primeira infância

Entenda qual a real importância da escola na primeira infância

A primeira infância trata-se de um período da vida de uma pessoa que vai desde a gestação até os 6 anos de idade e está registrado no Marco Legal da Primeira Infância, lei criada em 2016 e que visa garantir os direitos dessa fase da vida. Nesse período, também pode haver uma subdivisão que contempla duas etapas: a primeiríssima infância, que vai da gestação até os 3 anos de idade e o período que vai dos 4 até os 6 anos.

O momento é fundamental para que o seu filho consiga se desenvolver plenamente durante a infância e, assim, tenha maiores chances de alcançar o seu potencial ao longo da vida.

Quer descobrir qual a real importância da escola na primeira infância? Então, confira todos os tópicos que elaboramos para você ao longo do artigo! Boa leitura! 

Socialização

Com ajuda da escola, o seu filho consegue desenvolver melhor suas habilidades sociais. Isso porque ele terá uma melhor interação com outras pessoas, por meio da troca de conhecimentos. A partir disso, será possível se comunicar melhor com os colegas de turma e os professores, o que contribui para uma melhora no trabalho em equipe.

Além disso, ao contar com uma boa instituição de ensino, os pequenos conseguem enfrentar os obstáculos do dia a dia com mais segurança e leveza. Isso porque eles podem contar com o apoio dos professores em diferentes situações do seu cotidiano. Dessa forma, fica mais fácil eles entenderem a importância de ajudar os amigos de classe, por exemplo, com a divisão de brinquedos ou com a dúvida em uma tarefa.

Comportamento

Quando os pais, por algum motivo, não matriculam o seu filho na educação infantil já nos primeiros anos de sua infância, é notado que quando a criança chega no ensino fundamental, ela apresenta algumas dificuldades de adaptação. Entre elas: problemas relacionados com a organização pessoal, comportamento dentro da sala de aula e dificuldades no cumprimento de rotina. 

Assim, em vez de os pequenos verem a instituição de ensino como um grande local de aprendizado, eles acabam tendo um choque de liberdade em relação a que tinham dentro de casa e passam a não querer frequentar aquele ambiente educacional. Para evitar que isso aconteça, é fundamental que a criança frequente a escola desde cedo. Isso a ajudará a ter uma transição suave dos graus de exigência escolar.

Contudo, lembre-se de que para que esse processo de comportamento da primeira infância funcione corretamente, é preciso avaliar a proposta pedagógica da unidade educacional que deseja matricular o seu filho. Dessa forma, conseguirá assegurar que as diretrizes propostas pela unidade educacional estão alinhadas com os seus valores familiares. 

Desenvolvimento de capacidades

Fazer com que as crianças consigam desenvolver suas capacidades é um dos papéis da escola na primeira infância. Isso porque, a partir de um bom planejamento educacional, elas conseguirão ampliar suas habilidades: escrita, corporal, oral, científica, matemática, musical, entre outros.

A partir dessas e de outras capacidades desenvolvidas com ajuda da instituição de ensino, os pequenos passam a ter um melhor desempenho em diversas situações do seu cotidiano. Além disso, eles garantem os benefícios desses estímulos ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, como em prova de vestibular ou entrevista de emprego. 

Ao escolher uma unidade educacional que apresente uma boa proposta pedagógica no eixo da linguagem, é possível que a criança adquira uma boa base alfabética e se torne uma produtora de conhecimento em diferentes linguagens, seja a língua materna, musical, estrangeira, programação de software etc.

Expressão

Com as brincadeiras lúdicas no dia a dia escolar, os pequenos conseguem expressar melhor o que sentem e pensam. Isso pode ser feito por meio de desenhos, jogos de tabuleiro, danças, cantigas, entre outras atividades que ajudam no desenvolvimento da expressão dos alunos. Essas são algumas estratégias pedagógicas que ajudam as crianças a aprenderem a interagir por meio de brincadeiras educativas, que têm influência direta na melhora da comunicação.

Por meio dessas estratégias também é possível que, durante a vida adulta, essas pessoas se desenvolvam melhor em diferentes aspectos do seu dia a dia, como socialização e inteligência emocional. Por isso que, para o seu filho conseguir se expressar da melhor forma possível ao longo de sua trajetória de vida, é preciso que ele tenha, desde cedo, esse contato com a unidade educacional. Isso possibilitará uma melhor interação do pequeno com outras crianças e profissionais de educação, por meio de um ensino lúdico. 

Linguagem

A linguagem faz parte do dia a dia das pessoas, mas para que seja possível o bom desenvolvimento dessa habilidade, é fundamental que desde a primeira infância a criança seja estimulada a falar sempre que for necessário, seja na brincadeira com um colega de turma, na hora de tirar dúvida com professor, no momento de pedir água/comida, entre outros.

Como você pode perceber, a linguagem está presente em todas as ações do cotidiano. E, quando não há esse estímulo, é notado que os alunos ficam com medo de dizer algo, pois eles acham que vão ser repreendidos a todo momento. É nesse sentido que a escola tem um papel fundamental para os pequenos desde os primeiros anos de sua vida, pois eles são estimulados constantemente a desenvolver sua linguagem na primeira infância. 

Muitos pais têm dúvidas sobre o tempo certo de colocar os seus filhos na escola. Entre 0 e 3 anos é considerada a fase da creche. Já para a pré-escola, é ideal entre os 4 e 5 anos de idade. É nessa fase que os filhos começam a se desenvolver e adquirir novas habilidades e comportamentos, que costumam mudar a cada mês. 

Além disso, durante os primeiros seis anos de vida, é notado que o cérebro das crianças passa por evoluções, ou seja, é nesse momento que elas conseguem adquirir mais habilidades como andar e falar. E, quando há o estímulo escolar de profissionais capacitados, o seu filho tende a desenvolver melhor suas habilidades no setor social, motor, afetivo, entre outros. Por isso que a instituição de ensino tem um papel fundamental na primeira infância.

Gostou das informações que elaboramos ao longo do artigo? Quer descobrir mais assuntos do seu interesse? Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook. Garantimos que você não vai se arrepender!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.