Ter dúvidas sobre como conduzir a carreira e fazer as melhores escolhas sobre trabalho é muito comum. Por isso, em alguns casos a orientação profissional pode ser uma boa alternativa. Trata-se de um acompanhamento feito por um especialista na área ou pelos educadores para dar suporte a esse momento. Assim, se observam vários aspectos para ajudar na escolha do curso superior e da melhor área a seguir.

A orientação profissional é mais aprofundada do que o teste vocacional, pois considera muitos influentes, além de trazer um panorama do mercado e das características da área. Contudo, o orientador não faz nenhuma escolha para o aluno, ele apenas mostra algumas possibilidades e dialoga para ajudar nos momentos de indecisão.

Neste post mostraremos um pouco da importância da orientação profissional para os adolescentes. Continue a leitura para conferir.

Ajudar o aluno a encontrar o propósito de vida

Durante a adolescência surgem muitas dúvidas e a sensação de estar pressionado para escolher a profissão ideal. No meio dessa confusão, a orientação profissional pode ajudar a organizar os pensamentos, avaliar as habilidades e os gostos e, assim, definir propósitos de vida.

Dessa maneira, é possível considerar várias questões importantes para os jovens e alinhá-las com o mercado de trabalho, para evitar frustrações. Além disso, o orientador pode ajudar o adolescente a pensar em estratégias que ajudarão na sua formação, para enriquecer o seu currículo quando ingressar na graduação ou no mercado.

Assim, em parceria com a família e a escola, é possível adotar ações para desenvolver as capacidades esperadas pela profissão, fazer cursos extras que ajudem na preparação e também investigar mais sobre a área. Vale lembrar que, apesar de poder ajudar nesses aspectos, a orientação profissional não tem o objetivo de preparar o aluno para o trabalho, apenas de contribuir com a escolha.

Estimular o autoconhecimento do aluno

A decisão da profissão depende muito do autoconhecimento do jovem. Nesse sentido, contar com o suporte de um adulto preparado para lidar com essa situação pode ser de grande ajuda. Ele convida o adolescente a fazer uma autoanálise para compreender as suas reais expectativas para a sua carreira.

Assim, precisam ser considerados não somente os aspectos pessoais, mas também questões éticas e sociais, bem como os valores morais. O aluno deve considerar o impacto da sua profissão na vida das pessoas e compreender como deseja contribuir com a sociedade a partir do seu trabalho.

Esse processo de autoconhecimento que é estimulado também tem o propósito de separar as expectativas e objetivos do adolescente das influências de outras pessoas. A família, os amigos e até os professores podem interferir na decisão do aluno, o que traz o risco de fazer uma escolha que trará infelicidade. Só a partir de um processo de reflexão é que se pode fazer a opção com segurança, consciência e maturidade.

Apresentar ao estudante as possibilidades de caminhos na profissão

Como dissemos, um aspecto importante da orientação é conhecer mais sobre a profissão escolhida. Assim, depois de analisar e relacionar os fatores que são relevantes para a decisão e encontrar a melhor alternativa, o orientador pode ajudar a conhecer mais sobre a área de trabalho.

Isso é interessante porque pode abrir a mente do adolescente para as possibilidades que cada área traz, já que sempre existem muitas ramificações. Assim, escolher medicina, por exemplo, também implica precisar pensar sobre qual especialidade se pretende trabalhar, se a opção é pelo setor público ou privado, entre outros fatores importantes.

Da mesma forma, alguém que deseja atuar na área da tecnologia conta com muitas profissões diferentes, que são relacionadas a perfis profissionais distintos. Assim, com o acompanhamento o jovem consegue amadurecer a sua percepção a respeito da área que deseja.

Trazer maior sensação de segurança aos jovens

Uma das maiores dificuldades da escolha é a insegurança de não seguir o caminho que trará maior satisfação. Assim, contar com o apoio de um profissional é uma medida preventiva que pode ser adotada para evitar a ansiedade nesse processo e a dificuldade de filtrar tantas informações que podem ser encontradas a respeito do mercado de trabalho.

Da mesma forma, esse processo contribui para pensar sobre quais as áreas são mais promissoras e apresentam melhores chances de ascensão. É importante considerar esse aspecto, já que com o dinamismo do mundo do trabalho, algumas profissões podem perder espaço, enquanto outras são muito estáveis ou estão em crescimento — as profissões do futuro.

Dialogar com os pais para que apoiem os filhos em suas escolhas

Quando se busca uma ação para ajudar os adolescentes a escolherem a sua profissão, é importante compreender que isso também inclui a família. Como vimos anteriormente, muitas vezes as expectativas de outras pessoas podem interferir na escolha dos adolescentes, o que traz frustrações.

Assim, deve se estabelecer um diálogo, para que exista aceitação da opção do jovem, bem como o apoio para que ele siga a carreira que decidiu. Da mesma forma, é importante que ele tenha a possibilidade de analisar e ponderar livremente. Os pais podem inibir a criatividade e a capacidade do jovem de encontrar soluções eficazes na área desejada, por projetarem os próprios desejos.

Por esse motivo, o trabalho de orientação profissional deve incentivar a participação dos pais, mas com a conscientização para a importância do respeito às escolhas do adolescente e também de prestar apoio. Quando a iniciativa é da escola, ela deve buscar o diálogo aberto e assumir a sua responsabilidade na formação social do aluno, o que inclui a relação com a família.

Como você pôde perceber, a orientação profissional é uma proposta interessante para ajudar os jovens a escolherem a sua profissão com segurança e tranquilidade. Para isso, é muito importante contar com o auxílio da escola, bem como manter uma boa relação com a família, para que, em conjunto, encontrem as melhores alternativas.

Deu para perceber que a participação da família é muito importante para a educação dos filhos. Para entender melhor sobre o assunto, baixe o e-book grátis que trata a respeito de como estabelecer uma relação de sucesso entre os pais, os alunos e a escola.

Powered by Rock Convert