quadras poliesportivas

Quadras poliesportivas: de que forma esses espaços ajudam os alunos?

As quadras poliesportivas são espaços reservados para a prática diferentes de modalidades de esporte, como vôlei, futebol, tênis, basquete etc. Entre as características presentes nesse tipo de quadra, está a demarcação na superfície com desenho de cada modalidade esportiva que o local suportará.

Além disso, o espaço também conta com revestimento adequado que pode ser com piso em madeira, concreto, modular de polipropileno, asfáltico e vinílico. Da mesma forma que apresenta um tamanho adequado para sua implantação, rede de proteção, acessórios e iluminação adequada.

Quer descobrir de que forma as quadras poliesportivas ajudam os alunos, contribuindo como instrumento pedagógico e de convívio social? Então continue a leitura do artigo que preparamos para você!

Trabalha a linguagem corporal

Com a prática de atividades bem elaboradas nas quadras poliesportivas, o aluno consegue trabalhar melhor a sua linguagem corporal. Ou seja, ele passa a ter mais facilidade para se expressar por meio de gestos e sinais, por exemplo. A partir disso, é possível ter mais facilidade para comunicar os sentimentos, pensamentos e, até mesmo, pedir ajuda em algum momento de dificuldade.

Como você pode perceber, a linguagem não verbal é essencial para o desenvolvimento cognitivo de qualquer pessoa. Isso porque, além de estimular a memória, ela também ajuda os alunos a conseguirem descobrir que existem outras formas de comunicação além daquelas que já estão acostumados (fala e escrita).

Ajuda no desenvolvimento motor

Os esportes praticados na quadra poliesportiva, como futebol e futsal, também contribuem para o desenvolvimento de algumas habilidades motoras, como coordenação, locomoção, equilíbrio e domínio da bola. Assim, a criança/adolescente consegue melhorar sua motricidade de maneira mais rápida. Isso também contribui para a redução de quedas e acidentes durante as brincadeiras dentro e fora da escola. 

Melhora do convívio com os outros alunos

Ter uma melhor convivência com os outros alunos da turma e da instituição de ensino é fundamental para que os pequenos consigam aprender a lidar com as diferenças entre as pessoas. É nesse sentido que os esportes praticados nas quadras poliesportivas das escolas podem ajudar as crianças a melhorar a sua relação com as outras pessoas.

Isso acontece porque os jogos realizados nesse espaço são feitos em conjunto com outros participantes. Por exemplo, para que um time de futebol consiga ganhar uma partida, um jogador precisa ter uma boa interação com os demais participantes do seu time. A partir disso, o estudante passa a entender que, para chegar ao objetivo desejado, é preciso contar com ajuda de outras pessoas que têm o mesmo propósito que o dele.

Por isso que a quadra poliesportiva torna-se um instrumento pedagógico muito potente para fazer com que a criançada perceba a importância de ter amigos ao seu lado. A partir disso, eles também conseguem aprender a respeitar a personalidade e individualidade de cada colega de classe.

Previne doenças 

Com o passar dos anos, o sobrepeso e a obesidade têm atingido cada vez mais crianças e adolescentes, seja pelo sedentarismo, má alimentação, estilo de vida inapropriado, entre outros. Para evitar que esse problema se torne ainda maior, é preciso ensinar os filhos, desde cedo, sobre a importância dos esportes em suas vidas. 

Quando a criança tem a possibilidade de estudar em uma unidade educacional que tem quadras poliesportivas, ela consegue estar sempre em movimento, gastando mais energia. Dessa forma, poderá evitar que o seu filho torne-se um adulto obeso. Mas, não se esqueça de que os exercícios também devem ser complementares a uma alimentação rica em nutrientes, que ajude no desenvolvimento dos pequenos.

A prática de atividade física nas quadras poliesportivas também consegue trazer outros benefícios para saúde dos estudantes, como:

  • fortalecimento do músculo cardíaco;
  • melhor fixação do cálcio nos ossos;
  • aumento da capacidade pulmonar e fortalecimento do diafragma;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • melhor funcionamento das articulações e fortalecimento dos músculos, entre outros.

Estimula a prática de exercícios físicos

O estímulo a prática de exercício físico também é um dos benefícios garantidos com as quadras poliesportivas. Isso porque os alunos aprendem que existem diversas atividades que podem ser executadas em uma quadra. Além do futebol, os estudantes podem praticar vôlei, basquete, atletismo, basquetebol, handebol, tênis, entre outros.

A partir de diferentes práticas esportivas, as crianças e adolescentes se sentem instigados a usar esse espaço como um local de brincadeira e descontração. Isso os leva a sentir cada vez mais vontade de deixar o seu corpo em movimento e praticar atividades físicas que garantam uma maior satisfação no seu dia a dia. 

Melhora a saúde mental

Assim como cuidar da saúde do corpo é fundamental para garantir mais bem-estar no nosso dia a dia, atentar-se à saúde mental também é indispensável para que todos consigam se sentir bem e executar suas atividades diárias da melhor forma possível. É nesse sentido que as quadras poliesportivas são indispensáveis para os alunos.

Por meio dos exercícios praticados nesse espaço, é possível melhorar questões relacionadas à insônia, ansiedade, estresse, depressão, agressividade, entre outros. Essas atividades também diminuem as chances de as crianças apresentarem alguns desses sintomas no futuro. 

Os benefícios para saúde mental são garantidos porque a prática esportiva é responsável por liberar hormônios que trazem sensação de bem-estar para as pessoas, como é o caso da serotonina e da endorfina. Dessa forma, os estudantes também conseguem melhorar o relacionamento com os seus pais e demais membros da família.

Como você pôde perceber, as quadras poliesportivas são um instrumento pedagógico e de convívio social indispensável para os estudantes, além de contribuir para a melhora da saúde física e mental. Mas, para garantir que esses benefícios sejam realmente bem aproveitados pelos estudantes, é preciso contar com uma instituição de ensino que seja capaz de realizar essas atividades com excelência. 

Um ótimo exemplo disso é o Colégio Arnaldo, que tem uma excelente infraestrutura com quadras poliesportivas, laboratórios, auditórios, entre outros espaços que contribuem para o desenvolvimento dos alunos de forma integral. Além disso, a instituição fornece um ensino de qualidade, com uma experiência enriquecedora e humanizada para os estudantes do local. 

Quer descobrir todos os espaços que o Colégio Arnaldo tem para oferecer aos alunos? Entre em contato conosco e veja como ter o melhor ensino pedagógico para o seu filho. Não deixe essa oportunidade passar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.