A escola é a primeira experiência social das crianças. A partir dessa vivência se aprende muito sobre compromissos, responsabilidade, organização e coletividade. Por isso, a rotina escolar é muito importante para o desenvolvimento dos jovens.

Para garantir que isso aconteça de forma saudável e completa, é preciso que a escola e a família estejam comprometidas com uma educação de qualidade. Assim, é fundamental que os pais acompanhem a vida escolar dos filhos.

Continue a leitura e entenda o que é a rotina escolar e como os pais podem participar mais dela!

O que é a rotina escolar?

Apesar de o dinamismo ser uma busca da educação moderna, é importante que o ensino conte com regras e, assim, uma rotina. Para isso, cada instituição tem um cronograma de atividades que deve ser seguido com regularidade. Da mesma forma, os professores têm o seu programa pessoal de organização das aulas.

Esses elementos fazem parte da rotina escolar. Assim, ela considera momentos importantes, como a hora da chegada, a pausa para o lanche, a distribuição das atividades e das matérias e a hora da saída. Concomitantemente, são programados os conteúdos que serão explorados para favorecer o aprendizado.

Um bom planejamento é fundamental, pois isso permite aproveitar melhor o tempo que os alunos ficam na escola sem que eles sejam sobrecarregados. Nesse sentido, a rotina deve ser equilibrada, para que as atividades fiquem bem distribuídas.

Por que os pais devem acompanhar a rotina escolar?

Como foi dito, o período escolar é muito importante para a construção de valores essenciais, que vão além do aprendizado intelectual. Por isso, a presença dos pais é fundamental.

Dessa maneira, os jovens sentem maior autoconfiança, desenvolvem mais interesse pelos conteúdos escolares e melhoram o seu desempenho nas matérias. Além disso, quando os pais são presentes na vida escolar dos filhos, podem perceber como é o ensino e se a escola está alinhada com as expectativas da família.

Em contrapartida, a instituição de ensino também precisa oferecer um bom canal de comunicação e estar aberta à presença dos responsáveis pelos seus alunos. Deve, portanto, ter clareza sobre as suas metodologias de ensino e ser receptiva à família.

Como os pais devem acompanhar a rotina escolar dos filhos?

A participação na vida escolar dos filhos é uma tarefa constante e deve ser encarada como um momento de parceria e intimidade para toda a família. Veja algumas dicas de como isso pode ser feito:

Ensinar o cumprimento das responsabilidades

Ao frequentar a escola, seu filho terá experiências significativas em relação às responsabilidades. Ele precisará aprender a atender aos prazos, chegar na hora certa, cumprir os deveres, se portar de maneira adequada, etc.

O ideal é que a família converse sobre esses temas, especialmente quando o jovem se negar a fazer alguma das atividades. É preciso mostrar a importância de cumprir as responsabilidades, além dos benefícios que ele terá ao realizar aquela tarefa.

Para que a escola se torne um lugar estimulante, é preciso que a família mostre como aquilo é bom e interessante. Assim, os filhos também serão motivados a encarar a rotina escolar como algo significativo, o que é importante para o seu senso de responsabilidade.

Estimular a autonomia

A escola e a família têm o dever de propiciar a autonomia das crianças e dos adolescentes. Assim, é recomendado que os pais participem dos deveres de casa dos filhos, mas que não façam tudo por eles.

É importante criar um bom ambiente de estudos para os pequenos, estimular a leitura e despertar o interesse pelo conhecimento. Mas eles precisam aprender a construir a própria autonomia também.

Uma boa forma de fazer isso é se colocar à disposição para ajudar com alguma dúvida nas tarefas, trocar ideias, estudar junto, mas sem dar as respostas. Quando as dificuldades surgirem, ajude seu filho a encontrar a solução.

Estreitar a relação com os filhos

A participação na rotina escolar dos filhos é uma ótima maneira de melhorar as relações familiares. Isso gera cumplicidade e mostra que todos estão juntos pelos mesmos objetivos.

Os momentos de estudos e de incentivos devem ser baseados no afeto e na compreensão, não em cobranças e conflitos. Por isso, é preciso evitar brigas e priorizar o diálogo como forma de solucionar as dificuldades.

Perguntar sobre o que foi aprendido na escola

É muito interessante mostrar abertura para saber sobre a escola. As crianças gostam de falar sobre o que aprenderam e isso ajuda na fixação dos conteúdos. Dessa forma, perguntar o que foi visto nas aulas e como foi o dia é uma ótima maneira de ficar mais presente.

Contudo, ao fazer isso mostre real interesse pelo que seu filho fala. Tente compreender as dificuldades que ele narrar e se encante pelas descobertas compartilhadas. Não dar a devida atenção para essas conversas pode diminuir o engajamento escolar dos jovens ou criar barreiras para diálogos assim.

Além disso, ouvir sobre a rotina na escola é muito benéfico para que os pais percebam as dificuldades de adaptação dos filhos, a relação com os colegas e os interesses dos jovens. Pode, inclusive, ser uma maneira de protegê-lo de problemas como o bullying.

Conhecer os eventos escolares

Além das conversas com as crianças e adolescentes sobre a rotina escolar, os pais também precisam ser participativos nos eventos da instituição. Isso inclui as reuniões, comemorações, palestras e outras atividades propostas que sejam abertas à família. Estar presente é a melhor forma de manter uma boa relação com a escola e também de mostrar ao seu filho que aquele cotidiano é importante.

Como você pôde perceber, existem muitas maneiras de participar da rotina escolar dos filhos. Nem sempre é possível estar presente em todas as atividades, mas é preciso se esforçar e mostrar interesse pelo cotidiano estudantil. Isso é importante para a construção da base pessoal e intelectual dos jovens.

O nosso blog sempre traz informações importantes sobre a educação, a relação entre pais e filhos e o bem-estar dos jovens. Para acompanhar todos os posts pelo seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert