteúdos vistos

Por fim, uma maneira interessante de participar das lições de casa e, ao mesmo tempo, divertir os jovens é realizar passeios que tenham a ver com os conteúdos vistos, como a visita aos museus e exposições. Além dessa ser uma forma sutil de recompensa, pode ajudar na fixação de matérias e, até mesmo, na interdisciplinaridade dos temas.

Outra vantagem desse tipo de estratégia é a experimentação de um bom tempo em família, estreitando os laços e fazendo com que todos participem da vida escolar dos jovens de maneira criativa e interessante.

Gostou de conhecer a importância da lição de casa e dicas essenciais para participar desse momento na vida escolar de seu filho? Com apenas algumas mudanças de hábito e adequações na rotina, é possível tornar esse momento muito mais divertido e potencializar o aprendizado das crianças e dos adolescentes!

Para complementar ainda mais o seu conhecimento sobre a educação dos jovens, que tal conferir outro post interessante? Nosso texto sobre como lidar com filhos desobedientes pode ser muito útil para você e para a execução de lições de casa. Boa leitura!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert