projeto social na escola

Projeto social na escola: por que é importante que os pais e alunos participem?

O projeto social na escola é uma iniciativa que visa despertar a importância da cidadania e da consciência social na comunidade de ensino. Esse tipo de evento é uma forma de planejar e realizar ações que buscam transformar positivamente a realidade ao redor da instituição.

Em geral, o projeto social é organizado por uma gestão não-governamental, que tem o objetivo de oferecer assistência à pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, os trabalhos desenvolvidos têm caráter voluntário, promovendo o desenvolvimento social, econômico e cultural dos indivíduos.

Acompanhe a seguir e entenda como funciona o projeto social na escola e qual a importância da participação dos pais e dos alunos nessa ação. Confira!

Como funciona o projeto social na escola?

Um projeto social é uma iniciativa que propicia uma melhor qualidade de vida a uma parcela da população que vive em situação de fragilidade e carência. Em geral, esse tipo de ação é realizada por diferentes entidades e grupos, que fazem doações individuais e coletivas à comunidade.

A prática ajuda a aliviar a pobreza e a miséria, sendo capaz de mudar a perspectiva de algumas pessoas e famílias que se encontram desamparadas. Hoje, é bastante comum encontrar diferentes instituições que investem esforços para criar projetos sociais de impacto.

Quando trabalhada e estimulada desde a infância, a ação pode contribuir significativamente para a criação de uma consciência de responsabilidade social nos pequenos. Além dos estudantes, é importante que os pais também se envolvam nas atividades para transmitir um bom exemplo aos filhos.

Para que os eventos sejam efetivos na escola, é essencial que os coordenadores e diretores dialoguem com a comunidade de ensino, explicando quais são os motivos de promover projetos de cunho social. Com a participação ativa das famílias e dos alunos, a instituição pode incentivar uma série de valores e virtudes importantes para uma educação mais humana, justa e igualitária.

Além disso, as crianças e os adolescentes têm a chance de desenvolver o espírito de liderança e o caráter, fortalecendo o senso de respeito, responsabilidade e amor ao próximo. Com isso, os discentes crescem muito mais conscientes do seu papel na sociedade e podem tomar decisões futuras pautadas na solidariedade e na igualdade.

Por que é importante contar com a participação dos pais e alunos?

Contar com a participação e o apoio dos pais nos projetos sociais da escola, possibilita maior engajamento e envolvimento dos familiares com as necessidades da comunidade ao redor da instituição de ensino. Essa é uma maneira, inclusive, de transmitir exemplos de caridade e bondade, que são valores que devem ser trabalhados continuamente.

Além de que, quando os coordenadores pedagógicos, os professores, os estudantes e seus familiares atuam em conjunto, as ações podem ser fortalecidas e alcançar mais pessoas carentes. Existem outros pontos vantajosos de envolver os pais nesse tipo de evento organizado pelo colégio.

A seguir, confira alguns pontos que demonstram a relevância dessa parceria na promoção de projetos sociais na escola e por que é tão importante que os pais se envolvam nas ações.

Diminuir barreiras

Os projetos sociais contam com atividades que prezam pela igualdade social e a boa convivência entre as pessoas. Nesse sentido, os familiares podem aproveitar o momento para se aproximar da realidade escolar, diminuindo as barreiras com a instituição de ensino.

Com isso, os pais podem entender melhor os propósitos das campanhas e acompanhar de perto o que o colégio tem feito para contribuir com a comunidade ao redor. Assim, também fica mais simples compreender como os familiares e os alunos podem ajudar a ampliar as ações a mais pessoas.

Ajudar o próximo

Sem dúvidas, um dos maiores objetivos dos projetos sociais é o auxílio ao próximo. Incentivar esse valor desde cedo nas crianças e nos adolescentes é bastante relevante tanto para a formação pessoal quanto para a acadêmica.

Quando a família se interessa e convida o estudante para participar desse tipo de ação, ele percebe a importância de prestar assistência a quem mais precisa. Nisso, também pode ser trabalhada a noção de responsabilidade social e de solidariedade, que são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade pautada na caridade.

Desenvolver a consciência social

Com a participação ativa nos projetos sociais da escola, a família e os discentes têm a chance de refletir sobre o seu papel na sociedade, como agentes de transformação. Com isso, é possível desenvolver a consciência social e trabalhar a formação de pessoas mais capacitadas e atentas às necessidades dos outros.

Quando o seu filho se volta para esses assuntos, ele pode se tornar um cidadão mais ético, que se interessa e se preocupa em dar sua parte para ajudar na transformação social.

Fortalecer valores importantes

Um dos grandes benefícios de participar dos projetos sociais é que os pais podem aproveitar a oportunidade para transmitir saberes e fortalecer valores importantes para os pequenos. Desde cedo, eles passam a observar a realidade ao seu redor, criando uma noção de seu próprio papel no mundo.

Assim, os estudantes têm mais chances de serem adultos compromissados e solidários, que entendem a relevância da união e da cooperação para atingir a tão almejada transformação social.

Compreender o papel dentro da sociedade

Outro ponto é que os alunos começam a compreender qual é o seu papel dentro da sociedade e qual a fatia de contribuição que é possível oferecer à comunidade ao redor da instituição de ensino. Isso contribui significativamente para o crescimento pessoal dos discentes. 

A aproximação dos familiares com o âmbito de ensino também permite que os responsáveis deem sugestões de melhoria e incentivem cada vez mais pessoas a participarem das ações. 

Antes de escolher um colégio para o seu filho, é importante analisar se a instituição de ensino investe em projetos de cunho social. A iniciativa impacta positivamente o processo de aprendizagem, uma vez que transmite valores essenciais para o desenvolvimento dos pequenos. 

O Colégio Arnaldo, em conjunto com os alunos e os pais, têm dado cada vez mais enfoque em ações de projeto social na escola. O intuito, com isso, é oferecer uma formação humanizada e de cunho solidário para os estudantes, que podem se basear no bom exemplo e replicar as práticas futuramente.

Quer entender mais sobre a atuação do Colégio Arnaldo e como a nossa metodologia pode beneficiar o seu filho? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.