As crianças estão em constante desenvolvimento e é importante cuidar para que essa evolução aconteça de forma plena e saudável. Por isso, a natação infantil é uma ótima opção para trazer muitos benefícios aos pequenos, além de ser algo divertido e prazeroso. Logo nos primeiros meses de vida é possível ter contato com as piscinas, já que os bebês têm uma excelente relação com a água.

Ao incentivar os filhos a praticarem esse esporte, os pais ajudam a criar bons hábitos, além de garantirem que os jovens tenham uma rotina mais saudável desde a infância. Isso porque a vida ativa é essencial para todas as pessoas, especialmente para as crianças, já que elas estão em formação.

Neste post mostraremos alguns dos benefícios que a natação infantil traz. Continue a leitura para conferir.

1. Fortalece os músculos e articulações

A infância é uma fase importante de desenvolvimento dos músculos e das articulações, assim como do crescimento dos ossos. O estímulo oferecido pela natação é importante para que essas estruturas fiquem fortes e saudáveis, pois com a prática regular a circulação sanguínea melhora, o que facilita o transporte de nutrientes pelo corpo.

Os benefícios podem ser percebidos ao longo de toda a vida, já que isso reduz o risco de lesões para adultos e também é uma ótima maneira de prevenir problemas como a osteoporose.

Além disso, a natação não tem impacto nos ligamentos e nos tendões, o que a torna mais segura. Dessa maneira, as crianças também têm menos risco de fraturas e quedas em brincadeiras.

2. Melhora a capacidade cardiorrespiratória

Cuidar do coração é importante em qualquer fase da vida. Se isso for feito desde a infância, são maiores as chances de ter o seu funcionamento sempre pleno e saudável. Os movimentos exigidos pela natação estimulam o órgão, o que faz com que ele fique mais forte.

Da mesma forma, os pulmões são mais exigidos e, com isso, a respiração melhora. A criança também aprende a ter maior controle sobre o seu fluxo de ar. Assim, a natação infantil é uma excelente maneira de atenuar e prevenir problemas cardiorrespiratórios. É uma atividade muito recomendada, inclusive, para crianças que sofrem com asma, bronquite, alergias e outros incômodos relacionados à respiração.

3. Ajuda na prevenção de doenças

Como você percebeu, a natação ajuda a prevenir os males do sistema cardiorrespiratório. Mas ainda existem outras doenças que podem ser evitadas com a prática desse esporte, como diabetes, colesterol alto e obesidade. A boa postura e a flexibilidade também são favorecidas, o que evita distúrbios na formação da estrutura óssea.

Da mesma forma, problemas emocionais como ansiedade, estresse e depressão podem ser evitados. Com o aprendizado do controle da respiração e o efeito calmante do contato com a água, as crianças ficam mais tranquilas. Além disso, o exercício fortalece o sistema imunológico, o que é muito importante para evitar vários problemas de saúde.

4. Desenvolve autoconfiança

A autoconfiança é um dos benefícios da natação. Porém, para que ela tenha esse efeito, é importante que as aulas sejam conduzidas de forma lúdica e divertida. Assim, as crianças poderão ser desafiadas pelas atividades e, com isso, perceberão a sua evolução, mas sem que se torne uma competição.

Nesse sentido, o instrutor deve mostrar que a criança é capaz de realizar os exercícios propostos e que é comum não conseguir fazer tudo no começo. É uma forma de aprender a lidar com as dificuldades e compreender a importância de ter empenho.

O professor tem papel central para transmitir confiança para o pequeno. Da mesma forma, os avanços devem ser comemorados e reconhecidos, o que mostra que aquela atividade é positiva e que suas conquistas são importantes.

Essa é uma boa forma de a criança aprender sobre disciplina e dedicação. A natação também pode ajudar na sua socialização, quando ela é feita em grupos nos quais os alunos constroem uma boa relação de afinidade e empatia. Como dissemos, é importante destacar que essa é uma atividade que tem efeito relaxante, o que ajuda a deixar as crianças mais tranquilas e emocionalmente estáveis, além de melhorar o sono.

5. Estimula as habilidades motoras

A atividade física é muito importante para que as crianças cresçam com saúde. Isso deve ser incentivado especialmente como uma forma de equilibrar o tempo que é dedicado ao uso do computador e celular.

Nesse sentido, os movimentos da natação são complexos e dinâmicos, o que é muito bom para o desenvolvimento das habilidades motoras essenciais nos primeiros anos de vida. Com isso, as crianças ficam mais ágeis, com maior noção de espaço e mais velozes.

Os estímulos também são importantes para o desenvolvimento psicomotor, que envolve a afetividade, a sociabilidade, a comunicação, além de se relacionar com o aprendizado. Assim, a prática da natação infantil pode ajudar não só no aspecto físico, mas também no equilíbrio psicológico dos pequenos.

6. Garante segurança em ambientes aquáticos

As crianças que aprendem a nadar ficam mais seguras em ambientes aquáticos, como locais com piscinas ou na praia. De acordo com a ONG Criança Segura Brasil, no nosso país os afogamentos são a segunda maior causa da morte de pessoas entre 0 e 14 anos e estão entre os sete maiores motivos de hospitalização.

Por isso, oferecer aulas com instrutores qualificados é importante para que os pequenos aprendam os cuidados de segurança com a água. É preciso destacar que as crianças jamais devem ficar na água sem a presença de um adulto. As aulas devem ser usadas para a diversão e a brincadeira, mas também para o aprendizado dos cuidados pessoais.

Como vimos, a natação infantil tem muitos benefícios essenciais, que ajudam no desenvolvimento de vários aspectos fundamentais para as crianças. Isso pode ser feito em academias, locais particulares ou também pode ser disponibilizado pela escola. Na Unidade Funcionários do Colégio Arnaldo os alunos utilizam a piscina nas aulas de educação física. Além disso, a escola conta com uma empresa parceira para oferecer o curso de natação como atividade extra.

Além da natação, existem outras atividades físicas que podem ser excelentes para o desenvolvimento infantil. Conheça 8 motivos para incentivar a prática de esportes para crianças.