tecnologia na educação

Tecnologia na educação: por que escolher um colégio pensando nisso?

A tecnologia na educação surge para renovar métodos de ensino tradicionais e às vezes ultrapassados, além de tornar o ambiente escolar um espaço atrativo para o aluno contemporâneo. Quando a educação se mantém contextualizada com o cotidiano dos alunos, a tendência é ter resultados cada vez melhores.

O melhor de tudo é que a tecnologia na educação tem vantagens não só para o desempenho dos estudantes (o que já é incrível), mas também contribui para as atividades dos professores e para a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Nesse sentido, a tecnologia tem avançado muito e trazido inúmeros benefícios.

Se você quiser saber como escolher um bom colégio para seus filhos considerando o uso da tecnologia, continua a leitura deste post.

Qual é a importância da tecnologia na educação?

Os alunos que entram no ensino infantil hoje em dia já nasceram em um mundo conectado, em que a internet, os aplicativos e as redes sociais se tornaram uma extensão da nossa realidade material.

É um contexto desafiador para as escolas e para os profissionais da educação, uma vez que isso reforça a necessidade de atualizar métodos de ensino e melhorar a comunicação entre a comunidade por meio da tecnologia.

No contexto da educação moderna, as instituições de ensino ganham o auxílio de diversas ferramentas. São inovações capazes de garantir que as aulas se tornem mais dinâmicas e participativas, além de automatizarem uma série de tarefas burocráticas da administração e permitirem que os pais se insiram na vida escolar dos filhos com mais facilidade.

A tecnologia na educação sempre será um tema a ser discutido! As ferramentas de comunicação digital estão em constante atualização, o que dá aos profissionais a tarefa de pensar em como elas podem contribuir para o ensino e o aprendizado.

Para as famílias que estão atrás de uma boa educação para as crianças e os jovens, cabe a tarefa de verificar como as instituições estão adaptadas a esse novo contexto. É um cuidado que, aos poucos, vem deixando de ser um diferencial para se tornar uma necessidade, um critério fundamental para escolher o melhor colégio.

Por que escolher um colégio pensando nisso?

A tecnologia na educação agrega valor para professores/gestores, alunos e famílias. Veja, na prática, por que vale a pena considerar esse aspecto na hora de escolher um bom colégio.

Melhor desempenho escolar

As aulas no modelo tradicional de ensino podem ficar facilmente cansativas para os alunos, principalmente depois que o mundo digital mostrou que eles podem acessar uma informação de qualquer lugar. Com as novas possibilidades de ensino, o professor tem a chance de usar ferramentas que tornem as aulas mais dinâmicas e capazes de prender a atenção dos estudantes.

Atividades que tornem o ambiente escolar mais instigante são a chave para melhorar o desempenho escolar dos alunos. Por essa razão, a tecnologia não é um aspecto secundário de uma escola. Por meio dela, fica mais fácil criar formas de avaliação mais dinâmicas, ajudar um aluno a superar dificuldades com determinada matéria e diminuir a taxa de reprovação escolar.

Protagonismo do aluno

Uma das principais tendências na educação é apostar no protagonismo dos alunos. Isso porque vivemos em um mundo que exige cada vez mais cidadãos autônomos e responsáveis pelas próprias atitudes. Além disso, o mundo digital demonstra que o aluno pode fazer pesquisas com rapidez e tomar as rédeas do seu processo de aprendizado.

Com as novas ferramentas de ensino e aprendizado, o professor e a coordenação de um colégio conseguem avaliar melhor o desempenho particular de cada estudante. Dessa forma, os professores podem desenvolver uma abordagem mais próximas das crianças e dos jovens, entender suas dificuldades e apontar soluções com mais certeza.

Contextualização com a realidade

Um bom professor é aquele que consegue trazer as matérias para perto dos alunos. Isso acontece quando há o esforço de contextualizar as fórmulas, os conceitos e as aplicações com a realidade que está ao redor da sala de aula. Com a internet e as ferramentas digitais, esse desafio está cada vez mais fácil.

O aluno passa a colocar em prática o que aprende em sala de aula e continua a pesquisar os assuntos na internet, além de estender o aprendizado para fora dos muros da escola. O professor, nesse contexto, ganha o papel de guia, capaz de avaliar as fontes das informações para garantir a segurança digital e direcionar os rumos do aprendizado.

Como escolher um colégio considerando o uso da tecnologia?

Agora que você já sabe a importância da tecnologia da educação e por que considerar esse aspecto na hora de escolher um colégio para seus filhos, esclarecemos alguns detalhes para você tomar uma decisão consciente.

Veja se há o incentivo à interação com as tecnologias

Se esse não for um assunto de destaque para a escola, você pode conversar com alguém de lá para tirar dúvidas. É bem provável que os coordenadores e professores sejam os mais capazes para falar sobre como o colégio incentiva a interação dos alunos com ferramentas tecnológicas, pois eles estão diretamente envolvidos com os métodos pedagógicos.

O incentivo à interação com as tecnologias pode acontecer, por exemplo, com o uso de games para passar lições de casa e trabalhos em grupo que envolvem ferramentas digitais.

Verifique ferramentas para otimizar a comunicação com o colégio

Vimos que a infraestrutura de um colégio também deve envolver as ferramentas usadas para manter a comunicação com as famílias. Nesse sentido, verifique se o colégio vai além do convencional e oferece portais para alunos e pais, além de fazer bom uso de sites e comunicação via redes sociais.

Fica claro que a tecnologia na educação não é um tema que diz respeito apenas aos professores e demais profissionais da área, mas também às famílias. Como vimos neste post, o uso de ferramentas sofisticadas apresenta impactos positivos na sala de aula, nas tarefas administrativas do colégio e na comunicação com os pais.

Ainda não conhece o Colégio Arnaldo? Referência em Belo Horizonte, temos um portal em que pais e alunos podem acompanhar as notas e a situação financeira, além de um aplicativo para facilitar a comunicação com o colégio. Se quiser saber mais detalhes, acesse nosso site e entre em contato.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.