Muitos pais não sabem o que fazer com as crianças para tornar as férias escolares mais divertidas. Descubra neste conteúdo 9 museus em BH para levar os filhos, desde o Museu dos Brinquedos até o Espaço do Conhecimento, passando pelo CCBB e o Museu de Ciências Naturais da cidade. O que você está esperando para começar o roteiro de lazer com a garotada? Leia agora mesmo!

Por que é importante levar crianças aos museus em BH?

Previamente ao guia, é importante deixar claro por que acompanhar e incentivar os pequenos a irem aos museus mineiros. Primeiramente, saiba que o espaço ajuda os jovens a respeitar gostos e estilos artísticos diferentes — contribuindo com o conhecimento e o desenvolvimento humano deles.

A princípio, visitar um museu pode parecer coisa de adulto. Porém, o passeio não precisa ser chato! Para melhorar a experiência, conheça previamente o acervo do lugar e explique para o seu filho como as obras e a documentação se articulam com assuntos que ele já descobriu em casa e na escola.

Além disso, o arquivo museológico reúne diversos documentos sobre um tema (desde a história do brinquedo até as principais obras do modernismo, por exemplo) e torna o processo de aprendizagem extraclasse mais prático e lúdico. Bom, que tal mergulhar nessa aventura quanto antes?

Para quais museus levar os filhos em Belo Horizonte?

Você compreendeu que o passeio de férias pode ser muito divertido e informativo com os seus filhos. Para montar o seu roteiro, listamos os melhores museus em BH para ir com crianças, desde o CCBB até o Espaço do Conhecimento.

1. Museu dos Brinquedos

Não é por acaso que começamos o guia por esse local que tem como lema aproximar o lúdico das pessoas! O Museu dos Brinquedos promove uma imersão no mundo infantil e fará pais e filhos lembrarem brincadeiras da juventude, como a bola de gude e a boneca.

Para visitar o local, vá até a Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 10h às 17h. É cobrada taxa de visitação.

2. Museu de Ciências Naturais da PUC

Qual criança não gosta de imaginar o tempo dos dinossauros? Para voltar milhares de anos atrás e sentir de perto a história da ciência natural, inclua esse museu da PUC Minas no seu roteiro!

O acervo conta com fósseis, réplicas de dinossauros e até escavações das cavernas de Minas no século XIX. O espaço está no Prédio 40 da Avenida Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico. Criado nos anos 1980, o museu funciona gratuitamente de terça a sábado, no período das 9h às 17h.

3. Espaço do Conhecimento UFMG

Prédio do século XIX, o Espaço do Conhecimento já abrigou a Secretaria de Estado e hoje pertence à Universidade Federal de Minas Gerais. Com acervo dinâmico sobre o desenvolvimento científico no mundo, o lugar promete levar as crianças ao espaço por meio de projeções audiovisuais.

Leve os seus filhos para o endereço da Praça da Liberdade de terça a domingo, das 10h às 17h, e no sábado, das 10h às 21h. Apenas é cobrada taxa para acesso ao planetário.

4. CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil é um grande pulmão para a arte em Minas Gerais, já que recebe exposições de tempos em tempos. A construção data dos anos 1930 e foi projetada em estilo neoclássico e art décor, com influência direta da arquitetura francesa. Na Praça da Liberdade, o museu abre de quarta a segunda-feira (das 9h às 21h).

5. Museu de Artes e Ofícios

Qual criança não fica imaginando o que quer ser quando crescer? A famosa questão pode levar você e o seu filho ao Museu de Artes e Ofícios de BH, que conta, por meio de documentos e peças, antigas a história do trabalho no país.

Ao todo, mais de 2,5 mil objetos constroem uma memória desde o período colonial até a república. O acervo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, está aberto ao público de quarta-feira a sábado, das 9h às 17h. Às terças-feiras, o horário é das 9h às 21h.

6. Museu de Arte da Pampulha

O MAP é indispensável para quem quer conhecer os projetos de Oscar Niemeyer para o governo Juscelino Kubitschek em BH. Mas a estrutura do prédio, inicialmente pensado para abrigar um cassino nos anos 1940, pode ser um atrativo à parte para as crianças.

Os belos jardins e as diversas cores dos blocos ajudam a garotada a ter criatividade. Na Pampulha, o museu está na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585. Conheça essa importante obra arquitetônica das 9h às 18h de terça-feira a domingo.

7. Museu da Imagem e do Som

O universo da televisão e do cinema pode está mais perto do que você imagina! Para ver a realidade e a história do audiovisual no país, o Museu da Imagem e do Som é a melhor sugestão em Belo Horizonte.

O espaço — que está aberto ao público no horário entre 9h e 17h de segunda a sexta-feira — reúne grande acervo de programa e filmes realizados no estado e em outras partes do Brasil. O prédio se localiza na Avenida Álvares Cabral, 560, no Centro.

8. Museu Mineiro

O Museu Mineiro (na Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários) é uma atração imperdível para conhecer a arte colonial que figurou nas igrejas e importantes casas mineiras nos séculos XVIII e XIX. Com acervo de 2,6 mil peças, o lugar tem mobiliário, pinturas, armas e objetos sacros do Brasil colônia.

Tudo isso em um prédio de estilo neoclássico que está funcionando gratuitamente das 10h às 19h na terça, quarta e sexta-feira. Na quinta-feira o horário é das 12h às 21h e no sábado e domingo, das 12h às 19h.

9. Inhotim

Localizado em Brumadinho, o Instituto Inhotim foi fundado em 2006 e atualmente abriga um dos principais acervos de obras contemporâneas do país. Vale visitar de terça a sexta (9h30 às 16h30) e no sábado e domingo (9h30 às 17h30), apesar de a fazenda ficar a 60 km de BH. Entrada gratuita na quarta-feira e custo de R$ 44 nos outros dias.

Visitar os museus em BH com a garotada pode ser uma experiência lúdica que contribui bastante para o aprendizado de pais e filhos. Neste conteúdo, você descobriu um guia para levar as crianças a 9 lugares em BH, como o Museu do Brinquedo, MIS, CCBB e Espaço do Conhecimento!

Agora que você sabe por que e quais museus em BH visitar com as crianças, deixe um comentário no post e ajude outros pais com dicas de espaços divertidos na capital.

Powered by Rock Convert