tarefas domésticas

 Como envolver os filhos nas tarefas domésticas? Venha descobrir!

Envolver os filhos nas tarefas domésticas é uma excelente oportunidade para desenvolver o aprendizado de valores e habilidades. Isso porque tudo o que é aprendido na infância e incentivado desde cedo se incorpora ao modo de ser na vida adulta, permitindo que a criança tenha uma formação mais completa e relevante.

Com isso, os pequenos terão mais chances de criar responsabilidade na organização do lar, tendo uma participação mais ativa e colaborativa. Por isso, é fundamental que os pais solicitem a ajuda em casa, principalmente em atividades que sejam simples de serem executadas e que não ofereçam riscos. 

Continue acompanhando e confira algumas dicas para saber como envolver os seus filhos nas tarefas domésticas da melhor forma. Confira a seguir!

Afinal, qual a importância da participação dos filhos nas tarefas domésticas?

Solicitar a participação dos filhos nos afazeres de casa é uma forma eficiente de ajudar na educação e no desenvolvimento de uma série de capacidades e habilidades. Isso porque quando a criança é incentivada desde cedo a se envolver nas atividades cotidianas do lar, ela acaba criando maior senso de organização, entendendo que o espaço em que ela habita também é de sua responsabilidade.

É bastante comum que as mães e os pais, no geral, subestimem a capacidade dos pequenos, pensando que não conseguem fazer as coisas sozinhos. No entanto, quando estimulados desde os anos iniciais, as crianças aprendem a se relacionar melhor com o mundo a sua volta, facilitando o enfrentamento das situações com autonomia.

O mais indicado é que os pais dialoguem constantemente com os pequenos, explicando como o envolvimento dentro de casa é positivo para a sua educação e aperfeiçoamento. A princípio, você ensina como realizar a arrumação do quarto, da cama e dos brinquedos de forma que fiquem sempre organizados e limpos. Assim, o seu filho conseguirá criar uma rotina e terá maior consciência da sua participação e responsabilidade nos afazeres domésticos.

Como envolver os filhos nas atividades domésticas?

Manter a casa sempre arrumada requer bastante envolvimento e trabalho em grupo de todos que habitam o lar. E para incentivar as crianças a contribuírem nesse sentido, os pais devem ter paciência e entender que o processo de aprendizado demanda esforço e dedicação.

Inclusive, esse é um conhecimento que, quando estimulado desde a infância, ajuda a preparar o seu filho a passar por uma série de situações e desafios da vida adulta. O indicado, portanto, é começar dando o exemplo em casa, pedindo que a criança cuide do seu espaço e de seus objetos.

A seguir, veja algumas dicas para saber como envolver os pequenos nas atividades domésticas da melhor forma.

Mostre que a organização da casa é responsabilidade de todos

O primeiro passo é mostrar que a organização da residência é de responsabilidade de todos, e não apenas dos adultos. Portanto, você deve deixar bem claro que cada morador também deve ajudar na limpeza e na organização do espaço, tanto para manter a arrumação quanto para fortalecer a convivência entre as pessoas que moram juntas.

Deixe que o filho escolha a tarefa

Para iniciar e dar maior segurança para o seu filho, deixe que ele mesmo escolha a tarefa doméstica que deseja fazer. Além de exercitar a tomada de decisão, ele terá maior comprometimento para cumprir com o que prometeu. Caso a atividade não seja adequada para a criança, apresente outras opções e deixe que ela tenha autonomia para fazer a escolha.

Defina as regras de arrumação

Também é muito importante conversar sobre as regras de arrumação e tudo o que diz respeito à responsabilidade de cada um nos afazeres em casa. Procure deixar bastante claro o que deve ser feito, com que frequência e fale sobre como as tarefas são feitas de maneira mais eficiente. Contando com as devidas orientações, fica mais simples ter uma contribuição espontânea do pequeno, uma vez que ele saberá com antecedência o que precisa ser realizado.

Crie uma rotina

A rotina também é fundamental para ajudar a desenvolver um maior senso de organização e compromisso com as tarefas. Portanto, além do tempo dedicado para as brincadeiras e os estudos, é importante que os pais incluam momentos de participação da criança nos afazeres. Isso será valioso para as experiências futuras do seu filho, que terá maior consciência em relação aos seus compromissos.

Proponha tarefas de acordo com a idade

É imprescindível que todas as atividades propostas sejam adequadas para a idade do pequeno. Isso evitará riscos de acidentes e impedirá que a criança se esforce mais do que a sua capacidade física permite. Portanto, de início você incentiva a arrumação do quarto, da cama, a organização dos móveis, dos brinquedos e dos materiais de estudo e, com o tempo, ir propondo a participação em outros cômodos da casa, sempre respeitando o desenvolvimento e o ritmo do seu filho.

Elogie o bom trabalho realizado

Quando a criança conclui algo que se propôs e ainda é elogiada pelo trabalho realizado, ela se sente muito mais motivada a dar o melhor de si. Assim, busque sempre reconhecer os feitos, independentemente do nível de dificuldade. O que se espera é que a criança continue participando e tenha maior incentivo para continuar se comprometendo com as tarefas domésticas.

Considere as aulas na cozinha experimental

A experiência da cozinha é muito interessante, pois desperta desde muito cedo uma série de habilidades. O ideal é que, a cada receita, você convide o seu filho para contribuir no preparo dos alimentos para toda a família. Essa será uma ótima oportunidade para ensinar a importância da organização e da limpeza do cômodo como um todo.

É muito importante que os pais se controlem e não realizem as tarefas domésticas dos filhos no lugar deles. Por outro lado, é preciso ter em mente que as atividades fazem parte do processo de aprendizagem da criança, e que oferecer um ambiente onde ele possa ter segurança para aprender é fundamental para o seu desenvolvimento.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e curta a página do Colégio Arnaldo no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.