Pais de primeira viagem: guia prático sobre educação infantil
Dominar a educação infantil é, sem dúvidas, um desafio. Muitos estudiosos levam anos para compreender os principais aspectos da psicologia da criançada e para descobrir os melhores métodos pedagógicos para atender uma classe, por exemplo. Por isso, é perfeitamente compreensível que pais de primeira viagem não saibam por onde começar a educar os seus filhos.
Além do trabalho feito em casa, é preciso levar em consideração o período ideal para colocar a criança na escola. A educação infantil é um período que deve ser iniciado o quanto antes para que o pequeno se adapte à nova realidade e desfrute de todos os benefícios trazidos por essa etapa escolar.
Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como objetivo mostrar a você sobre a importância da educação infantil para as crianças, além de fazer algumas dicas importantes sobre esse período em termos gerais (como a adaptabilidade dos alunos e o trabalho que deve ser feito pelos pais). Vamos lá? Boa leitura!
O que é, afinal, a educação infantil?
De modo geral, educação infantil é o período de aprendizado que se estende desde o nascimento até os 5 anos de vida de uma criança. Essa não é, de acordo com as leis brasileiras, uma etapa de obrigatoriedade escolar, que se inicia apenas com o ensino fundamental I, aos 6 anos.
Apesar disso, a educação infantil escolar é de extrema importância, sendo fundamental para a ambientação da criança e também para a criação de boas bases para tudo o que virá a seguir. Continue a leitura e descubra a importância desse período.
Qual é a importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança?
Uma palavra que pode definir bem o conceito e a importância da educação infantil é “base”. Esse momento é tido como o período dedicado exclusivamente à edificação de bases sólidas no aprendizado, na personalidade e em muitos outros pontos essenciais para toda a vida daquela criança.
Pare para pensar: a criança está, até esse momento, vivendo exclusivamente em seu ninho. A proteção de seus pais e do núcleo familiar como um todo é constante e não há, na cabeça desse pequeno ser, nada no mundo além de sua própria casa. O início da educação infantil, portanto, é o começo da apresentação do que há além do lar para essa criança.
Esse processo deve ser feito de maneira completamente delicada e progressiva, a fim de evitar traumas e associações negativas por parte da criançada. Investir em uma educação inteligente, criativa, instigante e, claro, sólida, é fundamental para a edificação de bases que serão utilizadas durante toda a vida acadêmica desse indivíduo.
Além disso, uma boa educação infantil é também muito importante para contribuir com a formação da cidadania. Crianças que têm um bom aprendizado nessa fase se tornam muito mais conscientes de seu papel como cidadãos e conseguem se relacionar muito melhor em sociedade.
Quais são as principais dicas para pais de primeira viagem nesse período?
Agora que você já conhece o papel da escola na educação infantil, que tal conhecer os meios com os quais você pode contribuir para esse processo? Afinal, a sua casa é uma extensão do colégio e vice-versa e, portanto, todos esses ambientes precisam estar em sinergia para que o aprendizado das crianças seja realmente eficaz. Confira:
Escolha uma boa instituição de ensino
O primeiro passo para oferecer uma boa educação infantil ao seu filho é escolher uma escola de qualidade, que esteja realmente preparada para atender às demandas de crianças dessa idade. Atividades diversificadas e uma boa proposta pedagógica, além do ensino de valores condizentes com o de sua família, são fatores fundamentais.
Participe ativamente do dia a dia escolar
Outra forma dos pais colaborarem com a educação infantil é participarem do dia a dia escolar de seus pequenos de maneira ativa e constante. Frequentar as reuniões e atividades do colégio, estar em dia com a agenda e manter uma comunicação frequente com a instituição são algumas maneiras de tornar isso possível.
Utilize métodos criativos de educação
Em casa, outra forma de colaborar com o trabalho da escola na educação infantil é utilizar métodos criativos para educar. Apostar no lúdico é sempre uma boa pedida. Pais de primeira viagem podem, inclusive, recorrer ao colégio em busca de dicas e auxílio para elaborar tais atividades no âmbito doméstico.
Invista em passeios educativos
Além de fazer o uso de métodos alternativos em casa, investir em passeios voltados para a educação também é muito interessante. Além disso, até mesmo programas comuns, como ir ao parque, podem se tornar palco de momentos educativos. Durante esses momentos, explique para a criança como é o funcionamento das coisas e muitos outros temas.
Ensine limites para a criança
Infelizmente, nem tudo são flores na educação e, sem dúvidas, um dos momentos mais difíceis é a hora de dizer não. No entanto, conhecer limites é fundamental para a formação do caráter da criança. Não se sinta culpado: ouvir algumas negativas é algo extremamente positivo para o bem-estar de seu filho!
Capriche no uso da comunicação
No entanto, negar não é o mesmo que brigar. É preciso ter voz e pulso firme e, ao mesmo tempo, saber se comunicar com maestria. Desenvolva, pouco a pouco, a capacidade do diálogo e da comunicação entre você e a sua criança. Conversas tranquilas farão toda a diferença para a personalidade e o desempenho do pequeno em diversas áreas de sua vida.
Estabeleça uma rotina
Por fim, outra dica importante para pais de primeira viagem na educação infantil é o estabelecimento de uma rotina. Além de ajudar no relógio biológico da criança, que se torna muito mais bem definido, esse tipo de estratégia faz com que um senso de responsabilidade e de segurança comece a se formar na mente da criançada, contribuindo positivamente para toda a vida adulta desse indivíduo.
Agora que já sabemos a importância da educação infantil para crianças e conhecemos também algumas dicas para que pais de primeira viagem possam contribuir para o aprendizado de seus filhos durante essa fase, não perca tempo! Comece o quanto antes a buscar uma instituição de qualidade para matricular seu pequeno quando o momento chegar. Até a próxima!
Para saber ainda mais sobre esse assunto, que tal conferir o nosso post sobre a relação entre a educação infantil e o aprendizado? Por lá, você encontrará uma série de informações preciosas sobre esse período e ficará ainda mais bem informado sobre essa etapa fundamental da vida escolar de seu filho!