Dominar um segundo idioma é muito importante para a vida pessoal e profissional. Isso pode abrir várias portas e permitir experiências incríveis. O processo fica muito mais fácil se acontecer desde a infância, quando a criança tem a oportunidade de estudar em uma escola com o programa bilíngue.

Trata-se de uma excelente maneira de proporcionar o contato natural e fluido com a língua estrangeira, que também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades importantes. Apesar disso, o tema ainda gera muitas dúvidas para os pais.

Preparamos este post para você entender melhor sobre o que é, como funciona, quais as vantagens e particularidades das escolas com programa bilíngue. Continue a leitura e confira!

O que é o programa bilíngue?

Uma escola de educação bilíngue proporciona o contato frequente com o idioma estrangeiro. Assim, ele não fica limitado apenas às aulas específicas de gramática, mas faz parte da rotina dos estudantes.

Desse modo, é associado aos conhecimentos de outras matérias, o que permite um conhecimento cultural e também a familiaridade com o idioma. É uma proposta de imersão, que favorece o desenvolvimento do nível de fluência.

Isso acontece porque o estudante aprende a usar o idioma como ferramenta de comunicação e de aquisição de conhecimentos e não apenas para a solução de exercícios pontuais.

Não existe idade mínima para começar a aprender outro idioma. Contudo, para crianças isso precisa ser feito de forma natural e sem cobranças. Na Educação Infantil é importante que aconteça por meio de brincadeiras, músicas e outras atividades lúdicas.

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental também é preciso que o contato com a língua estrangeira seja feito sem exageros ou sobrecargas para a criança. O aprendizado deve ser estimulado de forma natural e divertida.

Dessa maneira, é fundamental que a escola ofereça um ambiente acolhedor e envolvente, para que as aulas se tornem interessantes. Nesse sentido, a instituição deve estar preparada. Caso contrário, o processo de aprendizagem pode se tornar uma grande dificuldade para os alunos.

Outro ponto importante a ser observado a respeito da organização da instituição é a qualidade do ensino das outras matérias. É preciso haver uma metodologia séria e consistente, para que o aprendizado dos conteúdos regulares não seja prejudicado.

Qual a importância desse tipo de programa?

Quando a escola tem um bom programa bilíngue e conta com professores bem preparados, pode oferecer muitas vantagens aos estudantes. Confira algumas delas:

Aprendizado por imersão

Com o programa bilíngue, o estudante tem contato diário com dois idiomas (o nativo e o estrangeiro). Assim, ele pode aprender os conteúdos por imersão, o que garante o domínio da língua estrangeira e a capacidade de usá-la como instrumento de comunicação.

Aprendizado cultural

Com a experiência bilíngue o aluno não aprende apenas as palavras, mas também a cultura e a história dos países que usam aquele idioma. Isso favorece o conhecimento de mundo e abre caminhos para vivências internacionais.

Maior empatia

O aprendizado da história e da forma de vida em outros países ajuda o jovem a perceber que existem muitas culturas diferentes da sua. Assim, ele também desenvolve mais empatia, pois consegue lidar melhor com a diversidade.

Melhores oportunidades no futuro

Dominar outro idioma é muito importante para a vida profissional. É interessante que o aluno tenha a oportunidade de receber esse aprendizado mais profundo desde a escola básica, para chegar ao mercado já com um bom nível de fluência.

Mais fluidez na pronúncia

Quando o aprendizado do novo idioma ocorre na infância, é possível evitar problemas frequentes de pronúncia. Isso porque o aparelho fonador ainda está em desenvolvimento, o que torna o jovem mais receptivo a esses estímulos.

Reduz o risco de Alzheimer

Além das vantagens pessoais de ser bilíngue, isso ainda traz benefícios à saúde. Uma pesquisa feita pela Concordia University, no Canadá, mostrou que falar mais de um idioma reduz o risco de ter Alzheimer, além de melhorar as funções cognitivas de maneira geral.

Qual a diferença entre a escola de idiomas e a escola que oferece um programa bilíngue?

Na escola de idiomas existe um momento reservado especificamente para o estudo da língua em questão. No caso das escolas com programa bilíngue, isso também acontece durante as aulas de outras matérias, como história, geografia e matemática.

A principal diferença é que, nessa segunda opção, não existe uma separação entre o momento de aprender a língua, com exercícios de gramática ou conversação, e o estudo das matérias escolares tradicionais.

Para que estejam aptos a darem as aulas, os professores também precisam ser fluentes no idioma escolhido. Além disso, a instituição precisa ter a infraestrutura adequada, o que compreende salas especiais, materiais didáticos e metodologias pensadas cuidadosamente.

É muito interessante também que o colégio conte com a tecnologia como recurso para favorecer a educação, de maneira a estimular o aprendizado por meio de ferramentas modernas e que fazem parte do cotidiano dos estudantes.

Qual o papel da família?

Quando os pais optam por uma escola que oferece o programa bilíngue para seus filhos, também devem estimular o uso do idioma em casa. É interessante que todos juntos assistam a filmes, desenhos e outros programas televisivos, além de trocar informações culturais e desenvolver conversas na língua estrangeira estudada.

Ainda que a escola exerça uma função importante no aprendizado, é essencial que os pais participem do processo e mostrem o quão interessante é o descobrimento de uma nova cultura. Isso melhora o desenvolvimento dos filhos e também ajuda a deixar a família mais unida.

Além disso, é importante manter o contato com o colégio, especialmente no período de adaptação, para ter a garantia de que as aulas são realizadas de forma tranquila e com respeito ao tempo do seu filho.

Como vimos, existem muitas vantagens de optar por uma escola que tenha o programa bilíngue. Contudo, é importante escolher uma instituição séria, que tenha a metodologia sólida, professores experientes e que também se importe com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Tudo isso você pode encontrar no Colégio Arnaldo.

A nossa missão é preparar os estudantes para lidar com os desafios práticos de suas vidas, e o inglês pode ser uma boa ferramenta para isso. Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso programa bilíngue!

Powered by Rock Convert