o que mais cai no enem

O que mais cai no Enem? 4 temas para intensificar os estudos

Todo aluno que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio deve se organizar e conhecer o que mais cai no Enem para intensificar os estudos antes da avaliação. Alguns temas que caem com frequência podem exigir mais tempo de dedicação do aluno, que pode apresentar dificuldade na aprendizagem de alguns conteúdos.

A prova do Enem é dividida por áreas do conhecimento, cobrando questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. A multidisciplinaridade das questões pode assustar em um primeiro momento, mas a estrutura é organizada abordando todos os assuntos que foram estudados no ensino médio.

Conheça a seguir 4 temas que mais aparecem no Enem para planejar da melhor forma o seu cronograma até o dia avaliação. Confira!

Descubra quais são os temas mais abordados no Enem

O Enem conta com quatro áreas do conhecimento e cada uma delas representa um grupo de disciplinas ensinadas ao longo de todo o ensino médio. Na prova, cada área apresenta 45 questões objetivas, que testam as habilidades desenvolvidas ao longo do período escolar. 

Além das questões, os candidatos também devem elaborar uma redação após responder os cadernos para comprovar a capacidade de interpretação de texto, reflexão e raciocínio lógico. Essa etapa tem o valor de mil pontos, e a pontuação obtida define a média do aluno.

No primeiro dia do exame, são aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia, chega a hora de testar os conhecimentos em Matemática e Linguagens. Os candidatos têm um total 5 horas e 30 minutos em cada dia para responder todas as questões, contando com a redação, que deve ter até 30 linhas. 

A depender do seu desempenho, você pode conquistar uma vaga no vestibular de alguma instituição de ensino superior, tanto pública quanto privada. Por isso a importância de conhecer bem as características das provas e o que mais cai no Enem. 

O exame costuma associar os conteúdos vistos no ensino médio a temas da atualidade, por isso a importância de estar sempre acompanhando as notícias e o que acontece no mundo e no Brasil. O Enem também tem sido utilizado como um indicador da qualidade do processo de aprendizagem no país, sendo considerada uma das provas mais relevantes nesse sentido.

Veja, a seguir, quais são os principais assuntos abordados em cada uma das diferentes áreas do conhecimento.

1. Ciências Humanas e suas Tecnologias 

Na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias são cobrados temas relacionados à diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. As questões que aparecem são das seguintes disciplinas: Geografia, História, Sociologia e Filosofia. 

Os assuntos ainda podem abordar temas ligados à conquista de direitos humanos e ao uso de recursos naturais. A ideia é que o candidato exerça o senso crítico e a reflexão, tendo domínio sobre os fatos que acontecem no mundo e que impactam os seres humanos de alguma maneira.

Essa parte da prova costuma misturar conceitos das matérias de Ciências Humanas com fatos do passado e da atualidade. Assim, é muito importante desenvolver a capacidade de interpretação de texto e se manter atualizado sobre os assuntos para conseguir fazer uma boa avaliação.

2. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

No caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o aluno apresenta o quanto sabe sobre a Língua Portuguesa, Artes e sobre a língua estrangeira escolhida no ato da inscrição, que pode ser Inglês ou Espanhol. A redação também faz parte dessa fase do exame, sendo que o texto deve ser feito em um modelo dissertativo-argumentativo. 

Além de matérias de línguas, as questões ainda abordam assuntos da Literatura, Educação Física, Comunicação e Tecnologias da Informação. Os temas podem estar relacionados às diferentes manifestações culturais, modernismo e novas tecnologias. 

Em geral, o caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias apresentam textos alternativos, charges e tirinhas para testar a capacidade de interpretação e gramática dos candidatos. A ideia é que o estudante apresente um bom domínio na Língua Portuguesa e construa uma redação, levando em consideração os conceitos de outras áreas.

3. Ciências da Natureza

Já em Ciências da Natureza, aparecem questões de Física, Química e Biologia. Essa parte do exame costuma trazer enunciados com exercícios que envolvem cálculos. O objetivo do caderno é avaliar a capacidade de utilizar os conhecimentos das matérias em diferentes contextos da atualidade. 

Os temas podem abordar as novas formas de energia, preservação ambiental, leis da gravidade, organização dos seres vivos, ecologia, entre outros assuntos. Como o Enem é uma prova interdisciplinar e contextual, qualquer situação do cotidiano pode ser cobrada nessa área.

As questões ainda permitem que o aluno compreenda como as Ciências da Natureza se relacionam com as construções, criações e com a vida humana no geral. Por isso, é fundamental entender como os conhecimentos podem ser aplicados no dia a dia para ter um bom resultado. 

4. Matemática e suas Tecnologias

A prova de Matemática e suas Tecnologias pode apresentar uma série de conteúdos, como porcentagem, operações com frações, prismas, geometria espacial, probabilidade, análise combinatória, unidades de medida, entre outros. Mais do que executar operações numéricas e realizar cálculos, a ideia é que o candidato seja capaz de interpretar dados. 

As questões costumam ser contextualizadas, o que exige domínio sobre gráficos, tabelas e interpretação de texto. Entender o enunciado das perguntas e extrair o máximo de informações é essencial para encontrar a resposta correta. Quem tem alguma dificuldade com números deve redobrar o estudo nessa área do conhecimento. 

Gerenciar bem o tempo é um fator essencial para ter um melhor resultado no caderno de Matemáticas e suas Linguagens, até porque as questões exigem estratégias na resolução. O candidato deve dominar as fórmulas e conseguir aplicá-las em temas cotidianos, como ocorre nas outras áreas. 

Entender o que mais cai no Enem com antecedência é essencial para traçar um bom planejamento até o dia da prova. Os pais devem apoiar os filhos nesse momento, pois eles podem ter dificuldades de lidar com a pressão sozinhos. A escolha de uma escola de qualidade, por exemplo, pode auxiliar o aluno a passar por essa fase de maneira mais tranquila. 

Aproveite a visita e descubra também 7 formas eficazes para lidar com a tensão pré-Enem da melhor forma!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.