profissional do futuro

Quais as características e habilidades do profissional do futuro?

O mercado de trabalho está em constante transformação e, consequentemente, as suas demandas também se modificam dia após dia. Atualmente, o que é mais valorizado quando se pensa em desenvolvimento de carreira são atributos do próprio indivíduo, no que diz respeito à competência técnica, mas também ao aspecto socioemocional.

Isso porque muitas profissões atuais tendem a desaparecer e, provavelmente, as crianças de hoje vão se dedicar a ocupações que ainda não existem. Desse modo, além de avaliar quais áreas tendem a se expandir nos próximos anos, é essencial estar atento às habilidades requisitadas do chamado profissional do futuro.

Pessoas criativas, autônomas, empáticas, altruístas, flexíveis, críticas e perseverantes tendem a se destacar. Por essa razão, é importante investir desde cedo na formação das crianças e dos jovens, de forma a assegurar o desenvolvimento de tais características individuais e o seu êxito profissional no futuro.

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O que são habilidades profissionais?

Antes de prosseguir com o tema, é fundamental compreender o que são exatamente as habilidades profissionais. De forma resumida, pode-se dizer que são competências treinadas ao longo da vida educacional e aprimoradas pelo mercado de trabalho.

Esse conjunto de qualidades tem a ver com traços pessoais, mas também é lapidado pelas experiências do jovem profissional em sua rotina de trabalho. Em geral, tais características são determinantes para um candidato ser bem-sucedido no momento em que procura por vagas de emprego, bem como na evolução de sua carreira.

Qual a importância de desenvolvê-las?

As profissões estão em um contínuo processo de mudança, a depender da busca por determinadas funções e da automatização de algumas áreas. Em outras palavras, algumas ocupações que hoje existem podem desaparecer e outras podem surgir.

Sendo assim, ainda que as habilidades profissionais mudem conforme o tempo, elas continuam sendo de absoluta relevância para as empresas, uma vez que indicam o desempenho e as qualidades desejadas do funcionário que consideram ideal.

Pensando nisso, instituições de ensino devem estar informadas sobre as tendências em relação ao profissional do futuro, buscando despertar as aptidões naturais das crianças e dos adolescentes, mas também oferecendo conhecimento diversificado.

Além disso, as escolas devem estar atentas ao desenvolvimento de certas competências socioemocionais, muito valorizadas atualmente, tais como: criatividade, autonomia, cooperação, criticidade, flexibilidade, entre outras.

Quais são as principais características do profissional do futuro?

Até o momento, você conheceu o que são as habilidades profissionais e porque elas podem impactar diretamente no futuro profissional do seu filho. No entanto, a dúvida que fica é esta: quais são, realmente, as capacidades que o mercado de trabalho espera dos jovens daqui a alguns anos?

Além de uma mente criativa e autônoma, pode-se dizer que as pessoas empáticas, persistentes e com forte perspectiva altruísta devem sair na frente da concorrência, ampliando as chances de sucesso ao buscar o primeiro emprego.

Confira, abaixo, as características mais requisitadas do profissional do futuro!

Criatividade

A lista não poderia começar de outra forma! Em um cenário de competitividade acirrada entre as empresas, é preciso se destacar no mercado. Para isso, o futuro trabalhador deve exercitar a sua criatividade, sugerindo comandos que levem a novos produtos e serviços, sempre que necessário.

Esse tipo de habilidade colabora também na busca por soluções inovadoras para problemas complexos. Afinal, a pessoa criativa consegue pensar “fora da caixa” e encontrar respostas onde ninguém espera. Importa lembrar que, para desenvolvê-la, é preciso manter viva a curiosidade dos estudantes.

Autoconhecimento

Autoconhecimento diz respeito ao processo de descoberta de suas potencialidades e fragilidades, tanto no ponto de vista profissional quanto pessoal. Ciente de suas características, é possível se dedicar ao aprimoramento dos seus pontos fortes, assim como à minimização de seus pontos fracos.

Conhecer a si mesmo, os seus limites, desejos e projetos é um passo crucial no que diz respeito à construção de uma carreira de sucesso. Tal característica também é bastante valorizada pelos gestores empresariais.

Autonomia

Frente a funções cada vez mais automatizadas, o profissional do futuro deve ter conhecimento técnico, autonomia e iniciativa para resolver as demandas, ainda que conte com a equipe para solucionar os problemas.

Porém, o diferencial será entender de diversas etapas da linha de produção e assumir funções distintas com eficiência, controlando melhor os serviços e produtos e agilizando processos operacionais junto aos colegas de trabalho.

Inteligência emocional

Pessoas inteligentes emocionalmente são aquelas que conseguem reconhecer e administrar as próprias emoções, e de estabelecer empatia com os sentimentos e necessidades dos outros. Trata-se de uma competência socioemocional de fundamental importância para profissionais que exercem cargos de liderança ou de gestão de pessoas.

