passar no vestibular

8 dicas para passar no vestibular de primeira

Ao finalizar o ensino médio, muitos estudantes se encontram diante de um futuro incerto e repleto de dúvidas sobre qual carreira seguir. Ainda é comum que eles sintam dificuldade para passar no vestibular e, com isso, alcançar a tão sonhada vaga na faculdade.

Com o intuito de auxiliar nesse período, os pais podem orientar o filho a reorganizar a sua rotina de estudos, a fim de que ele se prepare da melhor forma para essa fase decisiva. É importante que o aluno não se sinta pressionado e tenha também alguns horários reservados para o lazer, mantendo o equilíbrio com a vida pessoal.

Acompanhe a seguir e confira oito dicas para ajudar seu filho a passar no vestibular de primeira. Boa leitura!

1. Descobrir um estilo próprio de aprender

Entendendo qual é a melhor maneira de aprender, o aluno consegue gerenciar seu tempo e poupa energia nos estudos. Muitas vezes, o formato escolhido pela escola pode não ser adequado à realidade do estudante, por isso é sempre importante analisar se as aulas e as atividades vêm sendo significativas para o desenvolvimento do seu filho.

Ao descobrir o melhor estilo de aprendizagem, o estudante terá mais disposição para se aprofundar em algumas disciplinas, por exemplo. Isso também é benéfico para encontrar uma área de estudo na qual o aluno sinta prazer e motivação, inclusive, como escolha do vestibular.

2. Seguir uma rotina de vida regrada

Também é fundamental manter uma rotina de vida regrada e bem organizada, aumentando as chances de passar no vestibular de primeira. Priorizar uma boa alimentação, ter noites de sono tranquilas e incluir atividades físicas são práticas que os pais precisam incentivar no cotidiano do aluno para que ele se sinta disposto a passar por essa fase tão decisiva.

A família ainda pode ajudá-lo a criar um cronograma de estudos que englobe tanto os afazeres da escola quanto os compromissos pessoais, incluindo momentos de descanso e lazer. Dessa forma, será mais fácil controlar o tempo e saber, exatamente, quais são as obrigações a serem cumpridas em cada dia.

3. Buscar conhecimento atual

Outra dica é incentivar o máximo possível o seu filho a ler e se atualizar sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Praticamente todas as provas de vestibular cobram questões sobre assuntos da atualidade e do mundo contemporâneo, sobretudo temas como política, meio ambiente e fatos da sociedade no geral.

O aluno pode se informar por meio de filmes, documentários e, até mesmo, séries. O importante é desenvolver um bom repertório sociocultural e atingir um conhecimento interdisciplinar significativo para a sua formação acadêmica.

4. Aguçar o senso crítico

Incentivar o seu filho a ter senso crítico é outro fator favorável ao seu ingresso no vestibular. As avaliações solicitam uma redação como parte obrigatória da prova para que a banca examinadora possa avaliar o nível intelectual e cultural, além de conhecimentos de ortografia e gramática, do candidato.

Ter pensamento e visão crítica diante do mundo pode auxiliar o aluno a tomar decisões por conta própria e a ser mais autônomo, sobretudo em relação aos seus estudos. A família, sempre que possível, deve motivá-lo a ler bastante sobre diferentes assuntos e temáticas, para que consiga ampliar seu repertório e ter maiores chances de escrever uma boa redação.

5. Entender o conceito por trás das fórmulas

Toda disciplina escolar tem conexão com outros conteúdos e, muitas vezes, nas provas de vestibular, são apresentadas questões multidisciplinares no formato objetivo ou dissertativo. Por isso, é importante que o aluno compreenda o conceito por trás das fórmulas, tendo uma visão ampla e conectada da realidade.

Esse entendimento ainda ajuda a fixar conceitos e a evitar que o estudante esqueça tudo no momento da avaliação por conta do nervosismo e da ansiedade. Em algumas matérias de exatas, como Química, Física e Matemática, o discente pode apresentar algumas dificuldades, sendo necessário que a família intervenha e auxilie o adolescente em suas dúvidas.

6. Ter um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma ferramenta fundamental de planejamento que vai ajudar o seu filho na organização do tempo disponível para os estudos. A partir dele, o aluno consegue visualizar todos os conteúdos a serem estudados dentro de um período.

O planejamento pode ser fixado em um local de fácil acesso ao estudante, de modo que ele identifique quanto tempo na semana e no mês terá para se dedicar a cada disciplina ou tema de estudo. Assim, evita-se imprevistos e contribui-se para manter todas as matérias em dia.

7. Criar mapas mentais

O mapa mental é uma excelente técnica de estudo utilizada em todas as disciplinas, usando tanto a linguagem verbal quanto a não verbal para explicar conceitos, frases e expressões. O objetivo é que o aluno consiga organizar melhor as informações, de forma que seja mais simples associar um tema de estudo a outro.

Os mapas também podem ser coloridos e atrativos, deixando o estudo chamativo e menos convencional. A ferramenta funciona muito bem com os jovens e com as crianças, que se atraem pelo formato dos mapas e por seus conteúdos.

8. Utilizar o método Pomodoro

O método Pomodoro é uma técnica de gestão do tempo bastante eficaz que aumenta a produtividade e auxilia a controlar distrações externas. Basicamente, o aluno deve estudar por 25 minutos, sem interrupções, realizando intervalos de cinco para descansar e relaxar a mente. Esse tempo pode ser ajustado conforme cada pessoa e suas necessidades.

A técnica é ideal para quem tem dificuldade de concentração e de manter o foco nos diferentes temas das disciplinas. Criada no final dos anos 1980, até hoje o Pomodoro é utilizado por muitas pessoas, justamente por ser simples e eficiente.

Viu só como é impossível ajudar o seu filho a passar no vestibular de primeira? Nesse momento, é muito importante oferecer apoio e acompanhar cada passo da trajetória acadêmica do estudante. Dessa forma, ele se sentirá muito mais motivado para se dedicar à avaliação e estudar sozinho, por estímulo próprio.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter para receber diretamente em seu e-mail todas as novidades do Colégio Arnaldo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.