Em tempo de quarentena, cabe à família conciliar o home office e, ao mesmo tempo, acompanhar a adaptação do filho ao estudo remoto em casa.

É tempo de aprendizagem para todos os envolvidos direta e/ou indiretamente, sendo que a primeira ação da família é acessar e explorar a plataforma, conhecer o ambiente virtual de aprendizagem.

   Para facilitar, seguem algumas orientações para garantir um estudo eficiente:

  1. Horário: determine um horário de estudo a ser seguido e auxilie seu (sua) filho (a) no cumprimento;
  2. É importante criar um quadro de rotina com as atividades livres e as escolares, fixar em um lugar visível para sempre, que for necessário, realizar a consulta.
  3. O ambiente para o estudo e acompanhamento das aulas remotas deve ser: organizado, sem ruídos (TV, rádio, celulares, etc.), ventilado, com boa iluminação e com os materiais necessários próximos;
  4. Apoio durante a realização das atividades escolares: oriente sem dar as respostas, ou seja, incentive a pensar, ler, reler, pesquisar, revisar, sublinhar os comandos dos enunciados das questões. Estimule seu (sua) filho (a) a perguntar as dúvidas à professora por meio do chat e/ou participando das aulas ao vivo.
  5. Revisões diárias dos conteúdos e atividades realizadas, anotação das dúvidas para esclarecer com a professora na aula seguinte.
  6. Pausas: quando perceber um cansaço em seu (sua) filho (a), planeje uma pausa de dez minutos, pois pequenos intervalos auxiliam na concentração.
  7. Incentivo à leitura: para se tornar um hábito, é necessário acontecer diariamente. Escolha um momento dentro da rotina para acontecer leitura individual, em voz alta, compartilhada de livros, revistinhas ou outros gêneros.
  8. Elogiar o cumprimento das tarefas reforça a sua autoconfiança, além de ser um estímulo para outras conquistas.

Texto da Profa Maria José de Almeida Monteiro, Orientadora Educacional do Ens. Fundamental anos inicias do Colégio Arnaldo.

Powered by Rock Convert