Os seus filhos provavelmente se perguntam sobre o que vão ser quando crescer, não é? A dúvida acompanha os jovens ao longo da formação escolar e pode estimular novas habilidades. Do analista de Big Data até o segurança da informação, passando pelo biotecnólogo e pelo gestor de resíduos, entenda quais são as profissões do futuro e ajude a garotada nessa escolha.

Além de conhecer dez empregos que estarão com tudo daqui a alguns anos, saiba a seguir como o mercado de trabalho é afetado pela tecnologia, que transforma as funções e abre caminho para novos profissionais em todas as áreas do conhecimento. Comece agora a leitura e tire todas as questões sobre o assunto!

Como a tecnologia afeta as profissões?

O trabalho é um importante fator para compreender uma sociedade porque depende do avanço tecnológico para se desenvolver. E não seria diferente com o advento de novas ferramentas e sistemas, que transformam as relações na atualidade com a chamada 4ª Revolução Industrial.

O período que vivemos é marcado pela era digital, com uma rede cada vez mais veloz, pela nanotecnologia e pela integração com robôs e máquinas. No entanto, a dúvida de muitos pais e jovens gira em torno de quais serão as profissões do futuro. Para tentar antecipar o quadro, basta olhar para algumas funções que já começam a atrair diferentes profissionais.

Quais são as profissões do futuro?

Até o momento, você percebeu que o mercado é impactado pelas novas tecnologias, o que provoca demanda por funções e profissionais específicos. Mas quais são as apostas para quem vai escolher o emprego daqui a alguns anos?

Reunimos pelo menos dez áreas que têm tudo para crescer: analista de Big Data, segurança da informação, biotecnólogo, gestor de resíduos, desenvolvedor de inteligência artificial, designer de jogos, engenheiro químico, gerente de plataforma de petróleo, analista de mídias e arquivista digital.

Analista de Big Data

Sabe qual é a função dos analistas de Big Data? Essa importante profissão é responsável, principalmente, por “traduzir” dados para que sistemas operacionais consigam ler a informação e acionar comandos.

Negócios estratégicos e empresas precisam da análise de dados para funcionar e, no futuro, espera-se que o avanço das tecnologias aumente mais o interesse dos jovens por essa carreira, a qual já é indispensável para a sociedade atual.

Segurança da informação

As criptomoedas revolucionaram o jeito de ganhar dinheiro na internet, mas também abriu portas para novas profissões. É o caso do segurança da informação, também chamado de blockchain ou “protocolo da confiança”, cuja expectativa é de expansão no futuro.

O profissional trabalha com mecanismos que tornam seguras as transações online, sendo uma possibilidade para quem deseja incorporar a tecnologia nos negócios de forma estável e bem-sucedida.

Biotecnólogo

Com formação em farmácia ou biotecnologia, o biotecnólogo desenvolve medicamentos e faz exames laboratoriais para investigar reações químicas nos seres. Fora isso, a área de atuação é ampla e pode envolver desde a criação de algas e animais marinhos até a fabricação de fármacos.

Gestor de resíduos

O lixo produzido pelas pessoas e pela indústria cresce cada vez mais e, para reduzir o impacto ambiental, surge o gestor de resíduos. Na prática, a carreira está em ascensão devido à questão da sustentabilidade, já que é preciso haver um destino mais sustentável para o descarte.

Nessa importante tarefa, o especialista (cuja formação pode se dar nos cursos de biologia, engenharia ambiental ou engenharia química) consegue converter o lixo em energias limpas.

Desenvolvedor de negócios de IA

Desenvolvedor de inteligência artificial é o profissional capaz de gerar mecanismos tecnológicos que simulam o nosso raciocínio, expandindo as funções humanas com softwares e sistemas criativos. O expert tem formação em ciência da computação e pode, ainda, desenvolver pesquisas nesse ramo, também abreviado para IA ou AI, da sigla em inglês.

Designer de jogos

O desenvolvimento de games é uma das atividades mais lucrativas do planeta e envolve a criação de conteúdo para aplicativos, celulares, consoles e computadores. Para modelar o entretenimento (não apenas o gráfico, mas também o roteiro do jogo), o designer de jogos é o especialista, com curso técnico em programação ou bacharelado em design. 

Engenheiro químico

A oferta de vagas para engenheiros químicos deve seguir crescente nos próximos anos — e não é por menos, o profissional é responsável pela projeção, construção e operação de plantas químicas industriais. Em todo caso, ele ajuda a maximizar a produtividade dos processos na indústria a partir de equipamentos e matérias-primas.

O emprego contribui, ainda, para o investimento em tecnologias limpas, despontando entre as demandas da indústria hoje e, provavelmente, nas próximas décadas.

Gerente de operação de plataforma

A descoberta do pré-sal no Brasil (reserva de gás natural e petróleo a mais de sete mil metros abaixo do nível do mar no Sul e Sudeste) impulsionou a indústria petroleira e também gerou novos cargos, como o de gerente de operação de plataforma. Com altos salários, o profissional é responsável pelo funcionamento das operações em todas as etapas da extração.

Analista de mídias sociais

Outra função que tem tudo para crescer nas próximas décadas é a de analista de mídias sociais. O profissional, que deve ser criativo e antenado às novidades do segmento, tem como principal objetivo gerenciar perfis de marcas, o que aumenta o engajamento das empresas entre os consumidores dos produtos e serviços.

Arquivista digital

Com o advento da internet, a quantidade de arquivo (sejam fotos, cadastros e vídeos) não para se crescer na rede. Para lidar com tanta informação virtual, será necessário contratar um arquivista digital — ligado às áreas de informática, de estatística ou de administração —, a quem compete também catalogar e fornecer acesso aos dados.

Do arquivista digital ao engenheiro químico, passando pelo desenvolvedor de inteligência artificial e o gerente de operação de plataforma, você descobriu neste texto algumas das profissões que prometem despontar no futuro e entendeu como o avanço da tecnologia afeta o cenário do mercado de trabalho.

Agora que você sabe quais são as profissões do futuro e como a tecnologia impacta o mercado de trabalho, assine a newsletter do blog e recebe em primeira mão as novidades sobre a educação dos seus filhos!

Powered by Rock Convert