notas baixas

Meu filho tirou notas baixas, como devo agir? Veja aqui!

O seu filho tem apresentado notas baixas e você não sabe bem ao certo quais os motivos que podem estar prejudicando o seu desempenho na escola? Há uma série de razões que desencadeiam o baixo rendimento nos estudos, mas felizmente há maneiras eficientes de contornar o problema.

Antes de tudo, é importante que os familiares se acalmem e saibam agir adequadamente nesse momento, até mesmo para não piorar ainda mais o lado do aluno. Seja por dificuldades de aprendizagem, seja por desinteresse ou falta de estímulo, os pais devem sempre prestar apoio e se colocarem à disposição para auxiliar o estudante.

Acompanhe a seguir e entenda como agir da melhor forma quando o seu filho apresenta notas baixas no colégio. Confira!

Entenda a raiz do problema

Todo problema é causado por algum motivo, concorda? Por isso, se esforce para entender qual a verdadeira raiz do problema e o que tem causado o baixo desempenho. Às vezes, a criança pode estar se sentido pressionada com a quantidade de atividades que a escola está pedindo, por exemplo.

Em alguns casos, pode ser que o aluno sofra com algum déficit ou síndrome e tenha dificuldades para se concentrar ou manter o foco nas matérias. Apenas evite reprimi-lo para evitar que a situação piore e o seu filho acabe ficando ainda mais desmotivado.

Converse com o seu filho

O diálogo é sempre o caminho mais indicado para resolver qualquer tipo de conflito. Por isso, sente, converse com o pequeno e se esforce para realmente entender o seu ponto de vista. A conversa deve acontecer também para que ele compreenda que com esforço e dedicação é possível superar os resultados negativos. 

Há alguns fatores que podem ser identificados e revelados que indicam o motivo pelo qual as notas do seu filho estão baixas. Porém, há situações em que apenas a conversa pode não resolver. O importante é manter a escuta ativa para identificar suas dificuldades e angústias.

Tenha empatia

Ser empático nessas horas também é essencial para que o pequeno se sinta confortável, inclusive para desabafar. Ainda que as notas baixas acabem decepcionando, é importante não o pressionar ainda mais.

Ao invés de punir, escute e oriente-o a cumprir com as responsabilidades da vida escolar. Os erros servem para podermos aprendermos com eles, assim, deixe isso bem claro para a criança.

Reconheça as formas de melhoria

Assim como você reconhece as falhas, identifique e exalte também as melhorias que o seu filho apresenta. Quando tiver alguma melhora no desempenho, elogie e parabenize, comentando o quanto se orgulha do seu desenvolvimento.

Com isso, ele se sentirá muito mais motivado para continuar dando o melhor de si e orgulhoso por ter resultados mais positivos no processo de ensino.

Converse com a escola e com os professores

Converse também com a escola e com os professores, pois eles provavelmente saberão falar mais sobre como anda a rotina e o desempenho do aluno. Todos os detalhes podem servir para entender o que tem causado as notas baixas.

Por exemplo, os professores podem notar caso ele seja tímido e se sinta desafiado a interagir com os colegas. Ou ainda se apresenta algum déficit que esteja atrapalhando o seu rendimento.

Para evitar a presença das notas baixas constantemente, é fundamental que os pais participem da vida escolar e ajudem o filho na organização da rotina de estudos. Muitas vezes, o estudante pode estar passando por dificuldades e se sentindo desafio a lidar com a situação sozinho. Por isso, lembre-se de estar sempre por perto para acompanhar o processo de aprendizagem do pequeno.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e compartilhe o artigo nas redes sociais para que este conteúdo alcance mais pessoas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.