Se antes os estudantes eram apenas passivos no aprendizado, entendendo o que o professor desejava explicar e aceitando todas as informações, atualmente, os estudos em pedagogia mostram a importância do protagonismo do aluno. Estudiosos perceberam que é preciso levar em consideração as suas necessidades e interesses para melhorar o aprendizado.

protagonismo do aluno é cada vez mais debatido, por pensar em uma educação completa, estimulante e significativa. Esse termo relativamente novo não trata da liderança solitária, mas do incentivo ao envolvimento do estudante na escola, por meio de práticas que o convidem a uma postura autônoma e participativa. Continue a leitura e entenda melhor o que é o protagonismo na escola e como ele é importante para a educação.

O que é protagonismo do aluno?

Quando você pensa na escola, logo vem a imagem de alunos enfileirados em carteiras, copiando páginas e páginas de conteúdo, não é mesmo? Mas, com diversos estudos e experiências práticas, os educadores começaram a perceber que nem sempre esse formato de aula é o mais eficaz.

Isso acontece porque é um modelo em que o estudante não se envolve no aprendizado, apenas entende o que deve fazer e reproduz. As novas propostas educacionais têm priorizado o debate e a participação dos jovens nas decisões escolares.

Com o tempo, os profissionais foram percebendo que quando a educação é muito distante da realidade dos jovens, ela não consegue fazer com que eles tenham tanto envolvimento e curiosidade, ficando desestimulados. 

O protagonismo do aluno tenta colocar as dúvidas, os interesses, os desejos e as necessidades dele como ponto central para o aprendizado. Assim, o professor não é o detentor do saber, que transmite os conteúdos, mas um incentivador da curiosidade do , que ajuda a direcionar sua investigação para aprender mais.

A noção de protagonismo considera a coletividade como um ponto importante para a construção do conhecimento. De maneira prática, os estudantes aprendem a pensar juntos, ao colaborarem entre si, melhorando a sua experiência em sala de aula

O incentivo ao protagonismo tira a autoridade de pais e professores?

Quando se fala em protagonismo do aluno, é frequente se pensar em um jovem que pode fazer o que quiser, sem limites. Mas na realidade não é assim que acontece. Um dos pontos principais dessa nova tendência pedagógica é o incentivo ao diálogo para buscar soluções.

O intuito é que o jovem consiga compreender melhor a sociedade em que vive, os espaços coletivos aos quais pertence e também a si mesmo. Assim, ele consegue lidar melhor com as diferenças, respeitar mais as pessoas e os ambientes, lidar com conflitos e estar mais aberto ao diálogo. O que se nota é uma melhor relação com os pais, colegas, professores e sociedade em geral.

Neste modelo educacional, a escola se torna um espaço seguro para expor os pensamentos, levantar as próprias questões e desenvolver uma visão de mundo mais abrangente, crítica e autônoma. Cabe ao professor buscar uma forma de estimular e despertar a curiosidade do estudante, mostrando os caminhos para que ele construa seu conhecimento.

Quais os benefícios de uma educação centrada no protagonismo do aluno?

Cada vez mais as escolas estão adotando um modelo de educação que leve em consideração o protagonismo do aluno. São muitos os benefícios que podem ser percebidos para a sua vida, no que diz respeito à escola, à comunidade e à família. Veja as principais vantagens.

Criatividade

Quando os alunos são convidados a ter um pensamento mais autônomo, eles começam a desenvolver as próprias ideias e se tornam também mais criativos. Essa é uma habilidade importante não só na escola, mas para a sua vida pessoal e profissional como um todo.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é fundamental para uma boa formação. Alunos que refletem mais sobre todos os assuntos na escola conseguem ter uma melhor visão de mundo, podendo fazer ponderações e aprendendo a ter um olhar mais questionador.

Consciência de equipe

Quando os alunos são protagonistas, eles são constantemente incentivados a buscarem soluções em grupo, realizarem discussões com respeito e pensarem coletivamente. Isso é importante para a sua vida em sociedade e é também uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho.

Interesse pelo aprendizado

Em uma educação estimulante, os estudantes sentem mais prazer no aprendizado e conseguem desenvolver mais interesse pela escola. Os estudos deixam de ser uma tarefa chata e cansativa e passam a ser interessantes e instigantes, melhorando assim o seu aprendizado. É também uma forma de ajudar a relacionar os conhecimentos e torná-los mais significativos.

Mais autoestima

Em uma escola que leva em consideração as necessidades, os desejos e as dúvidas dos jovens, abrindo o diálogo, os estudantes se sentem mais valorizados e acolhidos. Assim, desde a sua formação básica, eles aprendem que seus pensamentos são importantes, passam a se conhecer melhor e se colocam na sociedade também de forma mais consciente.

Respeito com o outro

Quando o jovem percebe que seu pensamento é importante e tem contato com o trabalho colaborativo, ele aprende também a respeitar as outras pessoas. Os debates que promovem o respeito às diferenças e às opiniões divergentes ajudam a lidar com a diversidade e fazem com que se desenvolva respeito e empatia.

Capacidade de lidar com os problemas

O protagonismo do aluno valoriza a solução de problemas em conjunto, por meio dos debates e da consideração de diversos fatores na tomada de decisões. Isso contribui não só para a sua capacidade de lidar com as adversidades em sua vida escolar, mas também fora dela, em todas as suas experiências.

A sociedade vive constantes transformações, e a escola como espaço de preparação para a vida precisa acompanhar essas mudanças, oferecendo ao estudantes os recursos que eles precisam para sua formação completa. Uma educação que leve em consideração o protagonismo do aluno incentiva uma postura mais autônoma e faz com que o aprendizado se torne um hábito que ele levará para toda a sua vida.

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