Com a rotina corrida, muitas vezes não sobra tempo para aproveitar os momentos em família. Nesse sentido, é muito comum não saber o que fazer nas férias escolares, que é quando surge a oportunidade de realizar programas com os filhos. Ao contrário do que parece, não é preciso fazer nada muito grandioso para que haja diversão e união.

Existem muitas opções de atividades simples e que são excelentes. Essa é uma ótima maneira de estreitar os vínculos familiares, garantir muitos momentos de alegria e evitar que as crianças e adolescentes passem as férias inteiras na frente do celular, do computador ou do videogame.

Quer conhecer algumas ideias de programas legais para fazer nas férias escolares? Continue a leitura e confira!

1. Crie um roteiro turístico na cidade

Já parou para pensar em explorar a cidade onde vocês moram? Independentemente do lugar, sempre existem ótimas alternativas de passeios que, com frequência, são ignorados pelos moradores.

Uma ideia legal é aproveitar as áreas verdes da cidade, como parques, cachoeiras e montanhas. Passeios ao ar livre são excelentes oportunidades de ter contato com a natureza, o que é muito benéfico para o desenvolvimento dos jovens, além de permitir várias opções de brincadeiras. As famílias mais aventureiras podem, inclusive, acampar.

Da mesma maneira, a biblioteca da cidade pode guardar experiências incríveis se for bem aproveitada. Quando a família se reúne para conhecer as suas histórias maravilhosas, descobre um universo lúdico e divertido, que também trará união e boas experiências.

Algumas cidades oferecem programas de colônia de férias, com muitos jogos, brincadeiras e atividades educativas. Em alguns casos os pais podem participar e, assim, deixar as férias mais animadas e dinâmicas.

Se a cidade tiver shopping ou eventos culturais, melhor ainda! Serão muitas oportunidades de passeios incríveis em família e vocês ainda podem aproveitar a praça de alimentação depois. Também e válido explorar a região e conhecer melhor as cidades vizinhas, que podem ser visitadas em apenas um dia.

2. Aproveite a piscina

Quando as férias acontecem no verão, a piscina é um excelente programa. Isso permite muitas brincadeiras e ainda ajuda a se refrescar do calor. Além disso, é uma ótima maneira de manter as crianças ativas, além de ser muito relaxante.

Caso a residência não tenha piscina, vocês podem optar por um clube. Também é possível contar com piscinas montáveis. É interessante, inclusive, para famílias com crianças muito pequenas, já que podem ser escolhidos modelos específicos, o que garante a segurança.

Para tornar o momento da piscina ainda mais divertido, a dica é usar brinquedos como bola ou boias diferentes, como as que são deitáveis. Fazer lanches saborosos e saudáveis também é uma ótima opção. Para isso você pode preparar pratos leves, como petiscos com frutas, picolés, sanduíches e acompanhar com suco natural.

Da mesma maneira, é legal criar uma playlist para o momento da piscina. Escolha as músicas que a família gosta e acrescente também algumas que sejam engraçadas e dançantes. É interessante criar uma lista bem eclética, para agradar a todos.

3. Faça um piquenique ao ar livre

O piquenique é um passeio familiar muito tradicional. Os momentos ao ar livre são ótimos para relaxar, aproveitar o lanche e fazer brincadeiras. Isso pode ser feito em algum lugar diferente ou mesmo no quintal de casa. O importante é escolher um ambiente agradável, que permita que as crianças e os adultos se divirtam.

Para que tudo saia perfeito, prepare comidas simples e que, de preferência, não precisem de talheres. Cuide para que tenha embalagens que mantenham a temperatura, o que vai garantir bebidas e alimentos saborosos e evitar que estraguem. Além disso, a tradicional cesta também é interessante para proteger os itens.

Da mesma maneira, tenha em mãos uma toalha grande, para que se sentem no chão sem problemas, além de água, protetor solar e guardanapos. Com isso, é possível evitar muitos imprevistos e garantir que tudo saia bem.

Para que o momento seja ainda mais divertido, você pode levar uma caixa de som portátil, livros, cartas para jogos e brinquedos. Esses momentos são ótimos para colocar a conversa em dia e aproximar os membros da família.

4. Invista em jogos e brincadeiras interativas

Os jogos e as brincadeiras são os melhores amigos de quem procura o que fazer nas férias escolares. Isso porque podem ser feitos em qualquer lugar, muitas vezes precisam de poucos itens e são divertidos.

Eles ajudam a garantir momentos de risadas e descontração, além de criarem uma sensação de parceria e cumplicidade, o que favorece o bom relacionamento entre pais e filhos. Veja algumas boas opções para aproveitar:

Jogos para as férias

Existe uma infinidade de opções de jogos que podem ser feitos ou mesmo criados nas férias. Algumas boas opções são os jogos de cartas, de adivinhações, de perguntas, de imitação, entre outros.

Uma ideia interessante é recriar o jogo da memória. Para isso, um dos participantes deve ser vendado, e, na sequência, receber um objeto da casa. A pessoa deverá dizer o que é e a quem pertence. Isso testará a percepção e estimulará a sintonia entre a família.

Brincadeiras para as férias

Assim como os jogos, existem muitas opções de brincadeiras divertidas que podem ser feitas. Algumas delas são as brincadeiras de criar histórias, karaokê, qual é a música, estátua, morto-vivo, twister, etc.

E quem disse que o celular não pode fazer parte dos melhores momentos em família? A tradicional “batata quente” pode virar a “câmera quente”. Funciona assim: com os participantes sentados em roda, uma câmera deve ser ligada no timer e passar por todas as mãos. Aquele que for fotografado perde.

Como você pôde perceber, existem muitas opções do que fazer nas férias escolares, que garantem ótimos momentos em família e, com isso, trazem união e melhoram as relações. É importante que isso ocorra também em outros períodos e não apenas na pausa das aulas, pois é muito benéfico para o desenvolvimento das crianças.

Gostou das ideias deste post? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos as atividades que podem ser feitas em família!