Para convivermos bem em sociedade, é imprescindível aprender noções de colaboração e de respeito ao próximo. Nesse sentido, uma habilidade socioemocional importante para o desenvolvimento infantil é o trabalho em grupo.

Dessa maneira, além das atividades em equipe desenvolvidas na escola ou na prática esportiva, é recomendado que a família também busque maneiras de incentivar essa competência nas crianças dentro de casa.

Para ajudar você a estimular o trabalho em grupo no seu filho, apresentamos algumas dicas neste post. Continue a leitura e entenda também a importância de desenvolver essa habilidade na infância!

Por que o trabalho em grupo é importante para o desenvolvimento infantil?

Descubra a seguir alguns dos benefícios de trabalhar essa competência na infância.

Desenvolve a tolerância

Quando a criança aprende a necessidade da cooperação para viver bem em sociedade, aprende também a ficar mais tolerante, respeitando as diferenças e pontos de vista contrários ao dela. Isso é essencial principalmente para prevenir os casos de bullying, que são recorrentes no ambiente escolar.

Ensina a ter respeito

Com o trabalho em grupo, os pequenos descobrem que é importante ter respeito pelo próximo e também empatia, ou seja, a habilidade de se colocar no lugar do outro e entender suas dificuldades. Desse modo, se tornam mais solícitos para ajudar um colega que não entendeu o que precisa ser feito na lição, por exemplo.

Melhora as relações sociais

Ao trabalhar junto aos outros, as crianças entendem como é bom socializar, o que trará ganhos para as relações sociais, seja na escola, seja na família. Para muitas crianças, participar de trabalho em equipe pode ser importante também para lidar melhor com a timidez.

Estimula a comunicação

Para fazer atividades em grupo, a criança aprende as melhores maneiras de transmitir suas ideias, explicando o que pensa de um jeito mais claro. É também uma oportunidade de entender como é necessário ouvir o outro para que o trabalho tenha um bom resultado.

Favorece a resolução de conflitos

Por último, ter noções de colaboração, tolerância e respeito ao próximo facilitará também que ela aprenda a resolver conflitos com outros colegas sem a necessidade de um professor ou familiar intervir na situação.

Como estimular o trabalho em grupo nas crianças em casa?

Viu só como essa habilidade emocional traz ganhos não só para o desenvolvimento infantil, mas também para a vida adulta? Então, como os pais podem a estimular em casa? Confira abaixo algumas sugestões fáceis de serem colocadas em prática.

Incentive a criança a ajudar na rotina da casa

A primeira dica é pedir para a criança participar de pequenas tarefas da casa, como:

  • levar o prato até a pia após as refeições;
  • recolher os brinquedos espalhados pelo quarto depois de brincar;
  • arrumar a cama;
  • ajudar a trazer as sacolas de supermercado para dentro de casa;
  • cuidar do bichinho de estimação, dando a ração e trocando a água;
  • guardar as toalhas que foram lavadas.

O importante é sempre considerar as atividades de acordo com a faixa etária do seu filho e mostrar para ele como sua ajuda é necessária para manter o ambiente organizado e limpo. Ao participar da rotina de casa, além de estimular a colaboração, você também desenvolve a autonomia da criança.

Ensine-a a separar materiais reciclados

Aprender sobre o trabalho em grupo é uma forma de pensar na coletividade. Sendo assim, estimule a criança a separar os materiais que podem ser reciclados, como embalagens de alimentos e de itens de higiene pessoal.

Explique como essa ação é necessária para cuidar do meio ambiente, o que vai desenvolver a consciência social na criança. Destaque ainda que, para que essa ação tenha sucesso, é necessário que toda a população também separe os itens que possam ser reciclados.

Separe itens para doação com seu filho

Falando em coletividade, incentive seu filho a participar de ações de solidariedade. Vocês podem doar roupas e brinquedos que ele não usa mais e que também estejam em bom estado. Explique o destino desses itens, como pode ajudar outras famílias e como é importante ter essa consciência de ajudar o próximo.

Brinque de jogos com equipes

É possível também se valer da brincadeira para incentivar essa habilidade socioemocional nas crianças. Como? Por meio de jogos em que a disputa ocorra em equipes. Para isso, é preciso chamar mais gente, como primos, amigos da escola ou vizinhos.

Você pode, por exemplo, propor uma caça ao tesouro e dividir a garotada em dois times. Desse modo, eles precisam trocar ideias e bolar estratégias em grupo para achar o objeto escondido na casa e vencer a brincadeira e, assim, perceberão que, ao unir esforços, o time fica mais fortalecido.

Outras ideias para estimular as noções de trabalho em equipe são:

  • partida de futebol;
  • brincadeira com mímica;
  • jogos de quebra-cabeça, especialmente se não conseguirem reunir mais crianças.

Cozinhe com a criança

A brincadeira também pode ir para a cozinha. Isso mesmo! Que tal incentivar o trabalho em grupo preparando um prato com ele? Cada um fica com uma função e ele descobre que fazer uma atividade em equipe pode ser prazeroso. Vocês podem, por exemplo, fazer um bolo: a criança separa os ingredientes e ajuda a bater a massa.

Proponha atividade de arte colaborativa

Outra opção bem interessante para que as crianças entendam como a colaboração é importante para se obter um bom resultado é realizar a arte colaborativa.

Como fazer isso? É muito simples: pegue uma cartolina ou pedaço grande de papelão, lápis, giz de cera, canetinhas e tinta de cores variadas e faça um trabalho artístico com seu filho. Cada um ocupa um espaço dessa tela improvisada e usa toda a imaginação e criatividade.

Quando pensamos no desenvolvimento sadio das crianças, é necessário que os pais estimulem as competências socioemocionais, como o trabalho em grupo. Dessa forma, elas aprendem a se socializar melhor, pensando não apenas em si, mas também no próximo e na coletividade. Entendem, de uma forma natural, seu papel de cidadão na sociedade.

Já que estamos falando em como algumas habilidades podem melhorar as relações sociais, confira também como manter um bom relacionamento entre pais e filhos!

Powered by Rock Convert