raciocínio lógico infantil

Raciocínio lógico infantil: como os pais podem estimulá-lo?

O raciocínio lógico infantil é um processo de estruturação de pensamento realizado conforme as normas da lógica. Ele permite que as crianças consigam se desenvolver e resolver melhor os seus problemas, além de ajudá-los na reflexão e na tomada de decisões.

Assim, quanto mais os filhos são treinados para essa habilidade, melhor será o seu desempenho no dia a dia de suas atividades, como maiores notas nas provas e melhora no processo de aprendizagem. Essa estratégia também ajuda o pequeno a ser um adulto mais consciente de suas decisões e mais preparado para o mercado de trabalho. 

Quer saber como estimular o raciocínio lógico nas crianças? Então não deixe de conferir todos os tópicos do artigo que preparamos para você. Vamos lá?

Apresente jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro, como xadrez, dama e ludo são uma ótima opção para ativar o raciocínio lógico infantil. Isso porque, para conseguir vencer o jogo, as crianças são instigadas a tomar decisões e antecipar algumas jogadas. Com isso, elas conseguem trabalhar melhor sua memória e concentração.

Lembre-se: por serem jogos mais complexos e que requerem a participação de mais de um jogador, é fundamental que você ensine o seu filho a jogar corretamente. Por isso, não se esqueça de explicar as regras e mostrar a função de cada uma das peças no tabuleiro. 

Para melhorar o desenvolvimento do pequeno, reserve algum momento do seu dia para praticar essa atividade junto com ele. Dessa forma, além de ficar mais próxima do seu filho, também será um ótimo momento para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico infantil. 

Matricule em aulas de robótica

Muitas escolas disponibilizam aulas de robótica para as crianças. Essa é uma ótima opção para estimular o aprendizado infantil, pois é possível ajudar os pequenos a se relacionar melhor e a ter um conhecimento mais amplo sobre os elementos digitais.

Por meio das aulas de robótica, o seu filho conseguirá ficar por dentro de diversas áreas de conhecimento, além de possibilitar a resolução de desafios que estimulam a elaboração de soluções criativas. Por exemplo, para criar um jogo ou aplicativo é preciso pensar em todos os detalhes da ferramenta, como os comandos que serão executados no sistema e as ações que vão acontecer após a interação do usuário com o software. 

Estudar a robótica vai muito além de criar a programação no sistema. Também ajuda o aluno a conseguir estruturar a máquina corretamente. Isso significa que esse estudo possibilita que a pessoa consiga pensar em soluções para os possíveis problemas, o que é fundamental para fazer com que o raciocínio lógico infantil seja ativado. 

Faça brincadeiras com massinha de modelar

Para as crianças menores, a massinha de modelar é ideal para desenvolver novas formas de raciocinar e para melhorar a cognição do cérebro. Assim, de uma forma divertida, os pequenos conseguem ter uma melhor interação do corpo com a mente, auxiliando na coordenação motora, concentração e no raciocínio lógico. 

Use jogos de sequências

Os jogos de sequência lógica são ideais para ativar o raciocínio lógico infantil. Isso pode ser feito por meio de brincadeiras com figuras, que devem ser colocadas em uma determinada ordem que faça sentido. A partir disso, o seu filho conseguirá pensar melhor, ao testar as diferentes possibilidades até conseguir fazer a sequência de forma correta.

Não se esqueça de que existem jogos de sequência apropriados para cada faixa etária. Isso permite que as crianças mais velhas desenvolvam atividades mais complexas, que envolvam operações matemáticas, por exemplo. Assim, será possível melhorar o desenvolvimento infantil. 

Proponha jogos com Lego

Os jogos com Lego permitem que as crianças consigam construir diferentes brinquedos por meio da união de peças. A construção desses blocos de montar ajuda a ampliar a percepção das crianças com as figuras geométricas e com raciocínio abstrato.

Para que a brincadeira funcione corretamente, você deve ensinar o seu filho a combinar diferentes peças da construção do brinquedo. Com isso, ele conseguirá obter uma composição lógica e criativa dos objetos. E, o melhor de tudo, é que os jogos com lego não têm regras predefinidas, assim os pequenos serão estimulados a elaborar diferentes criações. 

Monte um quebra-cabeça com a criança

No jogo de quebra-cabeça os pequenos precisam ter uma atenção redobrada para encontrar as peças certas e formar uma imagem conforme o modelo proposto. Ou seja, é preciso ativar a lógica e a memória para resolver o “problema”. 

Ao tentar superar o desafio junto com o seu filho, ele conseguirá melhorar a aprendizagem e o estímulo visual. Da mesma forma que será possível ativar o raciocínio lógico e fazer com que a criança se sinta mais motivada para desenvolver a atividade de maneira mais rápida. 

Estimule o uso dos jogos eletrônicos

Se usados de forma correta e sem exageros, os jogos eletrônicos também ajudam a melhorar o raciocínio lógico infantil de maneira saudável. Isso porque, ao conseguir desenvolver habilidades cognitivas, essa brincadeira incentiva o pensamento estratégico e crítico.  

Os jogos eletrônicos também são essenciais para ajudar a criança a atingir os seus objetivos e metas mais facilmente. Além de auxiliar na melhora da coordenação motora, memória, concentração etc.

Por isso, não deixe de estimular o seu filho a jogar videogame. Mas, lembre-se de que isso deve ser feito de forma moderada e sem excessos para que a brincadeira não se torne um vício e prejudique a saúde da criançada. O ideal é estabelecer um dia e horário específicos para que elas brinquem com esse jogo. 

A escola tem papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico infantil. Isso porque os professores conseguem elaborar diversas atividades que ajudam os alunos a melhorar a aprendizagem.

Por isso, na hora de escolher uma instituição de ensino, é importante levar em consideração os pontos que elaboramos ao longo do artigo. Assim, conseguirá ajudar o seu filho a melhorar a sua capacidade cognitiva e a sua aptidão para desenvolver atividades que o ajudem a ser um adulto mais consciente e preparado para enfrentar os desafios da vida.

Gostou das informações que elaboramos ao longo do artigo sobre como estimular o raciocínio lógico infantil? Então deixe o seu comentário abaixo. Queremos saber sua opinião sobre o tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.