qual a importância do projeto político pedagógico

Qual a importância do projeto político pedagógico como um diferencial escolar?

Você sabe qual a importância do projeto político pedagógico (PPP) para as escolas? Muitas pessoas não sabem, mas ele vai muito além da dimensão pedagógica, uma vez que engloba também a questão financeira e administrativa da instituição de ensino.

Na verdade, esse instrumento pode expressar a cultura, os valores, as crenças e os significados do modo de pensar e agir de todos que colaboram com a elaboração do documento na escola. Nesse sentido, o PPP deve ser um caminho para que os alunos demonstrem suas habilidades e, assim, gerem mais valor ao ambiente educativo.

Nos tópicos seguintes, descubra qual a importância do projeto político pedagógico como um diferencial escolar. Boa leitura!

O que é projeto político pedagógico?

O PPP é um instrumento coletivo que deve conter todo o planejamento do ano letivo de uma instituição de ensino. Com o documento, as escolas apresentam a metodologia das aulas, as metas e as ações a serem realizadas a cada bimestre ou semestre. Esse processo é amplo e, muitas vezes, tem a participação da comunidade escolar em sua elaboração.

A partir do planejamento, os gestores têm uma melhor orientação e organizam o calendário de aulas. Mas, além do aspecto pedagógico, o PPP funciona como uma ferramenta aos assuntos burocráticos e logísticos da escola. É possível, por exemplo, checar a formação dos educadores, verificar a quantidade de estudantes por turma, quais são os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades, entre outros.

Sendo assim, o projeto político pedagógico é considerado um instrumento fundamental para a gestão de ensino. Contudo, ainda existem desafios em relação ao processo de construção do documento. Por ser um instrumento coletivo, por vezes, a equipe escolar pode ter dificuldade de contar com a participação da comunidade em sua elaboração.

Além disso, executar as normas e diretrizes governamentais, satisfazer as necessidades da comunidade e executar o próprio projeto na íntegra são fatores que podem representar obstáculos, caso as ações não sejam bem planejadas. Os pais e as famílias geralmente avaliam o PPP para verificar a filosofia da instituição, seus valores, sua missão e quais práticas são utilizadas no processo de ensino dos estudantes.

Por ser uma tarefa complexa, é muito importante que a gestão conte com o apoio de educadores e profissionais capacitados e experientes no assunto. Afinal, para atingir um projeto político pedagógico eficiente e que contribua significativamente para a formação de crianças e jovens, é preciso bastante compromisso de todas as pessoas envolvidas na criação do documento.

Qual a importância do projeto político pedagógico para as escolas?

De forma geral, o PPP dispõe de recursos que aperfeiçoam a organização dos inúmeros aspectos do funcionamento das escolas. Ao final de um período letivo, por exemplo, o documento orienta o planejamento pedagógico para os anos subsequentes, considerando também os anos anteriores. Portanto, esse é um momento fundamental de reflexão e avaliação das ações realizadas na instituição de ensino.

Um ano letivo sem uma programação detalhada pode ocasionar riscos à escola, além de inúmeras limitações. Dessa forma, é importante discutir com a comunidade escolar sobre os pontos positivos e negativos do planejamento, de modo que a gestão possa rever as práticas e ter, de fato, uma avaliação real do desempenho educativo.

Além de organizar as aulas e o calendário, o PPP pode ser usado pela gestão de ensino como uma maneira de acompanhar o processo burocrático, financeiro e logístico, entendendo o que deve ser melhorado e aperfeiçoado. Com isso, é possível registrar as metas, o modo de funcionamento da instituição, sua visão, seus objetivos, as metodologias, entre outros pontos relevantes para a comunidade escolar.

O projeto político pedagógico ainda é uma oportunidade para o envolvimento e a participação dos pais nos assuntos escolares. A gestão precisa estar aberta e estudar a viabilidade das sugestões e propostas apresentadas pelas famílias e pelos alunos, estimulando o compromisso social e o desenvolvimento da cidadania.

Para ter um planejamento completo, a instituição de ensino deve conhecer as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a fim de organizar o ano letivo, sempre cumprindo com os conteúdos estabelecidos pelas diretrizes oficiais. Em conjunto aos conteúdos complementares e às atividades extracurriculares, a escola tem mais chances de oferecer um currículo diversificado e de qualidade aos estudantes.

Como elaborar um PPP para a instituição de ensino?

Para iniciar a criação do PPP, a gestão deve estimular os membros responsáveis a compreender e reconhecer os problemas, pensando em possíveis soluções. Dessa forma, é preciso priorizar um bom diálogo e relacionamento, sobretudo com a equipe responsável pela elaboração do projeto.

Além disso, é importante que os funcionários e demais pessoas da comunidade de ensino participem de sua construção e execução. Por ser um instrumento elaborado coletivamente, a instituição também precisa solicitar contribuições dos alunos e de suas famílias. Até porque o projeto político pedagógico documenta muito mais que apenas as metas e os objetivos da escola.

Ele funciona como uma ferramenta orientadora de todas as ações que acontecem no ambiente de ensino. Por isso, ter o máximo de pessoas envolvidas na elaboração da PPP é fundamental para que todos sejam contemplados e possam exercer seu papel de cidadania, conforme definição da BNCC.

Assim, o projeto político pedagógico deve conter as seguintes informações:

  • missão da escola;
  • contexto da instituição de ensino;
  • projeto pedagógico;
  • currículo escolar;
  • formato de avaliação;
  • metodologia;
  • planos de ação;
  • composição do corpo docente e administrativo;
  • composição do conselho de pais e mestres.

Dessa forma, o projeto serve como guia para todas as atividades, sendo adaptável a imprevistos de acordo com as necessidades de cada instituição de ensino. É fundamental que os responsáveis tenham tempo e dedicação para a elaboração do documento, pois ele deve reunir uma grande quantidade de informações e dados.

Agora que você já sabe qual a importância do projeto político pedagógico nas escolas, tenha em mente que, antes de matricular seu filho, é importante verificar como é o PPP da instituição e quem foram seus autores. Essa ação dará mais segurança e garante que o aluno terá acesso a uma educação de qualidade e excelência.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com a equipe do Colégio Arnaldo para conhecer os nossos diferenciais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.