Como incentivar os filhos a estudar a língua portuguesa? Muitos pais não sabem o que fazer para dinamizar a rotina de estudos dos pequenos, mas não se preocupe: este texto explica por que incentivar o aprendizado dos jovens fora do ambiente escolar e, muito importante, por que aliar o entretenimento à aprendizagem do português para crianças.

Nesse sentido, descubra, a seguir, canais incríveis do YouTube — a exemplo do Ciende Cursos, Portal de Estudos 10, ABC123 Alfabeto Português, Zarinha Centro de Cultura, Assim eu Aprendo, Stoodi e Kids TV Português que vão ajudar seus filhos a dominar a linguagem em cada fase da infância. Comece a leitura já e veja dicas infalíveis para intensificar os estudos da garotada!

Por que e como incentivar o aprendizado fora da escola?

Os filhos podem ter dificuldade de se dedicar aos estudos por “n” motivos, seja por não entender o conteúdo das disciplinas, seja porque o método didático não é interessante para eles, por exemplo. De toda maneira, você deve incentivar os pequenos a estudar mais — e não apenas nas aulas, mas também em casa.

Sabe por que o aprendizado fora da escola é importante para eles? Porque é em casa, geralmente, que os jovens têm o primeiro contato com a disciplina e a organização, habilidades cujo desenvolvimento depende muito da postura dos adultos. Fora isso, o momento de fazer a tarefa de casa aproxima pais e filhos, ainda que você tenha que dar espaço para eles trabalharem sozinhos.

No entanto, muitos pais de primeira viagem se sentem perdidos nessa hora e se perguntam como ajudar na educação formal dos filhos. Para solucionar a questão, você pode falar, inicialmente, sobre a importância dos estudos para o crescimento da pessoa.

Nesse sentido, dê exemplos reais para mostrar que o aprendizado escolar está conectado com o mundo e não se restringe apenas aos livros — sem o domínio da língua, por exemplo, não é possível dominar ações básicas. Se possível, mostre os seus cadernos da época do colégio para os filhos, explicando-lhes como superou algumas barreiras durante o processo.

Outra maneira de dinamizar a situação é criar horários rígidos para fazer a lição de casa em um ambiente tranquilo. Para convencer a criança a cumprir a hora estabelecida por você, recompense-a com um momento de lazer equivalente ao tempo dedicado às tarefas.

Por fim, você pode aliar momentos de entretenimento com o aprendizado, investindo em canais do YouTube com uma linguagem próxima à fase dos seus filhos, o que aumenta a quantidade de informações sobre as matérias sem deixar a rotina pesada ou desinteressante para eles.

Quais são os melhores canais do YouTube para aprender português?

Até o momento, você já sabe por que é importante incentivar os filhos a estudar português em casa e como tornar esse hábito mais atrativo para os pequenos, mas quais canais do YouTube ajudam nessa tarefa?

Nós apresentamos 7 possibilidades, de acordo com a fase educacional do jovem dividindo-se em pré-escola, fundamental 1 (do 1º ao 5º ano), fundamental 2 (com turmas que vão do 6º ao 9º ano) e ensino médio (último nível da educação básica, do 1º ao 3º anos), para você estimular a meninada a se dedicar aos estudos em casa!

1. Kids TV Português

A lista começa com o Kids TV Português, perfil com quase 3 milhões de inscritos e com proposta lúdica para aprendizado da língua portuguesa. No YouTube desde 2014, o canal, ideal para crianças no nível de pré-escola, ensina o nosso idioma com desenhos animados (como o famoso trem azul, o Bob) que vão conquistar os pequenos.

2. ABC123 Alfabeto Português

Com quase 90 mil inscritos e mais de 9 milhões de visualizações, o ABC123 se define como lugar para a criança aprender brincando. O principal objetivo do canal, que é indicado para crianças nos primeiros anos do ensino formal, é instruir os pequenos de forma lúdica, com formas coloridas e textos vibrantes.

3. Assim Eu Aprendo

O Assim Eu Aprendo tem mais de 60 mil inscritos com a pretensão de unir estudantes e pais com conteúdos educacionais do ensino fundamental I, seja de português, seja de conhecimento matemático. Uma dica é escolher a playlist “Aulas de Português”, para assistir às principais contribuições da professora sobre o tema.

4. Portal de Estudos 10

O Portal de Estudos 10 é um importante canal no YouTube para quem quer aprender a língua portuguesa. Um dos principais diferenciais do perfil são as playlists criadas, as quais se dividem em “Fundamental I”, “Fundamental II” e “Ensino Médio”, para os pais escolherem a que corresponde à faixa etária e ao percurso escolar dos seus filhos.

5. Ciende Cursos

Canal criado no ano de 2015 no YouTube, o Ciende Cursos oferece conteúdo sobre diversas matérias (gramática portuguesa, física, matemática, biologia, geografia etc.) para, a distância, aprofundar os conhecimentos.

De acordo com o perfil, são mais de 100 colaboradores que ajudam na produção dos vídeos educativos, os quais são mais indicados para estudantes de ensino médio, em preparação para as provas de competências linguísticas do vestibular.

6. Zarinha Centro de Cultura

O Zarinha Centro de Cultura desenvolve vídeos com dicas para aprender português rapidamente, focando situações naturais e cotidianas em que se usa a língua. O conteúdo é indicado para jovens que se ligam na gramática e querem se esquivar de possíveis erros ao escrever e se comunicar.

7. Stoodi

O Stoodi é um dos canais de educação do YouTube mais vistos e, atualmente, tem mais de 1 milhão de inscritos e cerca de 80 milhões de visualizações. O perfil é ideal para estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio, oferecendo material de apoio para aprender gramática, redação e literatura, entre outros assuntos.

Neste conteúdo, você descobriu por que estimular as crianças a estudar em casa e como tornar essa tarefa menos árdua, com exemplos práticos, um horário rígido de estudos e o bom uso do entretenimento. Por isso, canais de YouTube dão uma mãozinha para a garotada aprender a língua portuguesa brincando!

Gostou dessas dicas para auxiliar no aprendizado de português para crianças, não é mesmo? Agora, assine a newsletter do blog e não perca nenhuma informação útil sobre a educação dos seus filhos!

Powered by Rock Convert