processo de alfabetização

Veja como a família pode ajudar as crianças no processo de alfabetização

O processo de alfabetização em crianças começa a ser estruturado na primeira infância. Entre 5 e 7 anos, já é possível decifrar as primeiras palavras e, com o passar do tempo, começam a adquirir a habilidade de ler, escrever e interpretar textos.

Contudo, para que isso seja possível, o seu filho deve passar por quatro níveis de alfabetização: pré silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Assim, com apoio e incentivo dos familiares e professores da instituição de ensino, tanto em casa quanto na escola o pequeno consegue obter resultados ainda mais satisfatórios na sua aprendizagem

Quer descobrir como a família pode ajudar as crianças no processo de alfabetização? Continue a leitura do artigo que preparamos para você!

Leitura

A leitura é uma atividade fundamental na alfabetização das crianças, visto que ela ajuda a identificar as palavras por meio da escuta e, em seguida, consegue descobrir como fazer a leitura de cada uma delas com a junção das letras. Então, se você deseja que o seu filho tenha autonomia para ler, não deixe de incentivá-lo e ajudá-lo durante esse processo.

Uma boa dica é realizar a leitura com a criançada antes de dormir. Isso porque, além de ser uma forma de desenvolver a cognição e a concentração, também consegue ajudá-los a relaxar a mente durante o sono. 

Cozinha compartilhada

A cozinha compartilhada é uma forma de fazer as crianças aprenderem de maneira divertida. O ideal é que você elabore uma comida simples e fácil de fazer, sem se esquecer de seguir exatamente o que diz a receita. Isso ajudará as crianças a entenderem melhor os nomes dos ingredientes que vão utilizar e as medidas de cada item.

Nessa etapa, você pode perguntar, por exemplo, qual ingrediente ainda está faltando para a finalização da receita. Além disso, também é importante deixar os pequenos botarem a “mão na massa”, mas sempre com a supervisão de algum adulto. Dessa forma, eles conseguirão ter o processo de alfabetização ainda mais facilitado e prazeroso. 

Brincadeiras com o alfabeto

Outra oportunidade que contribui bastante para o processo de alfabetização é brincar com o alfabeto. Isso pode ser feito de forma bem simples durante o dia a dia da convivência com os filhos, por meio dos jogos de palavras que usam as letras para relacionar os alimentos que consumimos no cotidiano.

O nível dessa brincadeira evolui de acordo com a faixa etária em que a criança se encontra. E, ficando mais espertas, é possível alcançar um nível de alfabetização mais avançado. Isso pode ser feito por meio de outros jogos educativos, como a “adedonha” ou “stop”, jogo que permite buscar palavras na memória e fazer associações. 

Incentivo à escrita

Como você já sabe, a alfabetização é um processo que envolve não só a leitura, mas também a escrita. Portanto, além de ter livros e revistas sempre disponíveis para o seu filho ler, é importante que você consiga despertar neles a vontade de escrever, seja com uma história, o nome de um colega, dos familiares, do animal de estimação, entre outros.

Ao conseguir incentivar a escrita, a criança consegue colocar em prática todos os ensinamentos que ela tem absorvido durante a prática da leitura, em casa e em sala de aula. Por isso, é fundamental prestar atenção em como ela está desenvolvendo esse hábito e se as palavras estão sendo escritas da forma correta. 

Bilhetes

Outra forma de ajudar as crianças no processo de alfabetização é por meio dos bilhetes, aqueles recadinhos que os amigos costumam escrever um para o outro. Incentive esse hábito no seu filho não só na escola, mas também dentro de casa. 

Por exemplo, é possível colocar um bilhete na mesa de estudos da criança para que ela veja o que precisa ser feito naquele momento, como “hora do café da manhã”, “hora de estudar”, “hora de brincar” etc. A estratégia ajuda a estimular não só a alfabetização, mas também a criatividade do pequeno para responder o bilhete.

Construção de palavras

Os familiares também podem auxiliar os pequenos na hora da construção de palavras, indicando as sílabas que compõem determinado nome, por exemplo. Esse processo pode ser feito tanto por meio de jogos educativos quanto pelo estudo em livros de português e gramática. 

Essa etapa é fundamental para que a alfabetização seja realizada corretamente. Isso porque a escola também precisa do apoio dos pais para ensinar os pequenos a entender como é feita a construção das palavras e, assim, conseguir ter uma melhor leitura e interpretação do que está escrito.

Leitura de rótulos

Já pensou em como a leitura de rótulos pode ajudar no processo de alfabetização das crianças? Ela pode ser feita tanto em casa, na hora do preparo de uma comida, quanto no momento em que a família está no mercado fazendo as compras dos alimentos.

Essa ação é fundamental para fazer com que o seu filho também conheça outras palavras que não são comuns no seu dia a dia, como é o caso de alguns ingredientes, vitaminas e minerais que compõem determinado item alimentício (cálcio, ferro, zinco etc).

Além disso, essa é uma estratégia que ajuda as crianças a entenderem melhor sobre cada item que elas estão consumindo. E, por meio da orientação dos pais, elas também podem começar a descobrir quais alimentos são melhores para o seu desenvolvimento e fortalecimento da sua saúde. 

Além das dicas que elaboramos ao longo do artigo para ajudá-lo no processo de alfabetização das crianças, também é importante contar com ajuda de uma boa instituição de ensino. Quando o seu filho conta com uma escola que preza pela qualidade dos estudos das crianças, é possível garantir que a aprendizagem seja feita de forma integral, pois a unidade consegue ajudar os alunos a se desenvolver em diferentes campos, cultural, social, educacional, entre outros.

Mas, lembre-se de que o colégio e a família precisam andar de mãos dadas nesse processo de aprendizagem para que o estudante se sinta seguro e consiga desempenhar as suas atividades da melhor forma possível.

Você gostou das dicas que elaboramos sobre como ajudar as crianças no processo de alfabetização? Deixe o seu comentário abaixo. Queremos saber sua opinião sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.