teste vocacional

O que é teste vocacional e por que ele é importante?

Com milhares de opções, como escolher a carreira certa? Para quem está saindo do ensino médio e não tem uma ideia clara sobre o que fazer, o desafio parece quase impossível. Felizmente, não é. Fazer um teste vocacional é o que pode aumentar as chances de tomar uma boa decisão nesse momento tão importante.

O motivo é simples: o teste vocacional ajuda uma pessoa na etapa mais difícil para escolher a carreira, que é aprender sobre si. A tarefa de reconhecer os próprios interesses, valores, aptidões e habilidades é o primeiro filtro para separar as carreiras que mais combinam com uma pessoa daquelas que são totalmente inapropriadas.

Legal, não é? No decorrer deste post, explicamos mais detalhes sobre como funciona o teste vocacional, quando é o melhor momento de fazer um e os benefícios de fazê-lo. Vamos lá?

Afinal, o que é o teste vocacional?

O teste vocacional serva para indicar a “vocação” de alguém de acordo com as suas características pessoais. Ele funciona como uma espécie de questionário sobre os interesses e as aptidões de quem participa. Nele, você encontra perguntas como:

  • em trabalhos em grupo, você é aquele(a) que…
  • os seus amigos descreveriam você como uma pessoa..
  • o emprego ideal para você é aquele que…

As respostas costumam ser de múltipla escolha. De acordo com as suas escolhas, o resultado aponta as indicações e tendências da pessoa para uma carreira profissional.

Embora o teste vocacional seja eficaz ao indicar os caminhos, é importante saber que a escolha final é da pessoa. Muitos estudantes esperam que o resultado seja uma resposta definitiva sobre qual curso superior escolher ou qual profissão seguir para a vida. Porém, não é tão simples assim.

Uma carreira brilhante depende de muitos fatores, como o esforço do estudante durante a sua formação de curso superior e as ofertas de emprego na área escolhida. O teste vocacional é um dos direcionamentos para ter maior clareza e tomar uma decisão com confiança.

Quando é o melhor momento de fazer um?

A indecisão e preocupação com o futuro são inerentes a todos os períodos da vida, mas é na adolescência que esses sentimentos costumam ficar ainda mais acentuados. Por essa razão, fazer o teste vocacional durante o ensino fundamental, ensino médio ou logo depois de cumprir os anos escolares pode ser de grande ajuda.

Por ser um momento de transição da infância para a vida adulta, o adolescente passa por mudanças físicas, cognitivas e afetivas. Nesse momento, exigir muito de si pode causar mais angústia do que ajudar. Se você é adolescente ou convive com um, saiba que ficar meio “perdido” é algo normal, então se tranquilize.

Para quem está buscando a futura profissão, é necessário entender que esse processo não acontece da noite para o dia. O importante é buscar informação e adquirir maturidade para se conhecer e tomar uma decisão naturalmente. Para os pais ou responsáveis, o apoio ao filho adolescente nesse momento é fundamental.

Escolher uma profissão é um processo contínuo, que pode levar anos e está sob a influência de várias motivações, que aparecem já durante a infância. Mesmo que não seja algo muito evidente, situações, pessoas e experiências de vida constroem as aptidões e preferências de cada um na busca por uma profissão.

O teste vocacional pode ajudar uma pessoa a despertar para as próprias aptidões, indicando quais são as carreiras que mais têm a ver com sua personalidade.

Por fim, vale ressaltar que essa ferramenta também é recomendada para quem já está no mercado de trabalho ou está passando por momentos de transformação na carreira profissional. O teste pode ser útil no desafio de fazer escolhas com maior responsabilidade e resgatar um olhar para o futuro.

Quais são os benefícios do teste vocacional?

Se você chegou até aqui, já sabe como funciona um teste vocacional e o melhor momento de fazer um, certo? Agora, reunimos os benefícios desse instrumento para o futuro de um profissional de sucesso.

Autoconhecimento

O teste vocacional pode ajudar os jovens a diminuir a influência de familiares ou amigos sobre seu próprio futuro. Isso não significa que a opinião deles não seja importante. Na verdade, é fundamental escutar o que eles têm a dizer, pois outras opiniões ajudam a construir uma decisão final consciente e bem pensada.

Porém, nem sempre é isso que acontece. A pressão de amigos e familiares acaba se sobressaindo sobre a opinião de quem vai tomar a decisão final, o que pode causar ainda mais angústia e indecisão.

Uma maneira de evitar que isso aconteça é conhecendo os próprios interesses e habilidades por meio de um teste vocacional. Assim, vai ficar mais fácil avaliar se a opinião de familiares e amigos estão compatíveis com o que você realmente deseja para o futuro.

Compreensão das expectativas profissionais

Você acabou de terminar o Ensino Médio, ou está nos anos finais da escola, e já precisa tomar uma decisão tão importante como qual profissão seguir. A pressão desse momento pode ser amenizada com a ajuda da família e de instrumentos de orientação profissional, como o teste vocacional.

É uma maneira interessante de manter a calma e construir expectativas mais realistas sobre o que fazer no futuro.

Capacidade de reflexão

A correria do dia a dia acaba tornando os momentos de reflexão cada vez mais escassos, quando, na verdade, pensar sobre quem somos e onde queremos chegar é algo que deve fazer parte da nossa rotina. O teste vocacional ajuda quem não reflete muito sobre seus desejos e precisa tirar seus sonhos do papel.

Chegamos ao final do post e esperamos que tenha gostado de conhecer os benefícios do teste vocacional. Ele não é o único caminho para escolher uma carreira, mas pode ser um excelente ponto de partida para quem precisa de ajuda ou ainda não pensou muito sobre o assunto.

Então, não perca tempo e faça agora o teste vocacional do Colégio Arnaldo para descobrir o seu maior talento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.