A programação para crianças é uma tendência da educação moderna, que atende às necessidades da sociedade tecnológica e do mercado de trabalho. Assim, é importante que a família acompanhe as novas propostas de ensino que aliam a tecnologia ao aprendizado escolar, para que os jovens tenham a melhor formação.

Isso é importante porque conseguir dominar as ferramentas digitais é essencial para estar bem-integrado ao mundo moderno. Assim, é fundamental que haja um ensino alinhado com a nova sociedade.

Neste post mostraremos a você a importância e os benefícios da programação para crianças. Vamos lá?

Por que ensinar programação para crianças?

Como mencionamos, o letramento tecnológico é uma necessidade do mundo atual. Assim, saber programar em um computador é importante e pode ser aprendido desde cedo. Por isso, se acontecer ainda na infância, são maiores as chances de conseguir desenvolver mais conhecimentos, de forma natural e espontânea.

Dessa maneira, é possível ter familiaridade com o pensamento computacional. Por consequência, as crianças aprendem a resolver problemas práticos por meio da tecnologia, além de conseguirem um diferencial importante em suas qualificações para a vida profissional.

Quais são os benefícios da programação para crianças?

Além da relevância para o futuro, o ensino da programação também pode trazer importantes benefícios para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças na escola. Conheça algumas das vantagens desse tipo de proposta pedagógica.

Desenvolvimento cognitivo

A programação traz desafios que melhoram o desenvolvimento cognitivo das crianças. Esse conjunto complexo de habilidades precisa de diferentes estímulos. Com a tecnologia, isso acontece de maneira divertida e faz com que os jovens tenham maior facilidade para resolverem problemas complexos.

A memória também é beneficiada, pois ela é exercitada pelo uso dos algoritmos na programação. Da mesma forma, é preciso ter concentração para solucionar as questões e compreender os comandos.

Estímulo ao trabalho em equipe

É fundamental que as crianças aprendam a trabalhar em equipe para que desenvolvam a sua empatia, cidadania e cooperação. Isso é importante para a sua formação escolar, as relações em casa e também para o mercado de trabalho.

Na programação, grande parte das atividades é feita coletivamente, por meio de projetos de grupo. Além disso, os estudantes são sempre estimulados a compartilharem as suas dificuldades e resultados, para que, assim, aprendam uns com os outros.

Incentivo à criatividade

A tecnologia serve para ajudar a resolver problemas do nosso cotidiano de maneira mais rápida e simples. Com a programação para crianças, elas aprendem a encontrar essas soluções e, para isso, precisam exercitar constantemente a sua criatividade.

Do mesmo modo, a escola pode estimular a elaboração de jogos que sejam interessantes para toda a turma e também beneficiem o aprendizado. Eles são muito divertidos para os pequenos e exercitam tanto o raciocínio lógico quanto o lado lúdico e imaginativo.

Melhora na escrita

Apesar de a programação se tratar de uma área exata, ela também pode ajudar em outras habilidades. Uma delas é a escrita, já que o aprendizado computacional exige muita organização. Isso melhora a estruturação das ideias e permite que as crianças se articulem melhor. Com isso, a sua comunicação é beneficiada.

Estímulo ao aprendizado de outras matérias escolares

Como dissemos, os benefícios da programação não se limitam às ciências exatas, apesar de ela estar intimamente relacionada à matemática. Quando as crianças aprendem sobre o uso dos computadores, elas têm contato com um pensamento científico que ajuda a ter o olhar mais crítico e curioso para as outras matérias.

Além disso, quando a escola associa o aprendizado da programação com as áreas do conhecimento ensinadas, consegue despertar maior interesse e protagonismo dos estudantes. Isso porque eles passam a assumir uma postura mais ativa no aprendizado, o que é excelente para o desenvolvimento deles.

Melhora no uso da internet

As crianças e os adolescentes estão sempre conectados com a internet. Isso costuma ser um desafio para os pais, já que fica difícil estabelecer o equilíbrio com outras atividades que também são importantes.

Nesse sentido, o aprendizado da programação na escola pode ajudar os jovens a fazerem um melhor uso dos recursos digitais, já que aprenderão a tornar isso uma forma de estudo ou de criação. As redes sociais também podem se exploradas como espaço de divulgação das criações e de troca de ideias.

Mais facilidade para lidar com as frustrações

Ao programar computadores, é sempre preciso lidar com algumas frustrações. Um detalhe errado pode fazer com que o sistema não funcione, o que impede os resultados. É importante que isso seja considerado um estímulo ao aprendizado, não um problema.

Dessa forma, quando bem-explorado, o desafio da programação ajuda a lidar melhor com coisas que não saem como o esperado e também incentiva a busca pela resolução dos impasses.

Como a programação pode ser aprendida na escola?

A família pode incentivar o aprendizado da programação em casa, por meio de alguns aplicativos e sites específicos. Mas é muito importante que a escola também considere essa tendência e insira isso em seu programa de ensino.

Assim, é necessário que a programação para crianças não seja limitada às aulas de informática, mas que esteja presente no cotidiano da instituição. Para que isso aconteça de forma significativa e estimulante, a escola precisa usar as ferramentas modernas como recurso para melhorar as atividades que são realizadas. Também é preciso ter uma boa metodologia de ensino.

Isso pode ser útil para que os professores consigam explorar mais os temas abordados nas aulas, contextualizar com a realidade dos estudantes e estimular o envolvimento com o conteúdo. Além disso, amplia as possibilidades para a interdisciplinaridade.

Como vimos, a programação para crianças é muito importante para a formação delas no mundo moderno e também traz grandes benefícios para o aprendizado de maneira geral. Por isso, é essencial que a escola conte com um bom incentivo à tecnologia e que aconteça de forma lúdica, sem que os alunos se sintam pressionados.

O Colégio Arnaldo incentiva o uso das tecnologias para as crianças e os adolescentes, além de contar com parcerias importantes para o aprendizado da programação. Entre em contato para conhecer mais sobre a nossa proposta pedagógica.

Powered by Rock Convert