A educação passou por uma discussão ampliada e desse movimento temos hoje,
como princípio norteador, o documento que orienta o currículo da Educação
Básica: BNCC – Base Nacional Curricular Comum.
É importante destacar que as 10(dez) competências Gerais propostas logo de
início no documento, traz uma orientação direcionada para uma Educação
Integral – a contemplação de todas as dimensões do desenvolvimento humano:
cognitivo/intelectual, social, emocional e cultural.
A intencionalidade de cada prática educacional precisa retratar um currículo
que responda aos desafios desse mundo contemporâneo. Nesse sentido, saber
os conteúdos é importante, mas, saber usar esses conhecimentos e ter atitudes
frente a cada desafio é condição para estar e conviver e produzir nesse mundo.
Portanto, o desenho educacional que responde aos grandes desafios atuais traz
um percurso: Cada área, cada componente deverá dialogar com as
competências Gerais. Cada habilidade planejada é desenvolvida através de
atividades que deverão despertar, fomentar e fortalecer valores e
comportamentos educados coerentes com um ser humano pleno, que tenha
propósito e sentido para viver e produzir no interior de cada cultura e de cada
sociedade.
A opção de orientar-se por esses referenciais concretamente converge para a
realização de entregas com melhores resultados: Um (a) estudante(a), um(a)
cidadão (a)com maior competência humana!

 

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