Empatia

A automatização de processos é uma tendência no mercado, mas a empatia não deve ser perdida dentro de uma instituição. A habilidade de se colocar no lugar do “outro” e de entender as dores da pessoa será um grande diferencial para o profissional do futuro.

Diante dessa habilidade profissional, a ideia é que a convivência com os colegas e o atendimento ao público sejam mais humanizados e calcados em valores morais, o que ajuda a aproximar a marca das pessoas e a solucionar demandas com maior eficácia.

Altruísmo

Altruísmo tem a ver com empatia, mas também com ações voluntárias que beneficiam o grupo. A solidariedade e o senso de coletividade, nesse sentido, são qualidades a serem trabalhadas na escola e que implicam êxito em todas as esferas da vida, incluindo o trabalho.

Ocupando uma função profissional, espera-se que o funcionário faça ações que ajudem toda a equipe, ainda que não tenha sido escalado hierarquicamente para isso. Tomar a iniciativa de forma humana auxilia a empresa a superar os desafios e as demandas no dia a dia.

Flexibilidade

Flexibilidade refere-se à capacidade de adaptação a diferentes ambientes e situações. Ela está fortemente vinculada a ampliação do modo de pensar do indivíduo e também às suas respostas frente a eventos inesperados.

Profissionais que estão dispostos a sair de sua zona de conforto, que buscam desafiar-se diariamente, são muito apreciados nas empresas. Isso porque essa habilidade ajuda na superação de problemas técnicos e também interpessoais.

Boa comunicação

Uma comunicação eficiente, seja verbal seja escrita, é aquela que alcança o seu interlocutor ou o seu público, atingindo os seus objetivos. Na vida profissional, saber dialogar é essencial, visto que a todo momento surgem acontecimentos em que, para resolver, é preciso compreender as expectativas do outro e verbalizar as suas próprias de maneira clara.

Podemos dizer que a boa comunicação está diretamente associada às habilidades de negociação e de mediação de conflitos.

Pensamento crítico

O pensamento crítico abrange a capacidade de questionar o senso comum e buscar agir de modo mais refletido, aprofundado e embasado. Identificar prós e contras das situações, ponderar sobre as múltiplas implicações de cada atitude e tentar encontrar soluções que reduzam os riscos.

Somado a isso, as pessoas críticas tendem a apresentar maior senso de coletividade, ou seja, elas não pensam somente em si no momento de tomar decisões.

Persistência

A capacidade de persistir em uma empresa é um grande desafio para os atuais funcionários. Não é por menos que essa habilidade será cobrada, cada vez mais, no futuro. O motivo é que a capacidade de manter um cargo exige muita calma e planejamento, já que envolve crescimento na empresa e domínio sobre os critérios operacionais da companhia.

Dessa forma, o profissional com persistência consegue se aprimorar no seu cargo enquanto desenvolve várias funções na empresa, com o passar do tempo. A experiência e a lealdade do funcionário são duas qualidades associadas ao empregado perseverante, atributos aos quais o empregador deverá dar preferência no futuro.

Por que investir em um colégio que incentiva essas habilidades?

Os jovens aprendem bastante com a educação familiar, mas a escola é um ambiente crucial para a formação dos seus filhos. E o aprendizado adquirido no ensino básico pode ser, sim, um diferencial na hora de buscar o primeiro emprego.

Instituições educacionais de qualidade devem preparar crianças e adolescentes com conteúdos consistentes, os quais se aplicam no dia a dia e instigam habilidades cognitivas e profissionais. Da mesma forma, o colégio é responsável por aprimorar a visão crítica dos estudantes, reforçando a criatividade e a autonomia deles em relação ao mundo.

Outro ponto a se destacar é o compromisso e o senso de responsabilidade, capacidades amplamente trabalhadas no nível básico da educação formal, quando os alunos têm horário para chegar e sair da escola, prazos bem definidos e metas de aprendizagem.

O ambiente escolar, enfim, prepara os educandos para encarar o “outro”. Trabalhos em grupo e apresentações para o público, por exemplo, são atividades práticas para treinar a capacidade de liderança, reforçar o altruísmo e despertar a empatia diante das diferentes personalidades.

Você descobriu aqui quais as principais habilidades do profissional do futuro. Elas são despertadas durante a vida educacional, motivo pelo qual as famílias devem investir em uma escola antenada com o futuro.

Vale lembrar que a rotina familiar também impacta, de modo direto, no desenvolvimento de tais competências. Busque conversar sobre as profissões e ajudar os seus filhos a encontrar suas aptidões, a conviver respeitosamente com pessoas diferentes e a agir com autonomia. Em outras palavras, dedique-se a oferecer uma formação humana, pois isso será de grande valia para o seu futuro profissional.

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