A era digital traz muitos benefícios para o nosso cotidiano. Nesse sentido, usar a realidade virtual na educação pode ser uma excelente maneira de melhorar as aulas, além de tornar a experiência escolar mais dinâmica e motivadora para os alunos. Existem diferentes formas de explorar o recurso, como os óculos 3D, a lousa interativa, os tablets, os objetos virtuais, entre outras.

Assim, contar com a realidade virtual pode transformar a sala de aula, pois isso proporciona uma imersão nos temas discutidos, torna os estudos mais atraentes, favorece o aprendizado e facilita o trabalho do professor. Dessa forma, os recursos ajudam a aproveitar melhor o tempo das aulas e estimulam a interação dos estudantes.

Neste post mostraremos a você algumas maneiras de se usar a realidade virtual nas escolas e quais são os seus benefícios. Continue a leitura para saber mais!

1. Games

Os games podem ser usados na educação de várias formas, com muitas vantagens. A metodologia se chama gamificação, e nela os alunos podem ser convidados a criar jogos educativos que serão usados por toda a turma. Isso pode ser feito por meio do ensino de programação, que é uma excelente maneira de aproximá-los da tecnologia.

Da mesma forma, a instituição pode usar o recurso para ensinar algum conteúdo e, com isso, melhorar muito o aprendizado e a motivação dos estudantes. Essa pode ser uma estratégia eficiente para ajudar aqueles que tenham dificuldade em alguma matéria específica ou que não consigam ter boa concentração.

2. Visitas a campo

Uma das grandes vantagens que podem ser oferecidas pela realidade virtual são as visitas a campo. Com isso, é possível ir a qualquer lugar do planeta por meio de recursos tecnológicos, como as imagens 3D ou aplicativos como o Google Expeditions. Assim, os alunos conseguem ter uma experiência completa no aprendizado, visualizando os temas que são estudados.

Nesse sentido, a realidade virtual na educação possibilita não somente conhecer lugares passíveis de visitação, mas também aqueles que são humanamente inacessíveis. É o caso do fundo do mar, por exemplo. Com isso, os alunos podem visitar outros tempos históricos, conhecer diferentes territórios e, assim, aprender muito mais.

3. Aprendizagem a distância

A educação a distância é muito beneficiada pelos avanços da tecnologia. A partir dela é possível construir plataformas de ensino cada vez mais modernas, interativas e eficazes. Assim, o estudante tem maior autonomia em seu aprendizado, sem perder a oportunidade de se comunicar com o tutor e com os colegas.

A realidade virtual permite simular as aulas presenciais e estimular o entusiasmo dos jovens e crianças ainda que não estejam na escola. Mesmo as instituições de ensino presencial podem usar a ferramenta para complementar as aulas, em atividades extras, deveres de casa ou trabalhos.

Isso pode favorecer o aprofundamento dos temas e manter os alunos envolvidos. Algumas escolas, por exemplo, oferecem parte das suas aulas na modalidade EAD. Contudo, é fundamental que a instituição conte com uma boa metodologia para usar bem essas ferramentas e explore todo o seu potencial.

4. Experiências científicas

Imagine como seria ter um laboratório completo para aprender sobre os experimentos científicos. Por meio da realidade virtual é possível conhecer em detalhes sobre muitos estudos complexos, que só poderiam ser realizados em um laboratório cheio de acessórios e materiais. Uma aula de anatomia, por exemplo, pode ser muito enriquecida com as imagens detalhadas das partes do corpo humano.

As simulações ou as imagens 3D que podem ser usadas para as aulas melhoram muito a experiência dos estudantes. Isso porque eles conseguem aprender por meio da prática, o que enriquece significativamente o seu desenvolvimento. Os professores também são beneficiados, já que a tecnologia torna o seu trabalho de explicação e de demonstração muito mais simples.

5. Educação especial

Tornar a escola mais acessível e acolhedora para todas as pessoas é muito importante, e a tecnologia pode contribuir muito para esse objetivo. Nesse sentido, a realidade virtual é uma ótima ferramenta para proporcionar uma experiência mais completa aos discentes que tenham alguma necessidade especial, já que ela estimula a imaginação e permite ter sensações de maneira muito intensa.

O uso dos recursos para melhorar a autonomia dos estudantes e viabilizar a integração do grupo é muito benéfico para o ensino. Isso ajuda os alunos a fortalecer o senso de colaboração e o companheirismo, o que melhora a empatia na escola. Dessa maneira, a turma pode construir o conhecimento com a participação de todos. Vale reforçar a importância de ter uma boa metodologia na escola, para que os recursos sejam bem aproveitados.

6. Treinamentos de habilidades

A sociedade atual e o mercado de trabalho exigem muitas capacidades que antes não eram cobradas. A partir das possibilidades práticas que a tecnologia traz, os alunos podem experimentar as mais diversas situações e aprendizados, sem riscos, e buscar o desenvolvimento. Assim, essa é uma maneira muito eficiente de aprimorar as habilidades fundamentais.

Com isso, também conseguem solucionar problemas, se tornam mais protagonistas no processo de aprendizagem e adquirem maior autonomia no uso das tecnologias. Nesse contexto, é preciso considerar que dominar as ferramentas modernas é essencial tanto para a vida escolar quanto para o futuro profissional dos jovens.

Da mesma forma, o uso da realidade virtual também é muito bom para a família, já que as visitas à escola ficam enriquecidas. Entretanto, é fundamental que a instituição de ensino tenha um programa eficiente, para que possa aproveitar bem as vantagens dos recursos de ponta.

Como vimos, a realidade virtual na educação é uma tendência muito moderna, que traz grandes vantagens para o ensino. Ela melhora as aulas e ajuda a desenvolver habilidades fundamentais para os jovens. Assim, na hora de escolher a melhor escola para os seus filhos, é importante buscar uma instituição que faça bom uso dos recursos tecnológicos em sua metodologia, como o Colégio Arnaldo. Contamos sala de inovação, aulas de robótica e programação, ensino bilíngue e muito mais.

Conheça mais sobre a proposta pedagógica, os diferenciais para o ensino e os nossos valores no site do Colégio Arnaldo. Esperamos a sua visita!

Powered by Rock Convert