A expansão da tecnologia trouxe muitas mudanças para a sociedade. Com isso, é importante que a educação também se transforme e se modernize. Uma das alternativas para desenvolver as habilidades exigidas pelo mercado na era digital é a metodologia do projeto Mind Makers.

A proposta é que as crianças e os adolescentes consigam aprender sobre o pensamento computacional enquanto constroem os conhecimentos das outras matérias escolares. Isso pode acontecer de maneira natural e divertida, com muitos benefícios educacionais.

Quer entender mais sobre esse projeto e como ele beneficia a educação? Continue a leitura para conferir!

O que é o Mind Makers?

O Mind Makers é uma editora educacional que considera que o ensino precisa ser transformado. Por isso, busca aliar o aprendizado regular ao pensamento computacional. Dessa maneira, torna a tecnologia uma ferramenta prática para a construção do conhecimento e para a solução de problemas na rotina escolar.

Com o uso cotidiano de diversas tecnologias, de forma prática e natural, é possível otimizar o ensino e ajudar os jovens a dominarem o pensamento computacional, o que é muito importante para o mercado de trabalho.

A metodologia do Mind Makers conta com dois grandes movimentos, que prometem ótimos resultados e têm reconhecimento internacional. Conheça-os.

Movimento CODE

O movimento CODE propõe que os alunos aprendam sobre programação, mesmo para crianças. Ele pode ser aplicado a partir dos 7 anos e permite que os alunos aprendam a dominar a tecnologia e criar diversas soluções. Isso acontece de forma divertida e estimulante, para que os estudantes se tornem motivados e envolvidos com os conteúdos.

Além de ajudar a construir uma importante base para o futuro, pode também colaborar com o aprendizado de outras matérias e na formação pessoal de maneira geral. Assim, são estimuladas as habilidades de raciocínio que ajudam na resolução de problemas complexos.

Movimento Maker

Associado ao movimento CODE está o movimento Maker. Como o nome sugere, está relacionado às habilidades de criar, construir, consertar e personalizar. Por meio do uso da tecnologia, os alunos são convidados a virarem verdadeiros criadores de todos os tipos de soluções.

É uma oportunidade de aprender na prática sobre os conceitos que são estudados e consolidar, assim, os seus conhecimentos. Isso é importante para desenvolver a criatividade e a autonomia.

Qual a importância do pensamento computacional na educação?

Além de ser uma exigência do mercado de trabalho e da vida moderna, o pensamento computacional também pode contribuir muito para a educação. Nesse sentido, é importante destacar que a tecnologia é uma realidade em nossa vida e, com isso, ela precisa ser usada como maneira de aprimorar o sistema de ensino.

Assim, as escolas podem usar esses recursos para tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes. Isso porque os jovens da atualidade têm acesso a muitas fontes de informação, o que torna mais difícil captar a sua atenção e fazer com que eles se envolvam nas aulas. Da mesma forma, a tecnologia permite aprofundar mais as aulas e potencializar o aprendizado.

Com isso, o papel do professor precisa ser repensado também. Ele deixa de ser uma figura central e a fonte de todo saber e se torna alguém que estimula, orienta e cria os desafios para o aprendizado. Por meio da experiência prática, os alunos são protagonistas na busca pelo conhecimento.

Dessa forma, o Mind Makers pode contribuir com uma metodologia participativa cuidadosamente formulada para despertar o interesse do aluno e motivá-lo a aprender mais. Além disso, o projeto apresenta um material pedagógico fundamentado e recursos didáticos modernos e eficazes.

Nesse sentido, os estudantes são estimulados a aprenderem mais sobre conteúdos que enriquecem a sua vida prática, por isso, são mais interessantes. Da mesma maneira, são desenvolvidos os conhecimentos e as habilidades que serão fundamentais para o seu futuro.

Quais os benefícios do Mind Makers no Colégio Arnaldo?

O Colégio Arnaldo prioriza o melhor desenvolvimento dos seus estudantes, de maneira a expandir todas as suas capacidades. Assim, a tecnologia é considerada fundamental para esse objetivo, por oferecer soluções para a vida humana.

Por isso, a parceria com o Mind Makers tem o potencial de ampliar o uso de recursos tecnológicos para melhorar o ensino. Conheça alguns dos benefícios que podem ser observados com isso.

Melhora o aprendizado escolar

O aprendizado fica melhor por vários motivos. Além de o pensamento computacional ser contextualizado com as matérias — o que ajuda a ter acesso a novas informações —, as experiências práticas também são importantes para consolidar os conteúdos aprendidos.

Dessa forma, são desenvolvidas habilidades importantes para o aprendizado, como a proatividade, o raciocínio lógico, a criatividade e a organização.

Melhora a colaboração entre os estudantes

Os estudantes são convidados a fazerem trabalhos em equipe, além de criações coletivas. Diferentemente dos trabalhos escolares tradicionais, em que muitas vezes existe pouca participação, quando se trata de programação a ajuda de todos é essencial. Isso é importante para desenvolver a colaboração e também melhora as relações entre os colegas.

Oferece uma vantagem no mercado de trabalho

Por meio do Mind Makers os estudantes têm acesso a uma formação sólida com o pensamento computacional, que permite a solução de problemas por meio da tecnologia. Isso é importante para o seu aprendizado, o que ajuda nos processos seletivos e também oferece uma vantagem significativa no mercado de trabalho, já que esse é um requisito em muitas empresas.

Melhora o uso da internet

Os jovens usam a internet o tempo todo e, com uma boa formação, esse tempo gasto com o uso de tecnologias pode ser mais bem aproveitado. Assim, o seu filho se habituará a usar os equipamentos eletrônicos como ferramenta de estudo ou para criar coisas interessantes.

Como vimos, existem muitas vantagens no bom uso das tecnologias e o Colégio Arnaldo pretende ampliar a formação dos estudantes para as exigências do mundo moderno. Por meio da parceria com a Mind Makers, é possível oferecer um aprendizado ainda melhor para os nossos alunos e, assim, investir no futuro deles.

Quer saber mais sobre as nossas aulas e como a tecnologia é importante para nós? Entre em contato com o Colégio Arnaldo e tire todas as suas dúvidas.

Powered by Rock Convert