O mercado de trabalho está em constante mudança, mas os jovens devem começar a se preparar para o primeiro emprego ainda na escola. Neste texto, descubra o que são e por que as habilidades do profissional do futuro têm importância e impacto na formação atual dos estudantes.

Além disso, saiba quais são as apostas para o setor profissional futuramente, quando devem ocupar as funções pessoas criativas, autônomas, empáticas, altruístas e perseverantes na empresa. Ao final, compreenda por que é essencial investir em um colégio antenado, que prepara o seu filho desde já visando ao êxito no futuro.

Comece a leitura agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que são habilidades profissionais?

Antes de prosseguir com o tema, você sabe o que são habilidades profissionais? Pode-se dizer que são competências treinadas ao longo da vida educacional e aprimoradas pelo mercado de trabalho.

Esse conjunto de qualidades tem a ver com traços pessoais, mas também é lapidado pelas experiências do jovem profissional em corporações. Geralmente, as habilidades são determinantes para um candidato ser bem-sucedido no momento em que procura vagas de emprego.

Qual a importância das habilidades profissionais?

As profissões estão em constante mudança, a depender da busca por determinadas funções e a automatização de algumas áreas. Por isso, as habilidades profissionais mudam conforme o tempo, porém, continuam sendo relevantes para a empresa, uma vez que indicam o desempenho do funcionário ideal para a firma.

Pensando nisso, instituições de ensino devem estar informadas sobre as tendências para o futuro trabalhador, pois colégios podem despertar e treinar desde cedo algumas capacidades profissionais, como a criatividade e a autonomia.

Quais são as características do profissional do futuro?

Até o momento, você conheceu o que são as habilidades profissionais e por que são importantes para planejar o emprego no futuro. No entanto, a dúvida que fica é esta: quais são, realmente, as capacidades que o mercado espera dos jovens daqui a alguns anos?

Além de uma mente criativa e autônoma, pode-se dizer que as pessoas empáticas, persistentes e com forte perspectiva altruísta devem sair na frente da concorrência, ampliando as chances de sucesso ao buscar o primeiro emprego.

Criatividade

A lista não poderia começar de outra forma! Em um cenário de competitividade acirrada entre as empresas, é preciso se destacar no mercado. Para isso, o futuro trabalhador deve exercitar sua criatividade, sugerindo comandos que levem a novos produtos e serviços, sempre que necessário.

Autonomia

Frente a funções cada vez mais automatizadas, o profissional do futuro deve ter conhecimento técnico e autonomia para resolver as demandas, ainda que conte com a equipe para solucionar os problemas.

Porém, o diferencial será entender de diversas etapas da linha de produção e assumir funções distintas com eficiência, controlando melhor serviços e produtos e agilizando processos operacionais junto aos colegas de trabalho.

Empatia

A automatização de processos é uma tendência no mercado, mas a empatia não deve ser perdida dentro de uma instituição. A habilidade de se colocar no lugar do “outro”, e de entender as dores da pessoa, será um grande diferencial para o profissional do futuro.

Diante dessa habilidade profissional, a ideia é que a convivência com os colegas e o atendimento ao público sejam mais humanizados e calcados em valores morais, o que ajuda a aproximar a marca das pessoas e a solucionar demandas com maior eficácia.

Altruísmo

Altruísmo tem a ver com empatia, mas também com ações voluntárias que beneficiam o grupo. A solidariedade, nesse sentido, é uma qualidade a ser trabalhada na escola e que implica êxito em todas as esferas da vida, incluindo o trabalho.

Ocupando uma função profissional, espera-se que o funcionário faça ações que ajudem toda a equipe, ainda que não tenha sido escalado hierarquicamente para isso. Tomar a iniciativa de forma humana auxilia a empresa a superar os desafios e as demandas no dia a dia.

Persistência

A capacidade de persistir em uma empresa é um grande desafio para os atuais funcionários. Não é por menos que essa habilidade será cobrada, cada vez mais, no futuro. O motivo é que a capacidade de manter um cargo exige muita calma e planejamento, já que envolve crescimento na empresa e domínio sobre os critérios operacionais da companhia.

Dessa forma, o profissional com persistência consegue se aprimorar no seu cargo enquanto desenvolve várias funções na empresa, com o passar do tempo. A experiência e a lealdade do funcionário são duas qualidades associadas ao empregado perseverante, atributos aos quais o empregador deverá dar preferência no futuro.

Por que investir em um colégio que incentiva essas habilidades?

Os jovens aprendem bastante com a educação familiar, mas a escola é um ambiente crucial para a formação dos seus filhos. E o aprendizado adquirido no ensino básico pode ser, sim, um diferencial na hora de buscar o primeiro emprego.

Instituições educacionais de qualidade devem preparar crianças e adolescentes com conteúdos consistentes, os quais se aplicam no dia a dia e instigam habilidades cognitivas e profissionais. Da mesma forma, o colégio é responsável por aprimorar a visão crítica dos estudantes, reforçando a criatividade e a autonomia deles em relação ao mundo.

Outro ponto a se destacar é o compromisso e o senso de responsabilidade, capacidades amplamente trabalhadas no nível básico da educação formal, quando os alunos têm horário para chegar e sair da escola, prazos bem-definidos e metas de aprendizagem.

O ambiente escolar, enfim, prepara os educandos para encarar o “outro”. Trabalhos em grupo e apresentações para o público, por exemplo, são atividades práticas para treinar a capacidade de liderança, reforçar o altruísmo e despertar a empatia diante das diferentes personalidades.

Você descobriu aqui quais as principais habilidades do profissional do futuro, que deve ser autônomo, empático com colegas e clientes, altruísta, persistente e, sobretudo, criativo para lidar com os desafios na empresa. Mas essas capacidades são despertadas durante a vida educacional, motivo pelo qual os pais devem investir em uma escola antenada com o futuro.

Este artigo foi útil para você, não é mesmo? Então, conheça uma instituição que prepara os jovens para as profissões do futuro em Belo Horizonte. Entre em contato agora com o Colégio Arnaldo — com unidades em Anchieta e Funcionários — e transforme a vida dos seus filhos hoje!

Powered by Rock Convert